Autor Tópico: Missão "quase" impossivel  (Lida 3214 vezes)

Offline clarcksp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Missão "quase" impossivel
« Online: 24 de Abril de 2007, 12:22 »
Olá Galera,
Seguinte, eu estou migrando alguns servidores de clientes (hj utilizando win2003) para linux, e a migração esta sendo uma maravilha e inclusive estou tendo um retorno legal quanto a performance.
Enfim, no Win2003 eu tinha uma ferramenta free onde quando ele ligava o micro automaticamente pegava o ip da maquina e mandava para um determinado email, pois tenho alguns clientes que possuem conexão PPOE e eu costumo fazer o suporte via VNC, terminal services, SSH, etc.
E ja no linux eu não tenho a menor idéia de como fazer isso, pois eu estou tendo que pedir para o cliente acessar o linux no modo texto e dar um ifconfig só q todos reclamam pois antes nao precisava, eu recebia no meu email o IP da maquina toda vez que o servidor ligasse.
Vcs tem algum idéia de Script ou programa ja pronto que faça isso pra mim?
Não precisa ser "exatamente" por email, pode enviar para uma tabela em um MySQL ou qualquer outro modo que eu possa receber este IP no meu escritório

Desde ja agradeço a ajudar que receber..


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Missão "quase" impossivel
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 12:56 »
Não é tão impossível assim.  ;D

Dê uma olhada neste programa:

http://www.no-ip.com/index.php

Funciona da seguinte forma, você se registra no site criando uma URL, algo como "máquinaxyz.no-ip.com", baixa o programa,instala e se loga nele com a conta criada no site.

O programa vai ficar rodando como serviço na máquina, enviando para um servidor DNS o IP da máquina de tempo em tempo, de maneira que sempre que você digitar a URL "máquinaxyz.no-ip.com" por exemplo, você irá conectar nela, sem precisar saber o IP.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

arlei

  • Visitante
Re: Missão "quase" impossivel
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2007, 12:59 »
Acho que fica simples se vc criar um shell script para que estes dois comando sejam executados e coloca-lo para ser executado na inicialização do sistema.

ifconfig > nome_arq.txt
mail -s "Endereço IP da maquina XXXX do cliente YYYYY" meuemail@meudominio.com.br < nome_arq.txt

Pronto, vc ira receber um e-mail com toda ssída do comando ifconfig do sistema. Vc pode até filtrar melhor a saída do ifconfig usando grep, tipo ifconfig |grep "inet addr" > nome_arq.txt. No caso, o corpo do e-mail será o conteúdo do arquivo nome_arq.txt.

T+
Arlei

Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Missão "quase" impossivel
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2007, 17:19 »
Se o seu servidor não estiver com ambiente gráfico, basta um ddclientzinho  ;D

1 - Cadastra uma conta em www.dyndns.org em qualquer máquina, só para criar um dominio.
2 - Entre em modo texto no servidor e então: #apt-get install ddclient
3 - Apague o conteúdo do arquivo #vi /etc/ddclient.conf
4 - e então, cole dentro do ddclient.conf o conteúdo abaixo com suas devidas configurações:

# Configuração ddclient
#
# /etc/ddclient.conf

pid=/var/run/ddclient.pid
#Protocolo do Dyndns 
protocol=dyndns2
use=if, if=
#O Servidor usado pelo Dyndns pra conexão
server=members.dyndns.org
#Usuário
login=Nitibailoff
#senha
password='suasenha'
#Aqui você coloca o seu DNS cadastrado no site   
nitibailoff.homelinux.org

#FIM

abraços
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 17:48 por Nitibailoff »