Autor Tópico: Quase desistindo do Ubuntu/Linux  (Lida 8646 vezes)

Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Online: 24 de Abril de 2007, 01:34 »
Pessoal depois de semanas tomando um couro do Ubuntu estou quase desistindo.
Já penso seriamente em voltar pro XP.

Estou usando um Acer 5002WLMi e só consigo acessar a internet por LAN no office.
Não consegui fazer funcionar a conexão discada e nem WiFi.
Já instalei o GnomePPP, o WiFi radar, etc. e nada.

O recurso dos Efeitos da Area de Trabalho tbm não funcionam.

Lamentável...

Se alguem quiser ajudar eu agradeço, senão o Ubuntu vai perder um usuário

Luciano
Campos do Jordão SP

Offline Vingador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • Wellington Gomes - Conhecimento não compartilhado é igual a conhecimento nulo.
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 01:38 »
Você precisa disto http://www.youtube.com/watch?v=PBWetDKxgUk

Não desista! ;D

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2007, 01:46 »
Na revista Guia do Hardware Nº 2 tem uma materia sobre um Acer 5043WLMI e pelo o que o Morimoto descreve, notebooks da Acer apresentam sérios problemas com Linux. De qualquer forma ele ensina a configurar varias coisas que não funcionaram, inclusive a placa wireless. Eu antes de ler essa materia estava pensando em comprar um notebook da Acer, o que me desanimava eram as placas de vídeo pouco compatíveis em modo 3D com Linux, depois da materia desisti de vez da Acer, apesar do preço atrativo.
Link da revista:
http://media.guiadohardware.net/RevistaGDH_02.pdf
A materia do notebook está na pagina 34.
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2007, 02:17 »
Não conheço este modelo de notebook, mas com algumas buscas no Google acho que chegamos próximos de algumas soluções para os seus problemas.

- Sobre os efeitos no Desktop:

Pelo o que eu li, você possui uma placa SIS M760GX onboard que não suporta o DRI, ou seja, a aceleração 3D via hardware. O Beryl/Compiz, não vão funcionar, a menos que a SIS disponibilize drivers melhores ou os drivers open source evoluam um pouco mais a ponto de suportar.

Efeitos 3D no desktop sem (quase) nenhum problema de funcionamento somente com placas NVIDIA ou Intel, com as ATI também funciona, mas é necessário alguns "malabarismos".

- Sobre a rede wireless:

Você terá que apelar para o ndiswrapper que é uma espécie de emulador, que permite a instalação dos drivers do Windows no Linux.

Informações mais específicas de como configurar a sua placa wireless.

http://shimatai.sites.uol.com.br/wireless_broadcom.html

- Sobre a conexão discada:

Não consegui encontrar qual é o modelo de seu modem, que muito provavelmente deve ser um softmodem (o pior tipo...). Para tentar fazer ele funcionar sob o Linux, é necessário que primeiro você descubra qual é a marca e o modelo dele, depois uma pesquisa pela internet que provavelmente deve haver um tutorial de como instalar e configurar, caso ele seja suportado.

Um bom lugar para começar a procurar informações sobre modems discados é aqui:

www.linmodems.org

Infelizmente alguns modelos da Acer são pobres em suporte a outros sistemas operacionais, mas para praticamente tudo existe uma forma de contornar as dificuldades, habitue-se a freqüentar fórums e usar o Google com bastante freqüencia, mesmo que você não consiga alguma coisa, a experiência ganha compensa qualquer perda de tempo. [:)]

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2007, 17:01 »
Na revista Guia do Hardware Nº 2 tem uma materia sobre um Acer 5043WLMI e pelo o que o Morimoto descreve, notebooks da Acer apresentam sérios problemas com Linux. De qualquer forma ele ensina a configurar varias coisas que não funcionaram, inclusive a placa wireless. Eu antes de ler essa materia estava pensando em comprar um notebook da Acer, o que me desanimava eram as placas de vídeo pouco compatíveis em modo 3D com Linux, depois da materia desisti de vez da Acer, apesar do preço atrativo.
Link da revista:
http://media.guiadohardware.net/RevistaGDH_02.pdf
A materia do notebook está na pagina 34.

Olá Naldin,

Realmente a revista parece que tem tudo muito bem explicado, mas logo de inicio esbarrei noutro problema.
Ele manda adicionar uma linha no final do arquivo /etc/modprobe.d/blacklist, muito bem, só que pelo navegador de arquivos chequei até o arquivo e não consegui salvar a alteração, pois para meu user é somente leitura. Clicando com o botão direito verifiquei em propriedades/permissões que só o root pode alterar. Tentei entrar pelo terminal como root, inutilmente, pois não sei como alterar o arquivo pelo terminal, tentei então reiniciar e logar como root no modo grafico e recebo a mensagem de que o administrador do sistema não tem permisão...

Fica díficil né? Eu não me considero um leigo em informática, mas olha, para leigos o Linux está muito longe de ser atraente.

Help me.

PU2WXP

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2007, 17:40 »
Facil. Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist
Ele vai te pedir a senha que você cadastrou na instalação do sistema. Depois vai abrir o arquivo e você vai conseguir salvar.
O comando sudo te da permissão de root estando como usuário comum.
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2007, 17:55 »
O root , não tem acesso ao modo gráfico, para sua maior segurança, pois qualquer alteração feita como root, interfere directamente, no sistema, para editar um arquivo como root use como descrito acima o "sudo", gedit é o editor de testo padrão do Ubuntu, como o wordpad do win, da forma como foi escrito o comando, você estará chamando o arquivo para ser editado como root, acostume-se com o "sudo", pois você ira usa-lo bastante!!!

Abraços, boa sorte!!!

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2007, 18:43 »
Cara pra você ter uma idéia o Acer da minha cunhada nem sequer rodou o LiveCD do ubuntu.
Não sei o porquê disso, mas são raros os casos de AcerxLinux e também RadeonxLinux

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2007, 10:53 »
Citar
Na revista Guia do Hardware Nº 2 tem uma materia sobre um Acer 5043WLMI e pelo o que o Morimoto descreve, notebooks da Acer apresentam sérios problemas com Linux.

Citar
Cara pra você ter uma idéia o Acer da minha cunhada nem sequer rodou o LiveCD do ubuntu.
Não sei o porquê disso, mas são raros os casos de AcerxLinux e também RadeonxLinux

Não entendo. Eu tenho um Acer TravelMate 4222WLMi, sei de um companheiro de fórum (o Paozinho) que também tem um Acer, sem contar umas duas máquinas que eu instalei e todas funcionaram a 100% (exceto uma delas que tinha webcam e não reconheceu de forma alguma).

De todas estas 4 máquinas Acer que tive contato apenas a configuração de video (1280 x 800) que teve que ser configurada, sendo que o resto já foi reconhecido pelo Ubuntu, até o modem.

Outra coisa solanoalves tenho uma radeon 9600 Pro no meu PC com o Dapper e também funciona perfeitamente. Só que falam aqui tão mal das radeon que nem tive coragem ainda de atualizar meu SO.
« Última modificação: 25 de Abril de 2007, 10:55 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mdfernan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
  • Go All Blacks!!!
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2007, 11:56 »
Eu instalei o Feisty Beta num Acer Aspire, com webcam, e tudo funcionou, exceto o leitor de cartões...


Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2007, 19:46 »
Citar
Na revista Guia do Hardware Nº 2 tem uma materia sobre um Acer 5043WLMI e pelo o que o Morimoto descreve, notebooks da Acer apresentam sérios problemas com Linux.

Citar
Cara pra você ter uma idéia o Acer da minha cunhada nem sequer rodou o LiveCD do ubuntu.
Não sei o porquê disso, mas são raros os casos de AcerxLinux e também RadeonxLinux

Não entendo. Eu tenho um Acer TravelMate 4222WLMi, sei de um companheiro de fórum (o Paozinho) que também tem um Acer, sem contar umas duas máquinas que eu instalei e todas funcionaram a 100% (exceto uma delas que tinha webcam e não reconheceu de forma alguma).

De todas estas 4 máquinas Acer que tive contato apenas a configuração de video (1280 x 800) que teve que ser configurada, sendo que o resto já foi reconhecido pelo Ubuntu, até o modem.

Outra coisa solanoalves tenho uma radeon 9600 Pro no meu PC com o Dapper e também funciona perfeitamente. Só que falam aqui tão mal das radeon que nem tive coragem ainda de atualizar meu SO.

Campos,

Como eu faço para configurar minha resolução? A minha está 1024x768.

Valeu,

PU2WXP

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2007, 19:52 »
Vá em System/Preferences/Screen Resolution, lá você vai ter opções de resolução e frequencia.
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2007, 20:16 »
Facil. Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist
Ele vai te pedir a senha que você cadastrou na instalação do sistema. Depois vai abrir o arquivo e você vai conseguir salvar.
O comando sudo te da permissão de root estando como usuário comum.

Naldan,

Obrigado por ajudar até aqui.
Fiz todo o procedimento na resvista até o passo que deveria ativar  a placa atraves do módulo acer_acpi. e quando dei o comando # modprobe acer_acpi, recebo a seguinte mensagem:
FATAL: Error inserting acer_acpi (/lib/modules/2.6.20-15-generic/extra/acer_acpi.ko): No such device

ME parece que não tenho o módulo. Ai fuçando encontrei e baixei o arquivo: acer_acpi-0.4
É isso mesmo? Como instalar?

Obrigado pela paciência.

PU2WXP

Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2007, 20:19 »
Vá em System/Preferences/Screen Resolution, lá você vai ter opções de resolução e frequencia.

Já fui lá mas só tem as opções de 1024x768 - 800x600 e 640x480, mas nada.

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo do Ubuntu/Linux
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2007, 21:01 »
Sobre a placa tenho que dar uma lida lá na revista para ver o qual o procedimento ai depois informo. Já a configuração de video vai ser um pouco mais complicado então.
Primeiro faça uma copia do seu xorg.conf por segurança:
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.copia
Agora vamos editar o xorg.conf:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Procure a linha DefaultDepth na frente vai ter um numero, 24 ou 16, mais em baixo terão varias linhas iguais como:
Código: [Selecionar]
EndSubSection
        SubSection "Display"
                Depth           24
                Modes           "1024x768" "832x624" "800x600" "720x400" "640x480"
Na linha que corresponde ai seu Depth acrescente a resolução desejada, tipo:
Código: [Selecionar]
EndSubSection
        SubSection "Display"
                Depth           24
                Modes           "1280X1024" "1024x768" "832x624" "800x600" "720x400" "640x480"
Depois é so reiniciar o Ubuntu. Se der pau e não iniciar a interface grafica basta dar os comandos abaixo em modo texto:
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/X11/xorg.conf.copia /etc/X11/xorg.conf
E depois:
Código: [Selecionar]
sudo reboot
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung