Autor Tópico: Porque o Ubuntu vê meu HD (ide) como SDA (sata)  (Lida 1277 vezes)

Offline pmbelrc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Porque o Ubuntu vê meu HD (ide) como SDA (sata)
« Online: 23 de Abril de 2007, 21:05 »
Instalei o Ubuntu numa partição hda12, num disco com mais 2 distros e o winxp. A princípio instalei o grub como gerenciador de boot, mas ele não permitiu a entrada numa das distribuições instaladas anteriormente. Tentei repará-lo via CD de instalação/rescue mas não consegui fazer mais nada com o grub. Depois de muito fuçar acabei copiando o lilo do Kurumin para o Ubuntu e tentei gravá-lo mas não consegui e descobri aí a causa de muitos dos problemas: para o Kurumin e a outra distro meu hd é HDA e para o Ubuntu é SDA o que gerou uma grande confusão. Quando tentei instalar o lilo do K, via  boot do U, o sistema não aceitava a informação de gravar em HDA, mesmo como o sudo chroot /mnt/sda9, digamos. Tentei fazer pelo K, dei boot pelo K e tentei gravar o lilo do U na mbr e não consegui. Resultado: retornei o lilo do Kurumin, bootado pelo K, e esqueci o Ubuntu. Como o lilo do U tinha sido salvo no sistema, embora não gravado na mbr, comentei todas as linhas referente aos outros boots e o U acabou entrando pelo lilo do Kurumin e nele estou agora. Mas minha preocupação é que acho que vai ficar difícil circular entre essas distros sem haver conflito. De qualquer forma estou intrigado pelo fato de meu HD estar sendo lido como se fosse SATA e não IDE. Tem como modificar isso?

Offline naldin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
Re: Porque o Ubuntu vê meu HD (ide) como SDA (sata)
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2007, 21:16 »
Se não me engano a partir do kernel 2.6.20 os dispositivos IDE são identificados como SCSI, da mesma forma como HD Sata ou pendrives, então será sdX mesmo. Vou até dar uma olhada nisso depois já que mudei para o 7.04 esses dias agora, antes usava o 6.06.
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung