Autor Tópico: Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10  (Lida 2221 vezes)

Offline SAmsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10
« Online: 22 de Abril de 2007, 22:50 »
Olá pessoal, iniciei minha odisseia no Linux há uma semana. Bom, vamos ao que interessa, já tinha o win XP instalado no me notebook e por indicação de um amigo fui esperimentar o linux, instalei o Ubuntu 6.10 e tudo bem, ele detectou que tinha o XP mas na hora de entrar no XP o primeiro erro foi falta do NTLDR, pois bem fui no cd de boot do win e copie o ntldr para a raiz onde está intalado o xp, reinicie e nada, não entrou. Agora da o seguinte erro: error 12 ..., meu HD é SATA. Não quero ter que instalar o xp de novo. E agora que consegui instar blz o beryl não quero ter que fazer tudo de novo. Alguém sabe como resolver isso, como conseguir entrar no xp de novo

Offline ferrazao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Felipe Ferraz
    • Ver perfil
Re: Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2007, 23:18 »
tbm sou meio iniciante mais suponnho q vc deve ter errado na hora da instalação (esqueceu de instalar o grub)

GRUB eh um dos programinhas q na hora do boot te pergunta qual sistema utilizara
AMD Sempron 2600 motherboard asus k8v-x SE 256 RAM DDR 400 video GeForce FX 5200 128mb

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2007, 23:40 »
SAmsa,

Dê uma olhadinha neste tópico:

      http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14614.0

Acho que pode resolver... Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline SAmsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2007, 00:06 »
Bom, acho que não é problema no GRUB. Ele mostra a apção de entrar em outo OS, na opção do XP, quando escolho da erro: error 12 ... e pede para digitar qualquer tecla.
Será que tem a ver onde coloquei a parte de inicialização do linux ele da a opção (hd0), será o win usava a mesma entrada, bom não sei.
Já coloquei o boot.ini na raiz da partição do xp, NTLDR, NTDETECT.COM  e nada.
Tenho um recovery em outra partição que fiz com o ghost, mas será que consigo dar boot com ela, porém, não sei como fazer.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2007, 00:16 »
Se não é no GRUB, uma possibilidade ( reforçada pela falta do NTLDR) é o XP estar corrompido. Experimente dar boot pelo CD do XP, mande instalar e quando ele encontrar a partição já existente e apresentar a opção "restaurar a instalação existente",  dê OK. Vai demorar quase tanto quanto a instalação, mas pode recuperá-la, e evitar a reinstalaçao de todo o sistema e dos programas do XP.

Um probleminha: reinstalar o Windows pode causar a perda do GRUB...  :( :( aí entra o tópico que citei.

VB5
« Última modificação: 23 de Abril de 2007, 00:23 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline SAmsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2007, 08:45 »
Obrigado pessoal, não teve jeito fiquei como raiva e formatei o Note, e o mais estranho foi onde instalei o Linux, em uma partição de 4G eu criei a partição primaria e a swap, agora quando fui formatar com o Win exclui as duas (/ e swap). Esperava que a partição voltasse a ficar com os 4G de novo, bom isso não aconteceu. Agora tenho uma partição de 3,34G e a outra de 684M meu Note ficou com 5 partições, ficou uma loucura. Alguém sabe pq as partições depois de exclui-las e cria-las não voltou a ficar em uma só?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não entra no XP depois que instalei o Ubuntu 6.10
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2007, 22:46 »
Apenas formatar não deleta partições... e o Win não reconhece as partições 'ext3'.  Para isso você tem que particionar o disco primeiro; use o FDISK do Win ( disco de boot do Win98), ou qquer outro particionador ( GDISK, Partition Magic, GParted, etc). Delete todas as partições existentes, crie uma nova e única partição FAT32, depois instale o Win. Feito isso, instale o Ubuntu no espaço restante ( você pode redimensioná-lo na instalação. Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB