Autor Tópico: SiS 740 não acelerada por hardware!  (Lida 6401 vezes)

ChausDevereaux

  • Visitante
SiS 740 não acelerada por hardware!
« Online: 16 de Abril de 2007, 09:17 »
Eu sei que ninguém deve ter uma SiS 740 onboard como eu tenho, mas o problema é que o driver do X só é acelerado em 2D, não em 3D. O que é que eu faço? O driver do X é "sis", módulo sis_drv.so, no Ubuntu 6.06/X.Org 7.0.

Offline gugalino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 15:05 »
Cara... Blz? Te contar q estou com o mesmo problema q o seu? Bixo tenho um sis dessa dae também queria tanto resolver o problema e acelerar ela 3D  :( mas parece q ninguém sabe fazer isso. Hein pelo menos vc tem o driver me manda ele por favor? Ou deixe pelo menos o link onde você pegou ele! Valew

Offline SmartCheetah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Ubuntu 7.04: Aprovado!
    • Ver perfil
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2007, 15:35 »
Por favor, me corrijam se eu estiver errado! (espero que esteja ;D)

Até hoje nunca ouvi falar de VGA's SiS com boa aceleração 3D para o Linux. Tanto é que só não migro 100% pro Linux porque tenho uma SiS e não posso jogar meus jogos no Linux com ela.
Ubuntu 7.04 Feisty Fawn
Linux User #407711 // Linux Machine #313578 // Ubuntu User: #13637

Offline gugalino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2007, 23:08 »
Olha só... Hein se isso for verdade mesmo de nada me adiantou??? Não sei se isso é verdade mesmo que as placas SiS não possuem boa aceleração de hardware queria eu muito pelo menos acelerar ela para ver se realmente não fica bom! Nunca ouvi dizer isso não é a primeira vez. Ahhh e outra coisa me disseram que tem como eu pegar o driver para outra distro e passar para ubuntu! Se isso é verdade gostaria de saber como, já que no site da SiS eles oferecem o driver para Red-Hat.Vlw fuiz.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2007, 10:40 »
Olha só... Hein se isso for verdade mesmo de nada me adiantou??? Não sei se isso é verdade mesmo que as placas SiS não possuem boa aceleração de hardware queria eu muito pelo menos acelerar ela para ver se realmente não fica bom! Nunca ouvi dizer isso não é a primeira vez. Ahhh e outra coisa me disseram que tem como eu pegar o driver para outra distro e passar para ubuntu! Se isso é verdade gostaria de saber como, já que no site da SiS eles oferecem o driver para Red-Hat.Vlw fuiz.

O driver pro RedHat no site da SiS é só um módulo do kernel -- a parte framebuffer para a placa de vídeo, necessário para a única placa 3D acelerada por hardware, que é a SiS 300. E esse módulo do kernel é compilado para a versão 2.4.<alguma_coisa>, e é totalmente desnecessário, pois o kernel mais recente já tem esse módulo (chamado sisfb). Eu já tentei instalar, mas não rodava justamente por eu estar usando uma versão diferente do kernel.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado! (espero que esteja ;D)

Até hoje nunca ouvi falar de VGA's SiS com boa aceleração 3D para o Linux. Tanto é que só não migro 100% pro Linux porque tenho uma SiS e não posso jogar meus jogos no Linux com ela.

Eles não apoiam os desenvolvedores do Linux porque não há interesse deles no Linux, só no Windows, principalmente para placas-mãe de baixo com vídeo onboard, nas quais o usuário roda, quase que absolutamente, Windows -- a realidade brasileira, por exemplo. O povo aqui ainda acha que Linux é coisa de geeks e hackers que não tem o que fazer.

Cara... Blz? Te contar q estou com o mesmo problema q o seu? Bixo tenho um sis dessa dae também queria tanto resolver o problema e acelerar ela 3D  :( mas parece q ninguém sabe fazer isso. Hein pelo menos vc tem o driver me manda ele por favor? Ou deixe pelo menos o link onde você pegou ele! Valew

Ah, e o site do cara que faz o driver, sem nenhum apoio da SiS (como ele mesmo fala) é http://www.winischhofer.eu/linuxsisvga.shtml. Lá tem todas as informações sobre o driver e downloads de drivers para várias versões do X.
« Última modificação: 02 de Maio de 2007, 10:42 por ChausDevereaux »

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2007, 11:27 »
   Eu tenho uma SiS741 on-board, passei um bom tempo tentando descobrir uma forma de fazer a aceleração 3D funcionar nela, mas tudo que consegui foram respostas negativas, realmente parece que a SiS não dá suporte algum ao Linux nesse sentido... comprei uma GeForce off-board (a da assinatura), instalei os drivers adequados que estavam nos repositórios do Ubuntu e tudo funciona perfeitamente.

Offline RenatoHS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2007, 15:02 »
O pior é que a placa é SIS uma qualidade horrivel mesmo em windows, o mercado de linux poderia ser uma nova opção para eles... vamos mandar e-mails para eles informando a nossa insatisfação...
Ubuntu melhor distribuição de linux ja VISTA.Rodando em um Notebook Gateway P6860/4gb mb ram/ 17"/HD 320gb +120gb/Processador Core 2 Duo 5500 Centrino /Ubuntu 8.10 64bits Ele roda em dual boot com Windows vista 64 bits, devido ao CS S que no WINE num ta rodando legal.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2007, 09:19 »
   Eu tenho uma SiS741 on-board, passei um bom tempo tentando descobrir uma forma de fazer a aceleração 3D funcionar nela, mas tudo que consegui foram respostas negativas, realmente parece que a SiS não dá suporte algum ao Linux nesse sentido... comprei uma GeForce off-board (a da assinatura), instalei os drivers adequados que estavam nos repositórios do Ubuntu e tudo funciona perfeitamente.

O jeito é eu fazer isso, também. Só que no meu caso, tem que ser PCI -- não sei se foi o seu.

O pior é que a placa é SIS uma qualidade horrivel mesmo em windows, o mercado de linux poderia ser uma nova opção para eles... vamos mandar e-mails para eles informando a nossa insatisfação...

Já viu as versões offboard? Tem alguns recursos a mais. Eu também acho que o Linux seria um grande mercado pra eles. Vamos mandar e-mails pra eles e pra AMD também; afinal, a AMD também apóia o Windows, mas quem sai ganhando é a Intel. Então, vamos abrir os olhos dessas empresas!!!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2007, 10:57 »
   Eu tenho uma SiS741 on-board, passei um bom tempo tentando descobrir uma forma de fazer a aceleração 3D funcionar nela, mas tudo que consegui foram respostas negativas, realmente parece que a SiS não dá suporte algum ao Linux nesse sentido... comprei uma GeForce off-board (a da assinatura), instalei os drivers adequados que estavam nos repositórios do Ubuntu e tudo funciona perfeitamente.

O jeito é eu fazer isso, também. Só que no meu caso, tem que ser PCI -- não sei se foi o seu.

   No caso a minha está ligada no slot AGP, minha GeForce é compatível com AGP 8x/4x ou PCI-Express. Pode dar uma conferida nela aqui. Mas se tu der uma conferida no site, vai ver que também tem uma versão PCI dessa mesma placa, mas infelizmente o link pra ela parece estar quebrado, eu pelo menos não consegui acessar daqui...

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: SiS 740 não acelerada por hardware!
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2007, 08:13 »
Vou ter que me virar... Mas isso não vai me impedir de usar Linux!