Autor Tópico: Internet com Ubuntu e win XP  (Lida 3705 vezes)

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Internet com Ubuntu e win XP
« Online: 14 de Abril de 2007, 21:07 »
estou com um problema com a internet , este pc esta com win xp e UBUNTU 6.10,na rede tambem tenho varios pcs com winxp , o problema começa quando eu acesso a internet com o UBUNTU : ele "trava" com a internet de todos os computadores inclusive o que esta com o ubuntu , so consigo restaurar a internet desligando e religando o modem , porem usando a internet com o windows isso nao acontece ,
os computadores com WIN xp estão com IP Dinamico , quanto ao Ubuntu não sei pois comecei a usa-lo hoje.

tenho outra duvida:

tenho um hd particionado em 4 partes
1ª particão : Windows xp (NTFS)
2ª Partição : lixux ubuntu 6.10
3ª Partição : Linux Swap
4ª Partição : partição para dados (Fiz esta poque ouvi falar que linux tambem reconhece FAT32)

o que eu quero fazer é fazer com que o linux UBUNTU tenha acesso a 4ª Partição (para dados FAT32).
porem nao sei como configurar o acesso.
a internet é banda larga (BrTurbo 400) que esta dividida por um HUB.

esse é o meu computador:

processador :               CELERON D 2.13 Ghz
memória :                     512 mb de ram
placa mãe:                    gigabyte 8vm800m
placa de rede integrada : Via Rhine


Obrigado pela sua atenção.

Offline FOKA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2007, 18:26 »
olha provavelmente tens os computadores configurados para se ligarem a net a partir do teu e eu tinha esse problema... configurei para ligarem a net independente do meu pc e ja ta bem=)

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2007, 23:57 »
eu tenho q fazer isso nos outros pcs ou o pc com ubuntu ?

e como devo fazer essa configuração?

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2007, 00:05 »
o fato é que com o win xp a internet funciona sem problemas , mas com o ubuntu ele trava toda a internet , isso acontece sozinho , tenho q talvez fazer ulgumas configurações no ubuntu.

queria saber quais seriam, e como faze-las.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2007, 00:20 »
Vc. disse que as máquinas WinXP usam IP dinâmico e o Ubuntu vc. não sabe. Então, fique ciente de que ele também usa e está sendo configurado por DHCP.

Vc. também disse que tem um HUB e um modem. Então, se o modem está ligado diretamente no HUB e as máquinas da rede também estão, seu modem está funcionando como roteador e distribui IP's por DHCP.

Se as afirmações/conclusões supra estão corretas, o fato de vc. usar WinXP ou Ubuntu não afeta sua configuração de rede e não deveria travar nada. Se não estão, ou seja, se o PC com Ubuntu está funcionando como gateway da rede (ele possui duas placas de rede, sendo uma ligada ao modem e outra ligada ao HUB), ai vc. vai ter algumas configurações para fazer para que as outras máquinas acessem a internet.

Esclareça como está a configuração física da rede e, então, digo o que vc. vai ter que fazer para acessar a internet.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2007, 00:32 »
todos os cumptadores estão ligados diretamente ao HUB

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2007, 00:33 »
E O HUB diretamente ao modem

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2007, 00:41 »
Pela sua resposta, o fato de vc. usar o Ubuntu ou WinXP não pode travar nada. O problema deve ser do modem, pois vc. disse que quando o reinicia vc. consegue navegar.

Pense no seguinte: se todos as máquinas estão ligadas diretamente ao modem através do HUB, vc. pode ligar qualquer uma delas e navegar. Uma não depende da outra e, portanto, o fato de estar rodando Ubuntu ou WinXP não interfere na rede.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2007, 01:22 »
só que, o fato mais esquisito é que a intenet so "trava" quando eu rodo UBUNTU , com o win xp esse problema nao acontece,

Offline Evangeliny Steel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2007, 07:13 »
só que, o fato mais esquisito é que a intenet so "trava" quando eu rodo UBUNTU , com o win xp esse problema nao acontece,

Olá Well...
Qual é o seu modem/router (digo marca/modelo).

Pelo o que eu entendi, você ligou seu modem no HUB naquela "porta de UP" e o restante dos PCs nas outras portas.
Quando isso acontece, o modem funciona no modo router, e por DHCP ele "divide" a Internet para os outros PCs.
Para ver se essa afirmação é correta, quando o SEU PC esta desligado, os outros PCs conseguem acessar a Internet ?

Bom... se for esse mesmo o caso, pode ser que alguma configuração do Ubuntu esteja travando o modem. (Isso é comum, e não é "um problema" do Ubuntu, propriamente dito).
Eu recomendo que você configure seu modem para atribuir um IP fixo para as máquinas da sua rede. Desligue o DHCP. Verifique também que em todas as máquinas o gateway e o DNS estão apontando para o endereço do modem.

Então por exemplo, vamos dizer que seu modem tenha endereço 192.168.1.1

E você tem 4 máquinas ligadas nele.

Em cada uma você vai configurar assim:

Protocolo TCP/IP

IP: 192.168.1.X (Aqui ao invés de colocar X, coloque um número acima de 3 e abaixo de 16 para cada máquina; Por exemplo: Para máquina "01" coloque 192.168.1.4, para a máquina "02" coloque 192.168.1.5... para a máquina "04" coloque 192.168.1.10...

Máscara: Geralmente o SO preenche sozinho... mas costuma ser, caso você tenha que editar manualmente: 255.255.255.0

Gateway: É sempre o endereço do MODEM. Nesse caso de exemplo: 192.168.1.1

DNS: Você só prescisa colocar "um" (ou seja só o primário) e ele também é o endereço do MODEM: 192.168.1.1

---
Isso é o básico da configuração de cada PC.

No modem, eu configuraria ele para desligar o DHCP.
Também sempre tem uma parte "chamada" Lan Clients aonde você atribuiu um nome e um IP fixo para cada máquina. (Lembrando que tem que ser iguais aos da configuração acima).

Eu ainda desligaria o uPnP se seu modem tiver... (costuma causar instabilidades).

E se você ficar com dúvida de como liberar uma porta no modem, esse site vai lhe ajudar muito:
http://portforward.com/


É isso !
 ;)
A64 3600+ X2
ASUS M2NPV-VM
1GB RAM DDR2 667
500GB SATA RAID 0
GF 7600GS
Ubuntu 6.10 x64

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2007, 17:59 »
a marca do modem é PARKS.

ubuntu só funciona com ip fixo?

Offline well

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2007, 18:10 »
Pelo o que eu entendi, você ligou seu modem no HUB naquela "porta de UP" e o restante dos PCs nas outras portas.
Quando isso acontece, o modem funciona no modo router, e por DHCP ele "divide" a Internet para os outros PCs.
Para ver se essa afirmação é correta, quando o SEU PC esta desligado, os outros PCs conseguem acessar a Internet ?

sim os outros computadores de conectam independentemente de qualquer outro computador estar ligado ou estar desligado.

Offline Evangeliny Steel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Internet com Ubuntu e win XP
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2007, 22:38 »
Well.
Não é necessário que o IP esteja fixo.
Na teoria, tudo deveria funcionar por DHCP. Mas como nem tudo são flores, alguns problemas podem ser evitados quando você fixa um IP. (Além da vantagem de poder abrir portas, etc...)

Eu mesma tive problemas com o meu D-Link 504T... depois de muito quebrar a cabeça, eu resolvi tudo fixando o IP e desabilitando o uPnP.

----------------
Algumas outras dicas que podem te ajudar:

No Firefox, entre em "About:Config" procure pelo parâmetro IPV6 e desabilite-o.

No Ubuntu, vá em Sistema, depois em REDE. Entre na aba DNS e configure manualmente o DNS de sua máquina. (Você encontra uma lista de DNS primário/secundário no site www.abusar.org). Ou então use o da Intelig que esta muito bom:
200.184.26.3
200.184.26.4

Se ainda assim sua Internet não funcionar, entre no terminal e digite:

sudo gedit /etc/resov.conf

E verifique a existência das linhas:

nameserver 200.184.26.3
nameserver 200.184.26.4



(Se elas não existirem adicione elas ! (lembrando de trocar o DNS caso você não esteja usando os da Intelig... além disso comente a linha nameserver 192.168.1.1 (ou o qualquer outro IP do modem))

Feito isso, o último passo é voltar ao terminal e digitar:

sudo gedit /etc/dhcp3/dhclient-script

Comente a parte que começa com:

Make Resolv_conf

até a parte:

fi
}

(Lembrando que "comentar" é adicionar o símbolo # na frente das linhas, fazendo com que essa parte do script não seja rodada).

------------
Espero ter ajudado !
 ;D
« Última modificação: 16 de Abril de 2007, 22:41 por Evangeliny Steel »
A64 3600+ X2
ASUS M2NPV-VM
1GB RAM DDR2 667
500GB SATA RAID 0
GF 7600GS
Ubuntu 6.10 x64