Como instalar compiladores e descompactadores de arquivo?

Iniciado por Moa, 13 de Abril de 2007, 08:41

tópico anterior - próximo tópico

Moa

Oi gente tudo bem?!

Estou querendo instalar um descompactador de arquivo e alguns compiladores tipo o eclipse, o netbeans, um compilador para C também, e o Latex.

Como eu instalo esses programas sendo que eu preciso, no caso do eclipse e o netbeans, do jdk?

Agora quanto ao Latex, tenho de instalar o Kile que é o editor e preciso do miktex que é o "núcleo" do negócio!

Valeu pela atenção!!

Darcamo

Quase todos os programas que algum dia você possa precisar você pode instalar pelo synaptic.

O Ubuntu já vem com suporte a descompactar vários formatos como zip, tar.gz, dentre outros. Para o formato rar basta vc instalar o pacote unrar pelo synaptic. Tem também o pacote unace para o formato ace, mas ele só descompacta arquivos compactados com uma versão antiga do ace. Então apenas no caso do unace é melhor vc pegar na internet (no site oficial do unace tem um binário para Linux) ao invés de instalar o que está no synaptic, mas como o formato ace não é muito comum então talvez você nem precise instalar ele de qualquer jeito.

Quanto aos compiladores, instala o pacote build-essential e ele vai instalar tudo que vc precisa para compilar, que é o compilador gcc e algumas outras coisas.

O Eclipse também está nos repositórios e pode ser instalado pelo synaptic, mas o netbeans não está então se quiser ele terá que pegar no site dele (tem um binário para Linux, então a instalarção deve ser só executar esse binário).

Quanto ao Latex, não é o miktex que se utiliza no Linux. No linux vc pode instalar o pacote tetex-base, tetex-bin e tetex-extra (esse é opcional, mas é bom). O tetex é o "núcleo" do negócio que você mencionou. Com isso o kile vai funcionar numa boa.

Na verdade tem outro pacote para Latex que vai substituir o tetex, já que este foi descontinuado recentemente. Vi isso aqui no fórum faz um tempo. Mas acho que por enquanto ambos são praticamente a mesma coisa e não tô lembrado o nome do outro. Sempre usei o tetex então tô sugerindo ele.

tfmoraes

Cláudio Novais

Compilador de C, já tem. basta fazer por exemplo:
cc a a.c

quanto ao latex duas linhas e xega:
sudo apt-get install abntex
sudo apt-get install kile-i18n

quanto ao abntex, não é necessario, mas é possivel que dê jeito:
http://abntex.codigolivre.org.br/

eu aconselho o kile, k é muito bom, mas existe tambem o Lyx, k acho que é completamente dedicado a Latex:
sudo apt-get install lyx
e o texmaker:
sudo apt-get install texmaker

quanto aos descompactadores ja tem muitos, em principio se tiveres o automatix instalado, os ficheiros rar são reconhecidos, caso não tenhas:
sudo apt-get install rar