Autor Tópico: Comandos no terminal.  (Lida 6615 vezes)

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Comandos no terminal.
« Online: 08 de Abril de 2007, 01:15 »
Já consigo administrar meus arquivos e trabalhar com eles pelo terminal depois de um mês que estou usando o linux. Gostaria de um auxílio dos nobres colegas numa dificuldade que estou tendo: Como faço pra abrir meus arquivos de música, vídeos e outros pelo terminal usando seus respectivos programas/aplicativos? Sei que seria bem mais rápido que abrir, como faço, os programas na face gráfica manualmente para acessar o arquivo.

Há, outra coisa, como é que se apaga/deleta os arquivos no terminal? Não encontrei o comando no guia do site "Guia do Hardware".

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2007, 09:23 »
para apagar arquivos há o comando rm;

vídeos eu não tentei, mas minhas músicas eu ouço no terminal usando o programa mpg321, que provavelmente você terá que instalar em seu micro.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só entrar em contato.

arlei

  • Visitante
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2007, 09:29 »
twelvetribes,

para apagar seus arquivos o comando já foi informado pelo membro Felix, porém indico o link abaixo para maiores detalhes e maiores informações sobre os comandos básicos do Linux.

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComandosBasicos

Para sua outra dúvida segue link abaixo que poderá lhe ajudar, se é que entendi de forma correta sua real necessidade.

http://arlei.wordpress.com/2006/12/23/gnome-open-executando-seus-programas-via-linha-de-comando/

T+
Arlei

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2007, 18:56 »
Boa tarde e obrigado.

O comando "gnome-open" serve pra todos os formatos de arquivo? Tentei abrir mp3 e apareceu uma mensagem dizendo que era impossível encontrar a URL.  Existe algum outro além dele?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2007, 21:32 »
eu nem conhecia o "gnome-open", mas aqui há uma breve explicação sobre ele:
http://br-linux.org/linux/dica-comando-gnome-open

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2007, 22:10 »
Cara estou batendo a cabeça há horas (obrigado pelas dicas. Já entendi como apagar arquivos, é só usar "rm" mais o nome do arquivo e estar convicto de que não irá mais precisar dele). O processo abaixo é quando eu estava tentando fazer a renomeação de um arquivo que tenho no diretório Desktop.

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ mv 04 Zion Land.vma Zion_Land.vma
mv: objetivo `Zion_Land.vma' existe, mas não é um diretório
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$

No comando acima tentei renomear o arquivo "04 Zion Land". Quando tento renomear ou mudar ele, me aparece essa mensagem. Alguém sabe explicar, dar uma luz sobre meu entendimento.

Ou neste caso, quando tento mover o arquivo 04 Zion Land.vma para o diretório/pasta "Maytones":

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ mv 04 Zion Land.vma /home/sellassie/Desktop/Maytones/
mv: impossível fazer stat em `04': Arquivo ou diretório inexistente
mv: impossível fazer stat em `Zion': Arquivo ou diretório inexistente
mv: impossível fazer stat em `Land.vma': Arquivo ou diretório inexistente
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$



Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2007, 22:15 »
O que é que estou fazendo de errado, que está me resultando essa mensagem de que o arquivo que quero mover ou renomear não é um diretório. Qual o problema de ele não ser um diretório? Por acaso o "mv" só move diretórios e não arquivos mp3?

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2007, 22:23 »
Sobre o gnome-open fiz uma tentativa pela primeira vez:

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ sudo gnome-open -H  www.ubuntu.com
Erro ao exibir url: O local ou arquivo não foi encontrado.
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$

Apesar da mensagem de erro ele abriu do mesmo jeito, o que me leva a acreditar que funcionou. Como é que se fecha o aplicativo em seguida? Haveria um comando "gnome-close"?


Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2007, 22:24 »
Cara estou batendo a cabeça há horas (obrigado pelas dicas. Já entendi como apagar arquivos, é só usar "rm" mais o nome do arquivo e estar convicto de que não irá mais precisar dele). O processo abaixo é quando eu estava tentando fazer a renomeação de um arquivo que tenho no diretório Desktop.

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ mv 04 Zion Land.vma Zion_Land.vma
mv: objetivo `Zion_Land.vma' existe, mas não é um diretório
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$

No comando acima tentei renomear o arquivo "04 Zion Land". Quando tento renomear ou mudar ele, me aparece essa mensagem. Alguém sabe explicar, dar uma luz sobre meu entendimento.

Ou neste caso, quando tento mover o arquivo 04 Zion Land.vma para o diretório/pasta "Maytones":

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ mv 04 Zion Land.vma /home/sellassie/Desktop/Maytones/
mv: impossível fazer stat em `04': Arquivo ou diretório inexistente
mv: impossível fazer stat em `Zion': Arquivo ou diretório inexistente
mv: impossível fazer stat em `Land.vma': Arquivo ou diretório inexistente
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$

O problema no seu caso é que você está trabalhando com nomes de arquivos que contém espaços. Isso confunde um pouco o Linux. O comando

Código: [Selecionar]
mv arquivo1 arquivo2
renomeia o arquivo1 para arquivo2. Então, o Linux está achando que você quer renomear o arquivo 04 para Zion. Como não existe nenhum arquivo cujo nome seja 04, ele está acusando erro. O que fazer para contornar essa situação? Existem algumas possibilidades

1) Não usar espaços em nomes de arquivo.
2) Indicar os espaços utilizando a "\".
Ex.: O arquivo 04 Zion Land.vma ficaria 04\ Zion\ Land.vma
3) Utilizar a tecla TAB para autocompletar os nomes de arquivo (costume muito bom de ser adquirido ao trabalhar com linha de comando - veja isso)

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2007, 22:38 »
Pois é, eu nunca descobriria isso se não perguntasse. Imaginei a coisa do espaço quando ele quebrou meu arquivo em várias partes. Calma lá que vou tentar de novo.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2007, 22:47 »
Pois é, olha só o que ele fez agora. Pelo menos sei que não era problema com meu sistema, mas com uma funcionalidade interna dos comandos. Agora ele juntou tudo numa palavra só, sem espaços, e disse que o arquivo não existe.

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ sudo mv 04\Zion\Land.vma Zion\Land.vma
Password:
mv: impossível fazer stat em `04ZionLand.vma': Arquivo ou diretório inexistente
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2007, 22:53 »
Fiz também assim:

Dei um espacinho depois da "\",  retornou o nome certo mais ainda com a mensagem de inexistente.

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ mv 04\ Zion\ Land.vma Zion\Land.vma
mv: impossível fazer stat em `04 Zion Land.vma': Arquivo ou diretório inexistente
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2007, 23:06 »
Amigo, use o Nautilus e não o terminal. Abra o diretório por ele e cheque para ver se o arquivo ainda existe com o mesmo nome, clique com o mouse (botão direito) nele e escolha renomear.

Para usar o terminal, prefira usar a tecla "tab" para que o "bash" complete o nome do aquivo (já há uma dica neste sentido acima), evitando, assim, erros de digitação.

É importante conhecer os comandos básicos do terminal, até porque se o X não iniciar por algum motivo, vc. pode consertar o sistema por ele. Mas, para usar o sistema e condições normais, prefira o modo gráfico.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2007, 23:52 »
Fiz também assim:

Dei um espacinho depois da "\",  retornou o nome certo mais ainda com a mensagem de inexistente.

sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$ mv 04\ Zion\ Land.vma Zion\Land.vma
mv: impossível fazer stat em `04 Zion Land.vma': Arquivo ou diretório inexistente
sellassie@sellassie-desktop:~/Desktop$


Me parece que você esqueceu o espaço depois da palavra Zion no novo nome do arquivo. Tente o comando

Código: [Selecionar]
mv 04\ Zion\ Land.vma Zion\ Land.vma

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Comandos no terminal.
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2007, 00:12 »
Vou dormir, meu computador está travando igual a mim. Resolvi o problema com o comando e com a minha necessidade de provar pra mim mesmo de que sou capaz de coisas que outros podem me ajudar a fazer.

Adotei o seguinte método: Digitei a primeira letra da palavra e pressionei a tecla "Tab", aí o ego do computador aceitou porque foi ele que fez e não eu. O resultado foi que consegui finalmente o resultado almejado quando comecei a treinar: Renomear o arquivo "04 Zion Land.vma" para Zion Land.vma. Não estou feliz porque muitas criancinhas na Africa e no Brasil ainda estão passando frio agora que o inverno está começando nas latitudes próximas do equador. Obrigado a todos, agradeço como agradeço ao criador pela minha vida e pela comida que eu tenho e pela compreensão das coisas que ainda não tenho.