Autor Tópico: Dúvida sobre formato de partição  (Lida 4480 vezes)

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Dúvida sobre formato de partição
« Online: 06 de Abril de 2007, 23:08 »
Boa noite, depois de ser total/ conquistado pelo Ubuntu, que estou conhecendo pela versão 6.10, quero transformar minha partição de dados, atual/ em NTFS em uma partição padrão do Linux, afim de tê-la como a partição /home do linux, já na instalação da próxima versão final, a Feisty.

Meu HD tem 160GB, sendo 40GB p/ Windows XP, que infeliz/ ainda ñ posso abandonar de vez, 1GB de SWAP pro Linux, 20GB p/ o Ubuntu 6.10 em formatação ext3 e o restante p/ Dados em NTFS, aprox. 80GB.

O Ubuntu 6.10 está instalado em 20GB HD em ext3.

Estou lendo vários tópicos no fórum, mas ñ encontrei um que me respondesse direta/ sobre qual formatação devo aplicar nessa área /home ext3 ou Reiserfs.

Li em vários tópicos sobre a velocidade do Reiserfs sobe o ext3, devo trocar também a formatação de onde está instalado o Ubuntu p/ Reiserfs.

A minha intenção é fazer isso antes da instalação, usando o Partition Magic.

Desde já agradeço mais uma vez a ajuda de vcs.

Um abraço.

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline celsofaf

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre formato de partição
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2007, 00:35 »
Ext3, sempre. ReiserFS só traz reais benefícios caso você manipule muitos arquivos pequenos que sempre são alterados, além de ser menos estável que o excelente ext3.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline zoroastro

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2007, 00:45 »
bem... eu queria ajudar, queria aproveitar o topico do nosso amigo rjbgbo para perguntar:
eu tenho 4 partições:
28 gb de rwindows
10 de ubuntu
7.8 mb sem utilização
509mb de SWAP
como faço para adicionar os 7,8mb para o Swap?
uso o hard disk paragon professional
este 7,8 aconteceu quando fui passar espaço do hd do ubuntu para o rwindows...

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2007, 08:54 »
Ext3, sempre. ReiserFS só traz reais benefícios caso você manipule muitos arquivos pequenos que sempre são alterados, além de ser menos estável que o excelente ext3.

Valeu mesmo amigão pela dica

Amigo Zoroastro, ñ sou nada p/ te falar sobre a questão em si, mas ainda como sou iniciante também em Linux, dei preferência a deixar tudo pronto pelo Partition Magic no Windows.

Mas sei que logo logo, um dos amigos aqui deste grande fórum vão te ajudar nessa dúvida.

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline psicothico

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2007, 22:56 »
Quero aproveitar o tópico para lançar minha dúvida:

estou tentando instalar o ubuntu 7.04 no meu hdb, de 40 gb. o hda está com o windows xp.

o problema é que o hdb (40 gb) está no formato fat 32 e preciso passá-lo para o ext3, mas o instalador informa que "a tentativa de formatá-lo como ext3 falhou". O que pode estar acontencendo de errado? Tentei formatar para também ext3 pelas ferramentas de sistema do ubuntu, mas ocorreu o mesmo erro.

Agradeço se alguém puder me ajudar. Se precisar de mais informações, é só falar.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2007, 23:23 »
psicothico,

você vai deixar apenas o Ubuntu, ou quer manter o Windows e fazer dual-boot?  Se sua opção á a primeira, simplesmente reformate o HD e instale o Ubuntu; se é a segunda, desfragmente o Windows e instale normalmente o Ubuntu no espaço restante (você pode redimensioná-lo na instalação para deixar o espaço que deseja para cada SO).

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline psicothico

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2007, 23:35 »
VB5,

quero manter o windows xp.

Entendi a sua alternativa, mas o meu hda está já particionado em 2 (30 gb para sistema e 90 gb para arquivos). Eu coloquei o hdb de 40 gb para não ter risco de perda de dados no hda, e eu ficaria livre para fuçar a vontade o hdb.

O que não entendo é que o hdb está "se recusando" a ser formatado em ext3, mesmo quando uso o modo assistido e selecionando a instalação no hdb por inteiro. Há algo que pode ser feito a respeito?

obrigado,

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2007, 23:51 »
É possível que o hdb ( o de 40 GB) não esteja ainda particionado ( provável, se é novo). Nesse caso, use um particionador primeiro, depois formate-o em FAT32. Pessoalmente, quando faço isso primeiro retiro o HD no qual não quero alterações e coloco o HD novo como master; uso o disquete do Win98 com o FDISK para particioná-lo, formato-o com o FORMAT e pronto. Depois troco o jumper, coloco os dois e vai...
Concordo que o fato do HD ser novo e 'zerado' não devia interferir, mas... nunca se sabe!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline psicothico

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2007, 23:54 »
Valeu! vou tentar a sua dica e depois digo se deu certo.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2007, 00:02 »
Certo... por hoje estou encerrando, mas volto ao ar amanhã à noite. Em tempo: você pode usar qualquer outro particionador (GDISK, GParted, Partition Magic...), claro. É que nunca tive problemas instalando o Ubuntu num HD já particionado e formatado, então talvez seja isso. Mas realmente recomendo desligar o outro para evitar problemas... Boa sorte!  :)

VB5

Offline psicothico

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2007, 12:06 »
Desisti...

Passei a semana inteira tentando instalar o ubuntu 7.04 e não consegui, por causa desse problema de não conseguir fotmatar o hd para ext3. Tentei o Fdisk, formatei com o disco de inicialização do win98, com a ferramenta que vem no próprio ubuntu, mas nada consegui. Possivelmente o programa de formatação para ext3 que vem no cd do ubuntu esteja com problema.

Enfim, eu gostaria de aderir à comunidade Linux, mas acho que a dificuldade de instalação é algo fortemente desanimador. Fiquei empolgado quando vi a interface pelo live CD e pelos vídeos postados no YouTube, mas decepcionei-me na tentativa de instalá-lo.

Não deixo a comunidade sem oferecer nenhuma contribuição. Seguem algumas sugestões que os colegas mais experientes podem levar às equipes de programadores:

- verificar se há algum tipo de problema com o software de formatação do HD para ext3, que é rodado na instalação do ubuntu 7.04

- verificar se há incompatibiliade de qualquer tipo com determinados hds (acho improvável, mas nunca se sabe...) - tentei instalar o ubuntu num hd Maxtor de 40 gb 7200 rpm

- testar exaustivamente a compatibilidade dos drivers e periféricos com o ubuntu - sei que isto já e feito e comunicado pelos fóruns, mas explico: cabe incorporar a idéia de que "ninguém deve precisar do fórum para aprender a instalar o ubuntu" e que "o fórum deve ser destinado às situações mais difíceis e imprevisíveis". Em outras palavras, a instalação do ubuntu deve ser tão fácil que permita o usuário comum fazê-la sem a ajuda do fórum. O usuário comum não deve precisar conhecer hardware e programação para conseguir usar o ubuntu, deve apenas instalá-lo e utilizá-lo. Os usuários "experts" têm melhores condições de contribuir com as sugestões de aprimoramento.

- formar um "banco de drivers" (também imagino que esteja em andamento). É importante estabelecer parcerias com os fabricantes de hardware para que desenvolvam drivers baseados em linux. Mesmo aqueles fabricantes de hardwares operados por drivers proprietários certamente se interessam por fornecer seus produtos às comunidades de open source. Cabe, aí, reunir em um "banco" os drivers destes fornecedores, para facilitar a instalação do linux. O ideal é que estes drivers sejam automaticamente baixados durante ou logo após a instalação do OS.

Estas proposições têm p intuito de deixar o ubuntu mais atraente para o usuário comum. Eu desejo que o ubuntu se torne uma "coqueluche", e tome o lugar do windows como o OS preferido do grande público.

O que me desapontou é que eu, que não sou usuário mediano (talvez uma classe "média-alta" de usuário) tive dificuldade em instalar o OS, é porque ele talvez não seja ainda tão fácil de usar como seria desejável. Pretendo voltar a tentar instalá-lo daqui a um ano, pois aposto que muitas melhorias devem ter sido efetuadas.

até o futuro...

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2007, 12:24 »
Não sei se não estou entendendo tudo errado... Você está tentando formatar o HD já em EXT3, antes de iniciar o processo de instalação do Ubuntu? É que para mim ( com o Edgy) isso não foi necessário; o próprio Ubuntu transformou  a partição FAT32 em EXT3 sozinho.
Ainda assim, o disco do Win98, evidentemente, não pode criar partições EXT3, mas os outros particionadores sim. Só posso imaginar que o HD esteja defeituoso... tentou instalar um Win nele para ver se funciona?

Outra coisa, se me permite: não desista!... também tive várias dificuldades no início, mas com a ajuda do pessoal aqui, consegui resolvê-las uma a uma, e hoje só uso o Ubuntu. Ficar livre vale o esforço, eu garanto!...

VB5

Offline psicothico

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2007, 13:03 »
oi VB5

eu tentei, primeiramente, deixar que o instalador do ubuntu fizesse a formatação para ext3. Entretanto, como não deu certo, usei a ferramenta que vem no live CD (gnome... esqueci o nome, alguma coisa com device ou disk) para formatá-lo para ext3 e criar o swap. Também não deu certo. Tentei todo o resto (fdisk, formatar para fat32 com o boot do win98, etc.) e nada.

Pensei que o instalador do live cd pudesse estar com defeito. Procurei o alternate cd, mas a página de download só me oferecia o live. simplesmente não encontrei o alternate cd.

Não sei mais que hipótese testar. Devo tentar, no futuro, comprar outro hd (pois só pode ser defeito dele), mas também não sei se vai dar certo ou se o investimento será perdido.

Digamos que minha relação com o linx não acabou. "estou dando um tempo". vou procurar conhecer gente que mexa com isso e que possa me dar uma ajuda presencialmente. sei lá...

obrigado pela força

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2007, 13:47 »
Quando quiser, estaremos por aqui   :D...  eu também fiz várias tentativas de aproximação com o  Linux (Guarany, Kurumin, etc...) antes de tentar realmente  com o Ubuntu. Fico pensando que o problema que você encontrou não deve ser do Live CD (ou outros também o teriam tido); tudo me leva a desconfiar do HD. Já encontrei mais de um, de marcas e modelos diferentes, que apesar de parecerem perfeitos recusavam qualquer formatação. Para tirar a dúvida, como disse, tente instalar nele um Windows qualquer...

Boa sorte, e repito: apareça quando quiser!...

VB5