Assunto ,particionamento

Iniciado por Touro, 06 de Abril de 2007, 21:04

tópico anterior - próximo tópico

Touro

boa noite a todos ,muita falta me vai fazer este forum ,ja esta adcionado nos favoritos para esse efeito .
Vou comentar a minha experiencia em linux (ubuntu).
A minha experiencia nao foi muito boa ate entao ,da primeira x quando tentava instalar o ubuntu ja com um sistema operativo instalado (XP),ja nao me lembro bem como foi o caso ,mas optei por instalaçao ou particionamente automatico porque nao consegui entender bem como faze-lo manualmente.
O resultado disso foi que perdi todo um disco ,reconheci q tinha errado e da proxima x tudo ia correr bem .
O que eu pude perceber do ubuntu agradou me bastante ,nao sei porque mas achei mt bom ,todo o sistema ..aplicativos ,tanto que resolvi voltar a instalar numa proxima oportunidade ,que foi hj à pouco.
Tinha dois discos ,a minha ideia era dividir um de 40 Gb ao meio e ter uma partiçao para cada sistema operativo de 20 Gb e mais um disco à parte .
Mais uma vex incrivelmente ,perdi tudo tive de proceder outra x a formataçao e posterior instalaçao do win XP .
Ontem e hj estive a trabalhar afincadamente ,estava inclusive a trabalhar um banner para um forum ,e perdi tudo . Nao sei se ainda poderei recuperar com algum software especializado ,acabou de me ocorrer essa ideia .
voltando ao assunto inicil ,perdi tudo porque ? porque mais uma x falhei na parte do particionamente ,alonguei a barra de espaço do disco ao maximo ,nao percebi bem , o disco acho que foi o correcto vi pela secçao de particionamente .

Foi um começo bastante infeliz ,mas nao desisti de instalar o ubuntu por isso peço que ilucidem relativamente a este assunto ,para um dia mais tarde poder instalar sem problemas ,ja vi na thread para iniciados
esta pagina aqui ,http://www.iniciantelinux.hpg.ig.com.br/instalacao.html  so que da uma ideia muito superficial e deve ser por eu estar demasiado cansado hj ,que nao consigo perceber mais .
cumprimentos a todos
obrigado

OX_Wanderson

Também sou iniciante no UBUNTU, mas de tanto perder o modo gráfico, fiquei até craque em instalar o Ubuntu.

Vamos lá:
Logo depois de configurar o idioma, a hora, teclado, etc, chega na parte da setinha e tem 3 ou 4 opções pra escolher como deseja instalar o Ubuntu no HD.
Escolha a última mensagem: Editar manualmente...

Se você já tem o XP (NTFS) instalado e ocupando o HD todo, simplesmente clique com o botão direito nele e clique em Redimensionar/Mover.
Eu deixei 16 GBs pro XP, 8 GBs pro Ubuntu e 1,5 GBs pro Linux-swap (que é como se fosse a memória virtual dele e que é obrigado a criar).

Redimensione o tamanho de cada sistema operacional para as suas necessidades, crie o linux-swap e termine a instalação.

Espero que tenha entendido.

[]'s

zoroastro

amigo, como nosso amigo acima, também sou iniciante do linux
mas sobre vc ter perdido seus dados, acho que posso te ajudar
de uma olhada neste aritgo:  http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=3350&zoneid=24&resumo=

bem, o que eu te digo é pra ter cuidado na fase 6/7 de instalação do Ubuntu !
ateh mais

Touro

Boas tardes ,
Desculpem me ,terminei abruptamente o meu post da ultima x devido ao cansaço mesmo.

OX_Wanderson ,acho que percebi bem ..
esse passo que referiste ,depois de eu criar as partiçoes ,alocar espaço para as partiçoes do ubuntu ,é automatico nao precisa de mais nada ?
porque eu nao entendo depois aqueles 3 destinos ,nao sei se assim aparece isso ,em que diz q uma sera para o swap (obrigatorio) outro para nao sei que e etc.
Esta ultima x ,eu tinha 2 disco um particionado o outro nao ,ele foi me buscar ,nesse passo uma partiçao em cada disco ,fiquei com medo de perder tudo ,nao achei q assim estivesse bem ,e recuei.
Esqueci me de falar que da forma q eu procedi da ultima x nao correu o ubuntu ,deu crashe na instalaçao .

zoroastro ,obrigado ja recuperei alguns dados recorri a um programa recuperaçao de dados infelizmente nao encontrei um com que ja tinha trabalhado e que me agradou bastante na altura .obrigado na mesma

cumprimentos a todos

Vou dar uma olhada pelos post's ja existentes ,que deve ter muita materia a falar do mesmo ,caso tenha mais duvidas