Autor Tópico: Fiz besteira!!  (Lida 2215 vezes)

Offline takeso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Fiz besteira!!
« Online: 05 de Abril de 2007, 23:34 »
O negócio é o seguinte.

Sou novato no Ubuntu portanto dai vem as besterias.
Tava tentando configurar um joystick e acabei apagando o /dev/input acidentalmente dei um rm -rf. Ai parou de rodar o beryl, meu pendrive não reconhece mais etc. Agora vem a pergunta tem como reparar esse erro de lamer ou tenho de partir pra reinstalação.

[  ]'s

Valeu

Estou utilizando Ubuntu 6.10 Edgy + beryl

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Fiz besteira!!
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2007, 23:49 »
reinstala... o bendito "rm -rf" apaga tudo sem direito nem a lixeira...

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Fiz besteira!!
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2007, 00:15 »
O "sudo" deve ser sempre usado com cautela. É importante analisar o comando que você está dando, pois ele pode comprometer seu sistema. Lembre-se que, como super usuário, você tem controle total sobre a máquina. É por isso que você tem que pôr a senha toda hora.

Offline Blues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • A prática leva à perfeição, menos na roleta russa.
    • Ver perfil
Re: Fiz besteira!!
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2007, 10:20 »
Hehehehe... é esse tipo de coisa que torna a vida emocionante... lembro uma vez (no DOS) que apaguei todos os arquivos .DOC quando na verdade era pra apagar os .BAK. Quase fui demitido, hehehe.

Reinstala ae, véio... mas não esquece de criar uma partiçao só pra gravar seus arquivos pessoais, assim não precisa fazer backup deles pra reinstalar.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Darcamo

  • Visitante
Re: Fiz besteira!!
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2007, 12:31 »
Com uma pesquisa rápida descobri o comando mknod que cria um dispositivo no /dev mas precisa de duas informações sobre o dispositivo o "major number" e o "minor number". No mesmo lugar em que achei isso também dizia que a melhor maneira de criar os arquivos de dispositivo é com o script MAKEDEV (maiúsculo mesmo).

No man do MAKEDEV vi uma opção chamada update que talvez resolva
Seria algo como
MAKEDEV update
Tem também uma opção "-n" que não faz nada. Ao invés disso apenas diz o que seria feito sem o -n.

Rodei aqui na minha máquina como usuário comum (pra não ter perigo)
MAKEDEV -n update
e ele imprimiu uma lista grande com todos os dispositivos que seriam criados, incluindo o /dev/input/*  (input é uma pasta e dentro dele ficam alguns arqivos de dispositivo).

Dessa forma talvez simplesmente rodar o comando
MAKEDEV update
como root ou com sudo na frente resolva seu problema.

Mas isso foi o que encontrei com uma pesquisa e não posso me responsabilizar se seu sistema se comportar estranho depois. Mas se vc pretender reinstalar tudo de qualquer maneira então tenta isso antes que pode lhe poupar o trabalho. Se o resultado não for o esperado vc já ia reinstalar tudo mesmo então não vai estar perdendo nada. Se der certo posta aqui para sabermos.