Autor Tópico: Mini resenha: decepcionante Kurumin 7  (Lida 43815 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Mini resenha: decepcionante Kurumin 7
« Online: 05 de Abril de 2007, 01:14 »
Não encarem esse tópico como flame, é apenas um depoimento.

O que me motivou a postar esse tópico foi a péssima experiência que tive com o kurumin essa semana. Apesar do belo site que é o guiadohardware.net, uma bíblia sobre linux.

O kurumin se diz voltado para iniciantes, eu particularmente não sei muito bem porque. Eu não o recomendaria de maneira alguma para um amigo que queira se iniciar em linux. Um ubuntu ou mandriva, me parecem muito mais atraentes para os novos usuários. 
Só tive a oportunidade de testar  o kurumin 7 e é dele que tenho propriedade pra comentar. Foi uma terrível decepção:


 
-Ele visualmente não me agrada, e pelo que pude ver, também não agrada a boa parte dos usuários do fórum. Não é uma preocupação dos mantenedores ("s"? = Morimoto). Mantém as caracteristicas do KDE  original, apenas mudando o wallpaper e o splash. Para eles ("s"?) isso é perfumaria. Falta aí um pouco de sensibilidade para perceber o quanto isso é importante para despertar o interesse dos usuários que estão chegando.

-Menu K bastante bagunçado, com vários softwares pra fazer a mesma coisa e confudir a  cabeça do inciante. Há 3 opções de terminal(!), pelo amor de deus...

-O fórum do kurumin tem exatas 3(!!) sessões. Mais desorganizado do que isso é impossível.         

-E para fazê-lo funcionar tive uma série de problemas: com a adsl, driver nvidia, codecs...

-Sem contar que ele é baseado no desatualizadíssimo debian etch. Kurumin 7 "versão 2005". É melhor do que usar testing/unstable e ter que reinstalá-lo todo mês(depoimentos no próprio fórum), admito, mas não é melhor do que os repositórios atualizados do ubuntu, mandriva ou opensuse.



Eu realmente acho um crime, o morimoto não usar a fama do seu kurumin - e o excelente portal de tutoriais que tem - pra fazer com que winusers tenham uma transição agradável.
Só pra acrescentar como exemplo: Um amigo meu, Gustavo, foi provar o tal linux, usou o kurumin(que já tinha ouvido falar) e detestou: "linux nunca mais". Eu o apresentei ao ubuntu. Agora ele usa linux.   

Imaginem se o morimoto aproveitasse a sua extensa documentação linux, sua grande comunidade e o mind share de sua distro, e promovesse uma união com as outras distros nacionais, que possuem estrutura bem menos amadora, identidade visual, portal próprio, fórum organizado e uma ou outra feature a mais.

Não sei se tudo isso é por orgulho ou conservadorismo do Morimoto, não o conheço, mas o kurumin me parece um desfavor a comunidade linux e ao processo de inclusão de mais usários ao mundo do software livre.

Não encarem esse tópico como flame, é apenas um depoimento.


   
« Última modificação: 06 de Abril de 2007, 14:50 por gabriel0085 »

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2007, 03:51 »
Grandes palavras...quando comecei no mundo linux...eu fui pro Kurumin ! E usei ele por muito tempo...e mesmo assim não discordo de você em parte nenhuma... O fórum do kurumin realmente é uma bagunça...tinha um membro aqui..não lembro qual...que a assinatura dele era "Uma boa distro, companha um bom fórum" algo assim ; ) Ou seja, hehehe....sem comentários né ??

O pior do kurumin é o menu K....vc vê lá...3 opções de terminal.... no menu "Escritório" vem uns 20 editores de TEXTO sem brincadeira !!! Um grande linux pros usuários mudarem seria o "flamelix"

3 Fotos dele !
http://www.famelix.uach.cl/imgpantallas/JuegosFull.jpg

http://www.famelix.uach.cl/imgpantallas/OfficeFull.jpg

http://distrowatch.rospot.com/images/screenshots/famelix.png

Acho ele bom pra usuários MIGRAREM devagar....pois ele tem a cara do XP...depois disso... Ubuntu neles : P

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2007, 08:39 »
Gabriel só não entendo uma coisa, você pelo que pude notar sempre posta tópicos com um ar de indignação com o mundo linux acredito que isso deve se ao fato de que as suas experiências anteriores não terem sido muito produtivas mais eu não vejo isso como um empecilho aos iniciantes.

Iniciantes no Linux tem que ser pelo menos usuário intermediário no Windows não adianta querer enfiar goela abaixo um novo modelo de SO em pessoas que a única referencia é o Windows na forma mais descomprometida de uso ou seja somente navegar na internet e nem ao menos saber instalar e desinstalar um software corretamente.

Linux é um SO para autodidatas pessoas interessadas em adquirir conhecimento, se o usuário não quer saber como funciona o gerenciador de pacotes de sua distribuição e se nem ao menos sabe o que é gerenciador de janelas desculpe o linux em nenhuma de suas variantes é pra ele!
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2007, 08:44 »
-O fórum do kurumin tem exatas 3(!!) sessões. Mais desorganizado do que isso é impossível.         

O Fórum do Kurumin era excelente. Tinha até um endereço próprio, gente prestativa, várias sessões, etc. Aprendi uma grande base de conhecimento através dele. Ele(s) desativaram sem aviso por um longo tempo e colocaram as 3 sessões dentro do fórum do Guia do Hardware.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2007, 09:09 »
A produção cultural reflete o valores da sua nação. O Brasil é assim, você queria o que? Isso é até uma forma de produção da identidade cultural. Brasileiro tem o carater de não ser organizado e desperdiçar tudo que tem sem fazer um uso racional de tudo que a natureza lhe provém. Como meu mundo não são computadores absolutamente, vejo pelo âmbito da estética. Como cada um tem sua personalidade. Um é mais bagunçado, outro é mais certinho, você pode dar uns toques, mas não pode atacar a coisa na sua estrutura. Seja como a agua sulcando a terra e não como a bomba explodindo o oriente.

boi

  • Visitante
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2007, 09:10 »
O grande problema do Kurumin é continuar sendo baseado no Debian. Para ter um sistema mais ou menos atualizado, eles são obrigados a usar os pacotes instáveis. É por isso que não é recomendável atualizar o Kurumin, no Debian unstable é comum um apt-get upgrade detonar o sistema. Está cada vez mais inviável usar tanto o Debian quanto as distros baseadas nele, inclusive o Kurumin.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2007, 11:49 »
-Ele visualmente não me agrada, e pelo que pude ver, também não agrada a boa parte dos usuário do fórum. Não é uma preocupação dos mantenedores ("s"? = Marimoto). Mantém as caracteristicas do KDE  original, apenas mudando o wallpaper e o splash. Para eles ("s"?) isso é perfumaria. Falta aí um pouco de sensibilidade para perceber o quanto isso é importante para despertar o interesse dos usuários que estão chegando.

Considero o Mr. Morimoto um excelente programador, um doutor em informática e linux porém vejam as minha considerações:
Eu usei o kurumin desde a versão 2.10, 2.13, 2,20, 2,21....até a versão 5 porém tive uma discussão com Mr. Morimoto sobre o assunto de "perfumarias", eu disse que ele não se preocupava com temas, icones, organização do KDE, etc e a resposta dele foi enfática: - Isso não é meu trabalho, deixo para o pessoal do forum decidirem, para mim isto não é importante.
Veja o que ele diz sobre o bootsplash:
Ele é um recurso puramente cosmético, que ainda por cima dá um trabalhão para instalar e desenvolver um tema de aparência legal.

O KDE do kurumin é bagunçado desde a primeira versão e não se alterou nada, muitas coisas e algumas repetidas em lugares diferentes, os icones são os mesmos também, etc.
Lançaram o kurumin 7.0 e pensei, será que esta versão vai ser diferente das outras??? Engano meu, a mesma desorganização.
O que se salva são os scripts que funcionam e o clique aqui porém não me adaptei com o kurumin.

Passei a usar o Kubuntu pois não gosto do gnome (nada contra, somente não me fez a cabeça) porém tem que instalar muitas coisas para rodar legal (superkaramba, amsn, etc).

Partir para o Big Linux pois é baseado no Kubuntu, utilizando os repositórios do Ubuntu e alguns independentes, achei excelente, com vários programas pré-instalados, comunidade forte, etc, recomendo www.biglinux.com.br. Inclusive vai sair o Biglinux 4.0 baseado no Kubuntu 7.04, será muito bom.

O sucesso do Bill Gates é descrito como marketing
"A questão do sucesso não a coisa funcionar e sim conseguir vender o que não funciona"

Resumindo:
O que chama atenção é o visual e depois vc vai ver se funciona bem.
O kurumin funciona bem porém não tem um bom visual. Não vende, não atrai.
O windows não funciona bem porém tem um excelente visual. Vende, atrai.
O Linux é poderoso em configurações, que surpreende qualquer um basta disposição e interesse para querer fazer.


boi

  • Visitante
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2007, 12:33 »
Versuri:

Aí eu discordo de você. O Kurumin não tem objetivo comercial, ele não está sendo vendido pelo Morimoto. Portanto é bem compreensível que ele queira se concentrar em outros aspectosmais importantes, deixando o visual em segundo plano.
É bom o software ter um visual agradável, mas isso é secundário, o importante é ele funcionar bem. Do contrário, seria apenas um embuste. Para uma empresa não é tão importante que o software seja bom, o importante é que ele venda, por isso se investe tanto em perfumaria e marketing. O objetivo é o dinheiro. Mas para os desenvolvedores de software livre, a coisa é completamente diferente.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2007, 15:19 »
Transformaram meus tópicos em apologia de drogas. Se danaram, troquei o pinguim.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2007, 15:21 »
Se um software tem que funcionar bem, mais um motivo para falar mal do Kurumin. Além do menu bagunçado e do visual feio, ele também dá mais problema do que o windows 2000 que uso aqui em casa. Qualquer atualização e os ícones mágicos não funcionam mais.

Como o Versuri, recomendo o BIG Linux: baseado na versão Long Term Suport do Ubuntu (6.06), é completo e fácil de usar. Até uma atualização do sistema não dá pau. É o Linux que usei por mais tempo sem precisar reinstalar. Depois que o conheci, recomendo a todos os usuários novatos que conheço.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2007, 16:33 »
Olha, como estou chegando agora digo pra vocês o que nós das camadas inferiores e excluidas das personalidades fortes e elitistas opositoras de todo comercialismo pensamos do Kurumim: Ele vinha num CD e rodava sem instalar. Acho que é por isso que é Kurumim, porque é pequeno. O resto é apenas desenvolvimento. O cara quer se isolar do mundo capitalista, é uma opção dele, vai ser atormentado pelos ogros malditos na solidão do quarto escuro iluminado pelas luzes da sua própria incompreensão da genialidade humana.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2007, 16:38 »
Olha, como estou chegando agora digo pra vocês o que nós das camadas inferiores e excluidas das personalidades fortes e elitistas opositoras de todo comercialismo pensamos do Kurumim: Ele vinha num CD e rodava sem instalar. Acho que é por isso que é Kurumim, porque é pequeno. O resto é apenas desenvolvimento. O cara quer se isolar do mundo capitalista, é uma opção dele, vai ser atormentado pelos ogros malditos na solidão do quarto escuro iluminado pelas luzes da sua própria incompreensão da genialidade humana.

Vc poderia traduzir?????   rs

Piras

  • Visitante
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2007, 16:58 »
A produção cultural reflete o valores da sua nação. O Brasil é assim, você queria o que? Isso é até uma forma de produção da identidade cultural. Brasileiro tem o carater de não ser organizado e desperdiçar tudo que tem sem fazer um uso racional de tudo que a natureza lhe provém. Como meu mundo não são computadores absolutamente, vejo pelo âmbito da estética. Como cada um tem sua personalidade. Um é mais bagunçado, outro é mais certinho, você pode dar uns toques, mas não pode atacar a coisa na sua estrutura. Seja como a agua sulcando a terra e não como a bomba explodindo o oriente.

Queira perdoar-me, mas isto é puro preconceito dissimulado por belas palavras. Uma das distribuições de organização mais racional que conheci, o Kalango, era brasileiríssimo. Compare os menus do Kalango com aquele horror que se vê no Kurumin: eles não são produtos de "culturas" distintas, mas de distintos modos de ver o Linux e, particularmente Linux para uso desktop.

Para mim, o que atrapalha o Kurumin, tal como já está acontecendo também com outras distros de excelente reputação,Morphix e Kanotix, é excesso de personalismo combinado com dogmatismo: os "grandes ditadores" de cada uma delas não conseguem mais escapar aos seus próprios dogmas. E não são nada sensíveis ao que diz a comunidade criada em torno de seus projetos.

Por esta razão, aprovo plenamente projetos como Sidux e Resulinux, onde a gestão é muito mais democrática e cooperativa.


O Morimoto esquece que aquela desgraça que é o menu do KDE em sua distro não é um problema de aparência, mas sim de organização! E também não é muito racional na seleção de aplicativos: parece que o seu gosto particular conta muito mais que algum princípio ou critério objetivo.


Citar
O grande problema do Kurumin é continuar sendo baseado no Debian. Para ter um sistema mais ou menos atualizado, eles são obrigados a usar os pacotes instáveis. É por isso que não é recomendável atualizar o Kurumin, no Debian unstable é comum um apt-get upgrade detonar o sistema. Está cada vez mais inviável usar tanto o Debian quanto as distros baseadas nele, inclusive o Kurumin.

Acho que o sucesso de distribuições como Sidux e Parsix contradiz de algum modo essa tese. No entanto, concordo que o constante anacronismo das versões estáveis do Debian torna bastante difícil a vida das distros derivadas. Utilizar uma versão estável do Ubuntu, como faz o BIG com o Ubuntu Dapper, parece de fato uma opção ligeiramente melhor hoje em dia.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2007, 17:00 »
Vou fazer como vocês fazem aqui no fórum. Exemplificar:

Eistein não gostou de ver suas teorias servirem de base para a pesquisa com reaçâo nuclear atômica.

Santos Dumont não gostou de ver sua tão explêndida, histórica, bela, e todos os demais adjetivos imagináveis, obra, o avião,  ser usado nas grandes guerras.

Se eles pudessem impediriam que suas invenções e desenvolvimentos chegassem às mãos de quem não sabe usá-los, para impedí-los de cometer imprudência. O grande problema é que se não se dá ouvidos à humanidade, não se sabe a medida do que se deve ser. Satisfazer a si próprio não é melhor do que satisfazer a muitos. O problema é que os desejos da maioria dos homens é fútil. Eles se deixam pensar facilmente, não se apropriam de sua cultura, não conhecem a dimensão cultural do indivíduo.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Mini resenha: decepcionante Kurumin
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2007, 17:24 »
Citar
Olha, como estou chegando agora digo pra vocês o que nós das camadas inferiores e excluidas das personalidades fortes e elitistas opositoras de todo comercialismo pensamos do Kurumim: Ele vinha num CD e rodava sem instalar. Acho que é por isso que é Kurumim, porque é pequeno. O resto é apenas desenvolvimento. O cara quer se isolar do mundo capitalista, é uma opção dele, vai ser atormentado pelos ogros malditos na solidão do quarto escuro iluminado pelas luzes da sua própria incompreensão da genialidade humana.

twelvetribes, olha, já que você tá falando sobre exclusão, lembremos que a linguagem - como diria nosso tio Habermas - é umas das formas mais primitivas de exclusão, e as elites fazem muito uso desse artifício para manter seu status quo.

Você parece ser um cara inteligente, eu realmente  queria ouvir sua opinião, mas tá difícil de entender seus  posts...=P...

Conhecimento se compartilha assim, quando todos conseguem ser compreedidos entre si.

ps - continua postando, sua opinião e a de qualquer pessoa são sempre bem vindas...mas seria mais enriquecedor se todos pudessemos nos compreender.

Boa sorte, falows