Mini resenha: decepcionante Kurumin 7

Iniciado por gabriel0085, 05 de Abril de 2007, 01:14

tópico anterior - próximo tópico

twelvetribes

CitarQueira perdoar-me, mas isto é puro preconceito dissimulado por belas palavras. Uma das distribuições de organização mais racional que conheci, o Kalango, era brasileiríssimo. Compare os menus do Kalango com aquele horror que se vê no Kurumin: eles não são produtos de "culturas" distintas, mas de distintos modos de ver o Linux e, particularmente Linux para uso desktop.

Para mim, o que atrapalha o Kurumin, tal como já está acontecendo também com outras distros de excelente reputação,Morphix e Kanotix, é excesso de personalismo combinado com dogmatismo: os "grandes ditadores" de cada uma delas não conseguem mais escapar aos seus próprios dogmas. E não são nada sensíveis ao que diz a comunidade criada em torno de seus projetos.

Por esta razão, aprovo plenamente projetos como Sidux e Resulinux, onde a gestão é muito mais democrática e cooperativa.

O Morimoto esquece que aquela desgraça que é o menu do KDE em sua distro não é um problema de aparência, mas sim de organização! E também não é muito racional na seleção de aplicativos: parece que o seu gosto particular conta muito mais que algum princípio ou critério objetivo.

Então, foi o que eu disse: Excesso de personalismo. Pra manter a sanidade mental é necessário descer ao nível do vulgo, ouví-los e entender qual é sua própria história, uma vez que não se pode substituir Deus (Esse foi o propósito do demônio, sem propaganda religiosa). Esses desenvolvimentos brasileiros já chegaram e poderiam chegar mais ainda a alavancar um desenvolvimento na pesquisa científica nacional, uma vez que, é sabido, barateia os custos. Poderíamos salvar muitas vidas se economizássemos com tecnologia e investíssemos em pesquiza. Quem sabe nos tornássemos pessoas mais felizes em nosso orgulho ao conviver em harmonia com a natureza e na racionalização dos meios.

twelvetribes

Gabriel, entenda muitas das coisas que eu falo como uma poesia particular. Quando eu quizer ser entendido eu me farei inteligível à pessoa que necessitar do conhecimento que eu trago. Quando eu falo pra uma pessoa eu entro no horizonte psicológico dela e converso de igual pra igual. Isso não quer dizer que eu esteja zombando, mas que sou um amante da linguagem e faço isso a todo momento. É que estávamos falando de personalidade frente a decisões diplomáticas. No momento estou me candidatando aqui em Curitiba por um partido de esquerda (não estou fazendo propaganda), e tenho que medir o que falo a todo momento, mas se não falar, alguém falará por mim. Todas as minhas decisões políticas, no entanto, voltando ao assunto, também, são voltadas para o aspecto comercial, politiqueiro, mercadista, mercadológico, influenciador de vidas humanas. Se sei que uma coisa é errada procuro não participar. Mas quanto a criticar um projeto de outro que é distribuido gratuitamente e fazer duras críticas estéticas a ele é magoar a pessoa em suas convicções pessoais. Eu por exemplo, tive de trocar o meu pinguim mas não abrirei mão da minha personalidade que é tudo que tenho de mais verdadeiro.

twelvetribes

A linguagem relamente exclui. Mas do outro lado, onde a pessoa nunca leu um livro, existem unhas e dentes. Eu nunca briguei, nem na escola. Sou da paz. Entretanto nas Elites existe uma falta de humanidade lamentável. O embate de egos tranforma as pessoas em criaturas frustradas e infelizes.

twelvetribes

Se o kurumim é uma decepção, qual a distribuição brasileira que pode dar certo? E porque ainda não deu? O que acham?

Versuri

Citação de: twelvetribes online 05 de Abril de 2007, 17:58
Se o kurumim é uma decepção, qual a distribuição brasileira que pode dar certo? E porque ainda não deu? O que acham?

Conhece o Dreamlinux?

gabriel0085

Citartive de trocar o meu pinguim mas não abrirei mão da minha personalidade que é tudo que tenho de mais verdadeiro.

twelvetribes,
Concordo com você, não devemos abrir mão de nossa personalidade, principalmente numa sociedade repressora e estereotipizante como a que vivemos, no qual somos coagidos diariamente a fazê-lo.

No entanto, convivência em comunidade, em meio a diversidade, requer concessões de todas as partes.   

Sabe, é comum no mundo linux (não tanto no fórum do ubuntu, talvez por isso eu o frequente), usuários experientes tratarem mal os iniciantes. Muitas vezes nem se trata se agressividade gratuita ou ostentação de conhecimento, mas sim, falta de habilidade para lidar com a diversidade, e buscar um entendimento mútuo.

O que me encantou no universo linux foram os seus belos princípios, de comunidade e compartilhamento de conhecimentos. E é nisso em que me baseio quando posto alguma coisa por aqui: me aproximar das pessoas a que respondo,  buscando entender e me fazer entender, para que possa existir comunicação plena e cumplicidade de idéias, sem pra isso, ter de me desfazer de minha identidade.

gabriel0085

CitarMas quanto a criticar um projeto de outro que é distribuido gratuitamente e fazer duras críticas estéticas a ele é magoar a pessoa em suas convicções pessoais.

Neste caso, eu tenho total consciência de que o Morimoto deve ter suas convicções pessoais para manter sua distro num nível de qualidade, para muitos inferior ao de outras distros nacionais. Ele tem todo o direto de fazê-lo, isso é liberdade. Respeito as opiniões dele, e de maneira alguma pretendo ofendê-lo com os meus comentários.
Eu considero que toda crítica construtiva é válida no aprimoramento de algum projeto.
E o que discuto ao fim do tópico é se a comunidade linux, como um todo, não estaria perdendo com as posturas do Morimoto, já que penso que a fama e o grande número de usuários do kurumin, se melhor aproveitados, poderiam produzir grandes frutos.

Screwball

O Kurumin é bom dentro daquilo que ele se propõe a ser: um live-CD.

Para ser usado como sistema instalado, ele é muito frágil.
Quer quebrar seu kurumin instalado?

Faça:

apt-get update
apt-get upgrade ou apt-get dist-upgrade

Isso que fazemos tranquilamente no Ubuntu, detona todo o Kurumin.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

twelvetribes

Eu ainda estou em fase de desintoxicação do windows. Tenho dois sistemas operacionais funcionando no computador. Quando estiver conhecendo bastante de Linux vou passar a experimentar essas distribuições pra ver qual é viagem. Pra isso preciso de um pouco de autonomia. Tenho um CD do Kurumim que ganhei de um amigo que solícito gravou e me levou até o trabalho. Pelo que eu saiba, o embate de egos é natural, uma vez que estamos numa comunidade onde a crítica é necessária pra aprimorar a qualidade do que é produzido. Isso faz com que ganhemos o vigor intelectual para nos lançarmos na busca do novo sem medo de cair na frustração ou no sucesso que não traz felicidade alguma.

twelvetribes

Na adolescência e alguns amigos reclamávamos da exclusão ao contrário. Éramos muito inteligentes (segundo as notas de boletim e os próprios professores de escola) e não sabíamos conversar sobre outra coisa que não aquilo que participava de nosso universo proto - científico. E recusávamos ser pensados pela retórica do cotidiano que fala do cabelo, da roupa, da riqueza e da pobreza. Desenvolvemos o humanismo "MEC" que nos foi ensinado nas nossas classes de escola pública. Hoje brigamos pela normalização dos que vemos na mesma situação. Dizemos: Não sofra você não é diferente você não é "especial", você é igual, apenas imperativo* da natureza deixado a seu próprio destino como todos os outros.

*"Imperativo" dá idéia de "Império".

lr.gamito

Bom, acompanho o desenvolvimento do kurumin desde a versão 2.13, e ainda guardo os cds em casa, é realmente uma distribuição notavel por ter sido desenvolvida e mantida somente pelo Morimoto por tanto tempo, diz que tem uma equipe por tras, mas só vejo contribuições do tipo script "clica aqui", e esse "recurso" foi o grande empurrão que levei para abandonar o kurumin.

Passou da hora de ele passar por uma revisão geral, realemente a zona dos menus e a quantidade de programas não utilizados não é um atrativo, se ao invez disso a distro viesse com uma cara SÉRIA (e é isso que falta do kurumin) como o ubuntu, atrairia muito mais gente. De qualquer jeito, ainda é a porta de entrada para muitas pessoas no mundo linux,  e se tiverem paciência de procurar, o ubuntu chegará até eles.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

nq6

O Kurumin tem um problema grave que não se aplica a 99% das distribuições Linux, que é o ego de seu mantenedor da qual torna inacessível qualquer tipo de critica, sugestão ou tentativa de colaboração por parte do usuários.

O fórum do Kurumin é pior que a máfia chinesa. Tenta postar algo que venha a despertar por parte dos usurários um sentimento de participação, abrindo um canal de comunicação com dos usuários com o mantenedor e você terá o seu post trancado sem explicações.

Tentei abrir um topico com sugestões de organização do famigerado menu do Kurumin "ou melhor Cúrumim" e tive a pior das impressões. O pessoal começou a postar suas idéias, etc... e um dos administradores simplesmente apagou as mensagens.

Um tal de Alex Luna escreveu:
Tópico Limpo, para seguir em frente, lembrem que somente respondo ao que diz respeito o tópico, assuntos extra tópicos serão tratados como flooder ou flam

Faltou educação e principio a esse individuo, pois o mesmo apagou as mensagens e opiniões de diversas pessoas sem nenhum tipo de explicação ou motivo.

Tópico fechado: http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/700884/#post2736574

Me disseram também que o fórum não é lugar para sugestões, pois esse canal de comunicação foi cancelado. E que se eu fosse apresentar algo, eu teria que remasterizar a imagem do Kurumin, e mandasse de volta. "Isso é uma piada, vou mandar 600 MB como se fosse 60k?" Uma forma deselegante de dizer que não aceita sugestões.

Falaram que não é política do fórum abrir enquetes, ouvir os usuários em busca de melhorias, e que tópicos desse tipo seriam fechados. Isso é no mínimo ridículo.

Me criticaram por sugerir mudanças na interface e na organização do menu, um dos moderadores deu uma indireta que eu teria que ser um programador e melhorar um dos scripts para ter um pouco de receptividade. Nesse momento disse que a comunidade do Ubuntu é muito mais receptiva e que tem um lema totalmente diferente, postando as diversas maneiras que os usuários do ubuntu podem ajudar a comunidade. Ai citei nossa política: Ajude a Traduzir / Reporte Bugs Encontrados / Responda aberturas de Suporte / Ajude em Forums e Listas de Discussão / Ajude no Visual e Design do Ubuntu / Ajude na Documentação  / Debata sobre o Ubuntu via Chat / Promova o Ubuntu e o Software Livre seja um embaixador do Ubuntu.

Resumindo, pude notar que o fórum do kurumin é extremamente desorganizado, que os moderadores são mau educados, verdadeiros carrascos de plantão. A unica utilidade desse fórum para seus usuários é postar duvidas bobas. Evite um post participativo ou coisa do gênero. É proibido pensar, diagnosticar falhas e problemas ou coisas do gênero, seja apenas mais um, e ponto final.

Também pude constatar que esse Morimoto quer é mesmo é auto-promoção, vender seus livros e copias do Kurumin pelo site. E cultivar seu status. Notei que o mesmo está pouco se lixando para o que os usuários pensam e nunca vai abrir um canal de comunicação amplo e verdadeiro em pro de uma melhoria na organização, visual e estabilidade do sistema.

Pocha! Vai dar um trabalhão, só sou eu mesmo pra fazer tudo... Ah!!!! .... Acho que ele pensa isso....

Também aprendi que o Kurumin não é a melhor solução para os usuarios leigos vindo do Windows e sim o Ubuntu 7.04. O Kurumin hoje é a escoria do mundo Linux, um sistema instável, amador, cheio de falhas, desorganizado, com um monte de scripts famigerados que desestabilizam o sistema. Com um menu que parece com o côco do cavalo do bandido, sem contar na duplicidade de programas. Também temos aquela logo marca ridícula e um papel de parede de gosto duvidoso. Sem falar na falte de repositórios propios e de uma comunidade participativa. Resumindo é um lixo.

Morimoto teve tudo nas mãos para ser um expoente do mundo linux no Brasil. O mesmo poderia ter unido talentos, fazendo parcerias, buscando interagir sua grande comunidade na melhoria do sistema, criando uma grande equipe "logicamente dividindo os louros" e por ai vai. Mais seu ego não deixou que o projeto evoluísse sentido e sim na auto-promoção. Isso é patético, hoje temo um sistema Frankenstein, um fórum desorganizado, uma documentação do Kurumin doida, sem Wiki sendo um verdadeiro mangue, e uma comunidade de alienados que não pode opinar.  Usuários esses que formatam seus respectivos sistemas uma vez por mês, devido a instabilidade do sistema.

Duvido que o Morimoto use o Kurumin! Se duvidar usa o Ubuntu ou Kubuntu.....

Pra mim já deu, viva o Ubuntu e fora o Kurumin "a distro de um homem só" , esse famigerado sistema amador, que não recomendo nem para um cachorro sarnento na sarjeta.

Sem delongas,

Ps: O Morimoto é o japa da esquerda, o cabeludo eu não sei que é!
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

twelvetribes

Fiquei curioso sobre a pessoa em questão. Li algo que ele escreveu e tive a impressão de que se trata de um grande conhecedor de Linux dotado de incomparável capacidade. Talvez esteja querendo apenas se proteger ou proteger sua autonomia.

Supermouse

fico feliz de encontrar mais gente que pensa como eu, nq6...

na minha opinião, o Kurumin até teria tudo pra ser uma baita distro, tanto pela propaganda dos próprios usuários linux q sempre recomendam quanto pela funcionalidade que ele tinha uma vez.

só que o avatar do ego Carlos Morimoto conseguiu estragar totalmente a distro. sua politica "eu faço o que eu quero e os outros que se f%$!@" destruiu quaisquer esperanças que a distro tinha de se tornar o maior ícone linux no Brasil. Tanto é que distros mais recentes, como a Dramlinux, ja ultrapassaram o kurumin no distrowatch.

e o infeliz ainda teve a audácia de dar uma entrevista certa vez dizendo que os usuários de outras distros eram bobos, feios e maus por atacar projetos de linux para iniciantes como o kurumin, e que os desenvolvedores e usuarios teriam que se unir entre si e uns com os outros para deixar o linux melhor... logo ele! se o Linus Torvalds em pessoa tentasse ajudar no kurumin ele era capaz de correr atrás do cara com um machado!
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Versuri

nq6, aconteceu a mesma coisa comigo, cancelaram um tópico que falava sobre melhorias no visual e organização, fui massacrado e o Mr. Morimoto continua na dele sem se importar com isso.
O Kurumin 7.0 mantém os mesmos problemas de organização e visual (perfumarias na opinião do Mr. Morimoto) da versão 2.10.......Não recomendo o Kurumin para ninguém.

Atualmente estou feliz com o Ubuntu 6.06 (aguardo 7.04) e o Big Linux 3.0 pois é baseado no Kubuntu e utiliza os mesmos repositorios do Ubuntu e alguns próprios.