Autor Tópico: RESOLVIDO - Instalei o W. Vista, restarei o grub, mas não acesso mais o Vista  (Lida 2888 vezes)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
  Tinha instalado no meu hd sata, o windows xp e o ubuntu 6.10.

  Reparticionei com o gparted, e instalei o windows vista.

  Depois de instalado fiquei sem acesso ao ubuntu (como previsto).

  Entrei com o live cd do ubuntu e restarei o grub, seguindo a seguinte orientação:
Citar
Re-gravando a MBR
 
No caso de uma re-instalação do Windows, a MBR do HD iria ser re-gravada desaparecendo os outros SOs.
Teriamos de re-gravar o Grub nesta MBR
Muitas maneiras apareceram em mensagens neste fórum ou na internet,e uma delas, seria fazer preventivamente um backup da trilha MBR do HD.
Assim, você poderia recuperar tudo caso ocorra qualquer eventualidade. Para fazer o backup, use o comando:

# dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1

Este comando faria uma cópia do seu MBR com o nome de backup.mbr assumindo que esta trilha seja /dev/hda. /dev/sda se seu HD for SATA.
Salve o arquivo num lugar seguro e quando necessitar, usando um Live CD copie o arquivo para um local onde você possa executar o comando:
 
# dd if=backup.mbr of=/dev/hda
  Fonte: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0

  O grub foi restaurado, e o acesso ao ubuntu esta ok. Porém o grub não dá opção para entrar no Windows Vista.

  Ao dar "sudo fdisk -l" no terminal, aparece o seguinte:

Citar
Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 9729 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        2295    18434556    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            2296        7700    43415662+  83  Linux
/dev/sda3            9640        9729      722925    5  Estendida
/dev/sda5            9640        9729      722893+  82  Linux swap / Solaris

  Com essa informação (a qual achei que a partição do vista deve ser o sda5 ou o sda3) entrei no /boot/grub/menu.lst e lá adcionei:

Citar
title  Microsoft Windows Vista
root         (hd0,4)
savedefault
makeactive
chainloader +1

title  Microsoft Windows Vista 2
root         (hd0,2)
savedefault
makeactive
chainloader +1

  Porém não deu certo. Alguem saberia o que estou fazendo de errado?

--------------------------
  Resolvido (pelo menos para mim), veja o proximo tópico.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2007, 23:56 por zackshinra »
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Help - instalei o W. Vista, restarei o grub, mas não acesso mais o Vista
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2007, 23:55 »
  É, consegui resolver para mim. Vou relatar como foi:

  Tava tentando de tudo, ai fui entrar no Windows XP (ainda não tinha entrado depois da reustaração do grub - tá, tá pode me chamar de burro) e qual não foi minha surpresa. Ao invês de entrar no Windows XP, foi iniciado a tela da microsoft para escolher o SO. Só tinha o XP e o Vista, mas já ta bom.

  Deve ser por isso que o grub não carregava o vista de jeito nenhum.

  Observação:
  Para mim, ainda teve outro problema. Ao tentar entrar no Vista, foi acusado erro, e foi orientado a dar boot com o DVD do Vista, dar as informações de idioma, e depois clicar em Reparar.
  Feito isto, agora esta tudo certo.

 
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline mrloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO - Instalei o W. Vista, restarei o grub, mas não acesso mais o Vista
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2007, 08:04 »
você deveria dá graças a deus
que tava sem o vista hahaha
MЯ.lõKø

MSN - mrloko@linuxmail.org

Orkut - http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9117735678453337181

Google talk - mr.loko.999@gmail.com

Frase:
" Coletar dados é o primeiro passo para a sabedoria, mas compartilhar é o primeiro passo para a comunidade." Frase retirada do comercial Linux prodigio, patrocinado pela IBM ( http://www.orkut.com/FavoriteVideoView.aspx?uid=9117735678453337181&ad=1173619402

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO - Instalei o W. Vista, restarei o grub, mas não acesso mais o Vist
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2007, 10:40 »
você deveria dá graças a deus
que tava sem o vista hahaha


  Eu particularmente gosto de testar programas novos. Podem dizer o que quiserem do windows, porém eu tenho simpatia por ele. Não troco o Ubuntu por ele, mas sempre deixo um dual boot com uma versão de windows. Uma hora ou outra eu preciso do windows e é bom telo disponivel.

  Falow.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO - Instalei o W. Vista, restarei o grub, mas não acesso mais o Vist
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2007, 11:29 »
O windows Vista tem uma maneira diferente do XP de usar o boot na MBR. Deste modo, algumas instruções feitas para o XP podem não funcionar com o Vista.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO - Instalei o W. Vista, restarei o grub, mas não acesso mais o Vist
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2007, 16:17 »
Entrar com o Live CD do Ubuntu e digitar no terminal:
   
   1-
   
Código: [Selecionar]
sudo grub   
   2-
   
Código: [Selecionar]
find /boot/grub/stage1   
   3-
   
Código: [Selecionar]
root (hd?,?)  (onde ?,? é o que aparece no 2 - (hd0,1) por exemplo)
   
   4-
   
Código: [Selecionar]
setup (hd0)   
  5-
 
Código: [Selecionar]
quit