Autor Tópico: Gravar Instalação do Linux em outro HD - Ajuda  (Lida 1918 vezes)

Offline xX_Rizzi_Xx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Gravar Instalação do Linux em outro HD - Ajuda
« Online: 29 de MAR?O de 2007, 17:00 »
Olá pessoal.
Não sei se fui bem especifico no assunto do tópico. Vou exclarecer o que quero.
Recentemete isntalei o Linux em um HD de 4 GB. Agora precisarei formatar este HD pois uso ele em um curso de Montagem e Manutenção de Micros.
Poŕem, não queria perder todo o trabalho que tive de instar os programas que utilizo no linux, como tbem drivers de video, placa Wirelles, e principalmente o Beryl.
Deu muito trabalho pra deixar do jeito que stá.
Pois bem, queria saber se tem como compilar minha instalação, ou sei lá o que, de forma que eu possa instalar meu ubuntu 6.10 novamente já com tudo que foi feito.
Se eu copiasse o HD inteiro para outro HD e depois voltasse ele para este HD pequeno irá funcionar?
Aguardo ajuda de voceis.
Desde já agradeço.
Ubuntu 6.10 | Windows XP | Windows Vista | Gnome2.16.3+Beryl

arlei

  • Visitante
Re: Gravar Instalação do Linux em outro HD - Ajuda
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2007, 17:14 »
Amigo,

o melhor a vc fazer é gerar uma imagem (clonar) este seu HD usando uma ferramenta especifica para isso. Para Linux existem algumas boas opções como Partimage (que recomendo), G4U - Ghost for Unix, Panthon entre outras, sendo que como já existem diversos tópicos a respeito sugiro que faça uma pesquisa aqui procurando por estes termos.

Com estas ferramentas vc gera uma imagem compactada (bzip2 ou gzip) de suas partições, além da MBR e tabela de partições em uma mídia qualquer, como outro HD ou CD/DVD, além de outra maquina em rede e depois quando necessário restaura esta imagem voltando com seu sistema exatamente como era.

T+
Arlei

Offline xX_Rizzi_Xx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Gravar Instalação do Linux em outro HD - Ajuda
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2007, 17:42 »
Obrigado pelas dicas arlei.
Mas me diga uma coisa, de que forma eu irei restaurar esta iamgem compactada depois para o HD, sendo que o programa estará instalado na imagem? ou terei primeiro que fazer uma instalação limpa do linux e em seguida restaurar a partir da imagem?
Seria isso?
Ubuntu 6.10 | Windows XP | Windows Vista | Gnome2.16.3+Beryl

arlei

  • Visitante
Re: Gravar Instalação do Linux em outro HD - Ajuda
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2007, 10:41 »
Obrigado pelas dicas arlei.
Mas me diga uma coisa, de que forma eu irei restaurar esta iamgem compactada depois para o HD, sendo que o programa estará instalado na imagem? ou terei primeiro que fazer uma instalação limpa do linux e em seguida restaurar a partir da imagem?
Seria isso?


Não meu amigo,

vc nunca usou ou ouviu falar no Ghost, Drive Image entre outros para o ambiente windows? Caso afirmativo, os programa Linux que te passei acima fazem exatamente a mesma coisa, ou seja, eles clonam suas partições ou mesmo o HD inteiro gerando um arquivo compactado que é uma imagem fiel de tudo que vc continha no dispositivo.

Então quando vc restaurar este arquivo de imagem em seu HD ou outro HD qualquer tudo que vc tinha será recuperado, seu sistema, seus programas, suas atualizações, suas configurações, seus arquivos... exatamente da mesma forma como estavam no disco que vc clonou.

Para vc entender melhor, estes programas são muito usados para configurar varias maquinas semelhantes em uma empresa por exemplo, ou seja, em uma maquina é instalado o SO, todos programas, atualizações e configurações necessárias e desejadas, então é gerado uma imagem deste sistema (HD) e em todas outras maquinas basta recuperar esta imagem que vc terá o mesmo sistema em todo parque de computadores da empresa sem ter ficar instalando, baixando, configurando tudo de novo.

T+
Arlei

Offline xX_Rizzi_Xx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Gravar Instalação do Linux em outro HD - Ajuda
« Resposta #4 Online: 30 de MAR?O de 2007, 22:14 »
desculpe a demora para responder.
Eu já ouvi falar sim destes programas para o ambiente Windows, porém nunca usei nenhum deles.
Vc pode me informar um link com o tutorial de algum dos programas que vc recomendou?
Obrigado

[EDIT]
Achei a solução para o que preciso neste link aqui.
Não testei ainda mais creio que irá funcionar. :)
Se der certo eu volto aqui e digo que foi resolvido.
Obrigado poe enquanto.
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2007, 22:24 por xX_Rizzi_Xx »
Ubuntu 6.10 | Windows XP | Windows Vista | Gnome2.16.3+Beryl

Offline xX_Rizzi_Xx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Gravar Instalação do Linux em outro HD - Ajuda
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2007, 21:22 »
Não  estou conseguindo gerar a imagem do HD com o partimage, ele fala que não pode trabalhar em partições montadas, mas como vou desmontar a partição se estou usando o ubuntu dentro dela? Isto é possivel? E tbem não estou conseguindo salvar a imagem em outra partição, mesmo sendo uma partição Linux.
Tentei o live CD do Kurumim que tem o partimage, para ver se resolvia o problema da partição estar montada, mas tbem não consegui salvar a imagem em outra partição, somente na partição em que o Ubuntu está instalado, e o problema é que não tem mais espaço para gerar a imagem.
Nas outras partições que tento salvar a imagem o programa fala que não conseguiu savar um arquivo temporário necessário.
O cd do Gparted aqui não funcionou, depois que vc escolhe as opçõesde teclado lá ele começa a carregar e depois desaparece a imagem ficando tudo preto.
O que fazer?

[EDIT]

Consegui gerar a imagem do HD utilizando o System Rescue CD.
Preciso copiar a partição swap tbem, ou depois é só criar outra que o linux já vai usar ela normalmente?
Porque o partimage não gera a imagem da partição swap aqui, fala que a versão (da partição eu acho) não é suportada.
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 10:55 por xX_Rizzi_Xx »
Ubuntu 6.10 | Windows XP | Windows Vista | Gnome2.16.3+Beryl