Olá pessal!
Bem, eu instalei o Ubuntu há mais ou menos uma semana (Já tinha recebido os CDs há vários meses... hehehe), e desde então eu praticamente larguei o Windows! Tinha usado várias distribuições, como Kurumin, Slackware, SuSE, Mandrake, Conectiva, mas nunca conseguia me acostumar, e acabava voltando pro OS da Micro$oft.
Enfim, depois de instalar o Ubuntu, eu comecei a fuçar, como todo bom newbie que quer aprender, e acabei instalando uma versão do libc6 (libc6_2.3.4-3_i386.deb) que acabou gerando aquele famoso erro de locale que alguma pessoas tem recebido, e também aquele problema um tanto quanto chato de apertar " ' " + "c" e aparecer um C com acento.
Depois de muita pesquisa no Google, até mesmo para entender o que era o tal Locale, descobri que isso era problema de codificação. Parece que a nova "versão" do UTF-8 gera o C acentuado quando pressionamos essa combinação de teclas porque no Russo isso é muito utilizado, e lá estavam tendo problemas. Para exibir o C com cedilha, tinha que apertar "alt gr" + " ," (vírgula) e depois a tecla C. Mas achei isso bastante incômodo, já que o alt gr fica em uma posição bastante desconfortável. Então fui atrás da solução, mesmo sem saber com o que estava mexendo : )
E o resultado foi que finalmente consegui resolver! Pelo menos no meu caso, o problema era aparentemente com o libc6 que eu instalei. Então baixei a versão 2.3.2.ds1-20 (
http://www.op2.dk/debianmirror/pool/main/g/glibc/libc6_2.3.2.ds1-20_i386.deb) e instalei. Depois disso digitei
sudo apt-get -f install
e ele removeu um pacote que não me lembro exatamente o nome, desculpe :oops:
Aí, quando ele acabou de remover, eu digitei
sudo apt-get install libc6
e também
sudo apt-get install locales
Quando acabou o download dos 2 pacotes ( em torno de 8mb) e a instalação, eu reiniciei o Ubuntu, e pronto! Estava resolvido o problema, com o ç funcionando normalmente, e sem aquelas mensagens de erro no locale : )
Como eu já disse, sou iniciante no Linux, comecei a utilizá-lo de verdade há uma semana, então já vou pedir desculpas caso tenha escrito alguma besteira, ou caso esse problema já tenha sido solucionado antes. Mas eu acredito que não tenha, visto que eu procurei nesse fórum, e no fórum em inglês, e não achei absolutamente nada.
Qualquer adição de usuários mais experientes será muito bem-vinda : )
Até mais!