Aplicativos Instalação

Iniciado por twelvetribes, 24 de Março de 2007, 18:06

tópico anterior - próximo tópico

twelvetribes

Boa tarde.

Instalei recentemente o Ubuntu e meu sistema está apontando um erro quando tento instalar os aplicativos marcados na janela de instalação. Quando digito o código fornecido aparece uma mensagem de que é necessário o nível de superusuário para a operação. O que significa isso? Superusuário? Até agora não consegui abrir arquivos compactados no meu computador através do Ubuntu e também não pude ver meus DVDS de reggae que acabei de trazer da Bahia, porque simplesmente não consigo instalar programas no sistema. Alguem poderia me instruir?

twelvetribes

E me disseram que eu tenho problema do dpkg. Indo corajosamente pro terminal (digo corajosamente porque já perdi tudo da última vez que tentei), disseram que era preciso o tal nível de superusuário. O que que é isso dpkg?

telmotr

Amigo, existem várias maneiras de se intalar aplicativos no linux como voce disse que nao gosta do terminal imagino que voce está seguindo o caminho Aplicaçoes --> Adicionar/remover    se for isso mesmo após selecionar os pacotes voce clica em aplicar, ira realmente aparecer uma tela falando algo sobre direitos administrativos, ali voce deve digitar a sua senha de usuário.  Essa é a maneira mais simples de se instalar programas. Se nao for esse o caso diga exatamente os passos que voce esta tentando seguir para a instalaçao dos programas.

Só pra completar vou tentar responder suas dúvidas

SuperUsuário (conhecido como root): o linux é o que chamamos de sistema multiusuário, isso quer dizer que voce pode criar vários usuários e dar a cada um certos "poderes" tipo voce pode criar um usuário que nao possa acessar o drive de disquete, outro que nao possa entrar na internet... essas coisas. Agora o root é o cara que pode tudo, ele é o administrador do sistema, só ele pode mudar as coisas mais profundas da máquina, e instalar programas é uma dessas coisas. Quando voce usa o micro voce nao está usando o usuário todo poderoso, esta usando um usuário normal (sem poderes administrativos) para instalar o programas inventaram um negocio que se chama sudo que faz o sistema acreditar, por alguns instantes, que voce é o root (por isso quando voce vai instalar alguma coisa precisa digitar a tua senha).

dpkg: os programas  em linux vem dentro de um arquivo que chamamos de pacote, existem vários padroes para se empacotar esses programas, o debian e derivados (no caso o ubuntu) usam os pacotes .deb, o dpkg é o aplicativo que desempacota e instala o programa que voce quer. Mesmo que voce use um aplicativo gráfico para instalar qualquer coisa saiba que lá atras é o dpkg que esta rodando. Quando disseram que o problema era no dpkg é porque eventualmente quando voce instala coisas pelo terminal algo pode dar errado, tipo dependencias de arquivos e outras coisas, dai existem comandos pra resolver esses problemas

twelvetribes

Bom dia

Obrigado pela atenção, amigo

Como instalei o sistema de uma vez só, não me lembro de ter passado por essa fase de distinção de usuários. A mensagem que está dando é a seguinte.

dpkg was interrupted
Use manualmente:  dpkg --configure -a

No terminal consegui rodar o comando. O comando sudo realmente funcionou e resolveu o problema de usuário.
Desse passo em diante não sei mais o que fazer. Se puder me ajudar como configurar eu agradeceria.

telmotr

Está um pouco dificil te ajudar, tente ser mais especifico no que voce quer, a palavra configurar é muito ampla...

Tente explicar melhor o que voce quer fazer (sei que é instalar alguma coisa), como voce está tentando, se possivel escreva um passo a passo do que voce já fez e por fim as mensagens de erro que estao acontecendo e de onde elas estao vindo.

Ajude-me a ajudá-lo

twelvetribes

Muito obrigado pela atenção. Na verdade eu não sabia que ele fazia sozinho. Dei o comando de dpkg --configure -a e o restante foi acontecendo. Tenho alguns dias de linux mas acho que falta pouco para poder abandonar completamente o Windows.

Gostaria de agradecer aos amigos do fórum pela atenção e pela qualidade e veracidade das informações. Gostaria de dizer também que esse problema já foi resolvido graças às dicas. O meu dpkg não estava desempacotando os programas, agora eu já consegui instalá-los pelo terminal.