Autor Tópico: Similar do Autocad  (Lida 54643 vezes)

Offline Carlos Marques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Similar do Autocad
« Online: 18 de Novembro de 2005, 15:44 »
Existe algum programa que seja livre do AutoCad para linux? e que abra arquivos gerados pelo AutoCad (.dwg)?

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Similar do Autocad
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2005, 15:56 »
Gratuito acho que o melhor é o QCad mas não sei se ele abre .dwg
http://www.tech-edv.co.at/lunix/CADlinks.html
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Carlos Marques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Similar do Autocad
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2005, 17:34 »
Gente boa...

Consegui instalar o Qcad, não é o que estava a procura não mais poderá me servir... o problema é que além de não abrir arquivod .dwg ele está todo em inglês.... quem sabe possa ter algum tipo de plugin para estes impasses...

De qualquer forma agradeço.... e já está funcionando!

Obrigado

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2006, 14:11 »
existe algum outro que seria melhor que esse Qcad? já que ele não abre os documentos criados no autocad?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2006, 15:18 »
é...a saga do AutoCAD..
Ja vi discussões incríveis sobre ele, mas nada mudou...
A AutoDesk não quer nem saber de portar o ACAD para Linux, e o .dwg (do qual também sou dependente) é o formato padrão de 9,8 de cada 10 profissionais de engenharia e arquitetura (os outros 0.2 desenham na mão mesmo)..
Ou seja, temos duas opções:
1) aprendemos um novo programa (tipo o QCad, que é ótimo), e tentamos catequizar os profissionaiis próximos a nós, e estes tentam passar as dicas para mais ourtros, e em algum tempo teremos algumas comunidades de usuários (como foi o caso do Linux, que demorou, mas hoje tem uma legião de seguidores) trabalhando e ganhando dindin com os novos programas, ou...
2) Instalamos um VMWare Player (ou server - muito bom), uma VM do WinXP básica com 10mb, e instalamos o bom e velho AutoCAD, com tudo que a gente usa diariamente, além de um SAMBA, um NTFS-3G, e mais alguns pacotes, e usamos assim..em rede com o Ubuntu, e ficamos aqui, torcendo para alguem da AutoDesk ler estas mensagens, e topar fazer alguma coisa...

É isso...eu to na segunda opção...(mas dou umas cacetadas com o Qcad, principalmente om arquivos que não vou compartilhar com mais ninguém  - comercialmente, é claro - ou com tutoriais, exercícios, e tentativas...é um programa legal, sim..embora a gente ja tenha se acostumado com a cara do CAD)

Valeu

Adriano

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2006, 15:40 »
Por isso que sou a favor de tudo ter formato de arquivos aberto, como OGG, ODF, PDF, SVG e outros. Porque aí não ficaríamos presos a um programa. Sendo o formato de arquivo aberto, qualquer programa poderia abrir. Aí ficaria apenas uma briga saudável entre os fabricantes pra que desenvolve o programa com mais recursos e facilidade de mexer.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

boi

  • Visitante
Re: Similar do Autocad
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2006, 15:59 »
Existe um programa chamado Varicad, talvez seja o que você procura. Ele não é gratuito, mas você pode baixar a versão trial para experimentar.

http://www.varicad.com

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2006, 18:02 »
esse Varicad vi também, não vou me desfazer dele...vou ficar com esse...e como ainda tenho windows no computador, instalar o autocad...até final do semestre eu vejo com qual ficarei..porque tô começando a aprender agora..valeu pela ajuda.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline evertonline

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2006, 18:48 »
Tem o PYTHONCAD

http://www.pythoncad.org/

Só instalei e abri ele um pouquinho, mas acho que dá conta do básico, principalmente para visualizar os arquivos.

Eu instalei ele entrando no Synaptic e procurando por dwg (mas agora que sabem o nome do programa, podem buscar pelo nome do mesmo).

CAD AUTO CAD AUTOCAD DWG


Carlos Araujo

  • Visitante
Re: Similar do Autocad
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:07 »
descobri via Planet Ubuntu (inglês) mais duas valiosas dicas para quem trabalha com CAD:]]


BricsCAD :http://www.bricscad.com/download/default.jsp

A Autodesk promete uma versão (V7) sob linux do produto Autocad.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:27 »
Tomara que esse autocad para linux seja verdade... espero isso a anos.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

arlei

  • Visitante
Re: Similar do Autocad
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:38 »
2) Instalamos um VMWare Player (ou server - muito bom), uma VM do WinXP básica com 10mb, e instalamos o bom e velho AutoCAD, com tudo que a gente usa diariamente, além de um SAMBA, um NTFS-3G, e mais alguns pacotes, e usamos assim..em rede com o Ubuntu, e ficamos aqui, torcendo para alguem da AutoDesk ler estas mensagens, e topar fazer alguma coisa...

Amigos,
lendo este tópico de vcs me surgiu uma dúvida com relação a citação acima do colega kropco que postei.
Com o fica a questão legal no uso de uma aplicativo proprietário em uma maquina virtual, como no caso do AutoCAD rodando sobre o VMWare, ou seja, lógico que entendo que para adquirir o CAD legalmente uma licença de uso deverá ser comprada, mais pergunto, caso tenha conseguido o programa por "outros meios" e uso o mesmo não instalado em meu sistema fisico, mais sim sobre um ambiente virtual como o VMWare?

T+
Arlei

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2006, 10:03 »
2) Instalamos um VMWare Player (ou server - muito bom), uma VM do WinXP básica com 10mb, e instalamos o bom e velho AutoCAD, com tudo que a gente usa diariamente, além de um SAMBA, um NTFS-3G, e mais alguns pacotes, e usamos assim..em rede com o Ubuntu, e ficamos aqui, torcendo para alguem da AutoDesk ler estas mensagens, e topar fazer alguma coisa...

Amigos,
lendo este tópico de vcs me surgiu uma dúvida com relação a citação acima do colega kropco que postei.
Com o fica a questão legal no uso de uma aplicativo proprietário em uma maquina virtual, como no caso do AutoCAD rodando sobre o VMWare, ou seja, lógico que entendo que para adquirir o CAD legalmente uma licença de uso deverá ser comprada, mais pergunto, caso tenha conseguido o programa por "outros meios" e uso o mesmo não instalado em meu sistema fisico, mais sim sobre um ambiente virtual como o VMWare?

T+
Arlei


Complementando esta dúvida....e no caso de comprarmos apenas uma licensa do software, montarmos uma VM, e redistribuirmos apenas esta VM...quais implicações??..ao meu ver, estaria apenas clonando arquivos, e não softwares...ainda assim seria ilegal??

boi

  • Visitante
Re: Similar do Autocad
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2006, 10:30 »
Olha, o fato de rodar um software numa máquina virtual não isenta ninguém de ter que pagar licença, inclusive do sistema operacional que estiver rodando nessa máquina virtual. O mesmo vale para o Wine ou Cedega. Me parece que até mesmo para rodar o Internet Explorer no Wine você precisa ter uma licença do Windows, pois o Internet Explorer não é um freeware, mas é parte integrante do Windows. Pelo menos é isso o que diz na licença de uso.