Blender reinicia Ubuntu 6.10

Iniciado por Professor Renato, 23 de Março de 2007, 00:20

tópico anterior - próximo tópico

Professor Renato

Gente,

Passei um tempão tentando solucionar o problema achando que era placa de vídeo (trident 8MB - Pentium III 700Mhz 384 RAM).
Utilizando o Blender, repentinamente a sessão reinicia sem motivo aparente...temos outro amigo (o harryabreu) com o mesmo problema...Alguém poderia nos ajudar???

Abraços a todos... ;)
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

paozinho

Amigo, ainda bato na mesma tecla. A placa trident é muito ruim. Não é problema no blender. Já tentou emprestar a placa de vídeo de algum amigo ??

Professor Renato

Não tinha pensado nisso. Vou ver se consigo uma emprestada para testar.
Valeu a dica.

Professor Renato

Uma dúvida:

Troco a placa, ligo o micro, e o Ubuntu 6.10 reconhece e configura a nova placa automaticamente?? É só isso??

greylica

NÂÂÂAÂÂAÂÂÂAAOOOOOO   ;D

Troca a placa e ele precisa reconfigurar o X, eu não lembro o comando agora mas é alguma coisa como
sudo X11 configure --initial
(me ajudem por que eu não lembro mesmo , não uso todo dia isso, mas dá para saber se voce digitar X11 --help )
aí o seu X reconfigura em modo Vesa, e então aí você tem de saber qual o driver da sua placa, por instância, até Ge Force 2 são os legacy e a partir da Ge force 3 são os drivers normais da Nvidia.

Tou fora de casa agora, depois então eu dou uma olhasda nisso e te escrevo como fazer...

Professor Renato

Seria bom ter um tutorial ensinando como fazer isso no Ubuntu em modo texto pra eu poder treinar antes de fazer besteira e ter que reinstalar o sistema de novo. Não sei nem como acessar o Ubuntu em modo texto em vez do gráfico... ;)

paozinho

Olá professor,

Basta você por:

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e responder todas as perguntas...

simples simples ^^

Ok ? Vai testando =D

Professor Renato

Ok...não existia um atalho de tecla para entrar no modo texto???

paozinho

Se você estiver no modo gráfico aperte CTRL + ALT + F1 (ou f2 f3 f4 f5 f6, estão disponíveis 6 terminais)

Se você estiver no modo texto basta apertar o ALT + F1 (2 3 4 5 6 ou 7) obs: 7 para voltar pro modo gráfico.

Professor Renato

Beleza.

Realmente para momentos de aperto é bom conhecer o terminal. Quero indicar aos novatos um link muito bacana do Morimoto:

http://www.guiadohardware.net/guias/12/index1.php

Tem umas dicas muito boas e estou aprendendo com essas dicas.

Uma coisa...quando entro no modo texto não consigo me logar com meu login e senha. Só com o login e senha dos outros usuários que não tem previlégios administrativos. Isso é normal? Também não aparece o caractere "/" quando eu digito, por ex. para navegar entre os diretórios.

paozinho

Citação de: Professor Renato online 24 de Março de 2007, 12:57
Beleza.

Realmente para momentos de aperto é bom conhecer o terminal. Quero indicar aos novatos um link muito bacana do Morimoto:

http://www.guiadohardware.net/guias/12/index1.php

Tem umas dicas muito boas e estou aprendendo com essas dicas.

Uma coisa...quando entro no modo texto não consigo me logar com meu login e senha. Só com o login e senha dos outros usuários que não tem previlégios administrativos. Isso é normal? Também não aparece o caractere "/" quando eu digito, por ex. para navegar entre os diretórios.

Amigo, o "/" do teclado não funciona mesmo, o que você deve fazer é usar o "/" do teclado númerico...ai ele funciona....

Sobre o login e senha, eu não entendi muito bem. Entendi algumas coisas então vou responder as quais entendi:

1) Se você diz respeito a quando digita a senha e ela não aparece, é assim mesmo, vc digita e ela NÃO aparece MESMO, mas está sendo digitada.
2) Se você diz respeito a logar-se como root, o ubuntu não tem essa opção. Se você por "login: root" e a senha do root, você não vai conseguir logar.
3) Se diz respeito a logar-se e NÃO logar, veja se está digitando o login direito e a senha SEM CAPS-LOCK.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida não pense duas vezes ;)

Professor Renato

Agora sim. Tem que usar o teclado numérico... ;D
Valeu a dica.

Outra coisa...tento acessar arquivos através de seus respectivos programas e dá a mensagem:

"cannot open display"

Isso quer dizer que não é possível abrir nenhum programa que use alguma interface gráfica? Como fazer então para acessar os arquivos no modo texto?

PS: Parabéns pelo blog...

paozinho

Citação de: Professor Renato online 24 de Março de 2007, 16:52
Agora sim. Tem que usar o teclado numérico... ;D
Valeu a dica.

Outra coisa...tento acessar arquivos através de seus respectivos programas e dá a mensagem:

"cannot open display"

Isso quer dizer que não é possível abrir nenhum programa que use alguma interface gráfica? Como fazer então para acessar os arquivos no modo texto?

PS: Parabéns pelo blog...

Não tem jeito, por exemplo, se você tentar acessar o Amarok (programa de tocar música) pelo terminal de TEXTO (com o modo gráfico desabilitado) ele não vai rodar. O que acontece é que você tem que aprender a usar. Por exemplo, no modo gráfico, um editor de texto pode ser o "gedit", já no modo texto, vc pode usar o "vim" (vi improved). Se você quiser, posso escrever-te um tutorial de como USAR. Ai você testa (com o modo gráfico habilitado), pois caso você não consiga mais sair ou talz, você fecha o terminal :P

PS[off-topic]: haha gostou do blog entao ? : ) Eu mesmo que escrevo as poesias hahaha.

s4suk3

Como editor de texto eu recomendo o Midnight Commander:
sudo apt-get install mc
Para executar, só utilizar:
mcedit arquivo
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

paozinho

É mais fácil, mas eu devendo o "vim" pois se você for mexer numa distribuição que não derivada do debian, não vai ter apt-get install mc. Mas vai ter "vim" :)