placa de som realtek ac97 via - instalação ALSA

Iniciado por comfortablynumb, 22 de Março de 2007, 14:46

tópico anterior - próximo tópico

comfortablynumb

Boa tarde galera.
estou a um tempo tentando migrar pro linux.
Agora eu consegui entender o sistema operacional mas ainda apanho um pouco.
Trabalho com programação web, vou conseguir me sair bem com C.

Alguem pode me ajudar a configurar minha palaca de som?
Li q instalando o ALSA resolverei meu problema.
não tenho instalado pois alsaconf e alsamixer não funcionam.

Alguem poderia me levar ao caminho de como instlar o ALSA e reconhecer minha placa?

agradeço a comunidade linux.

pinduvoz

Já tentou um "sudo apt-get install alsa"? No Ubuntu o alsa deve ser um meta-pacote, e com tal comando o que for necessário provavelmente será instalado.

Outra opção é procurar por "alsa" no Synaptic e marcar para instalação os pacotes relacionados com o "Advanced Linux Sound Architecture", ou seja, com o "ALSA".

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

pintasart

Boas.

O meu som não está a funcionar correctamente sai aos soluços ou parece que faz eco.
Tenho o Ubuntu Feysty e a minha placa é:

00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)

Alguma ideia?

Obg

gaules

eu não sei se alguém já tem a resposta, mas eu to precisando de mais especificações...

posta esse trecho da placa de som, mas com o comando:

lspci -v

pq no alsa tem mais de um tipo de módulo para a placa de som AC'97 aí teria que ver qual é o seu.

são eles:

Module-intel8x0
Module-intel8x0m
Module-via82xx

rkixa

aproveitando o tópico para não abrir outro como é que eu consigo por as colunas 5.1 a funcionar? elas agora estão a funcionar mas em 2.1

boi

A coisa não é simples assim. O chip Realtek é apenas um codec, que trabalha em conjunto com o chipset da motherboard. É esse chipset que precisa ser suportado pelo ALSA. Precisa procurar saber qual o modelo da motherboard e qual é o chipset.

pintasart