Iniciar serviços no Boot

Iniciado por Psycopata, 20 de Março de 2007, 09:26

tópico anterior - próximo tópico

Psycopata

Como eu faço para iniciar serviços no boot do ubuntu?

Assim, eu instalei tomcat e o DB2, e eu quero que toda vez que reinicie o sistema, eu quero que tanto o tomcat quanto o DB2 iniciem, mesmo se eu não logar em nenhuma conta do sistema.

COMO EU FAÇO ISSO NO UBUNTU?

s4suk3

Cria um aplicativo qualquer coisa.sh, colocando os comandos de inicialização, dê permissão de execução:
Citarchmod +x aplicativo.sh
E depois copie o arquivo para /etc/init.d:
Citarsudo cp aplicativo.sh /etc/init.d/aplicativo.sh
Voalá :P
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

clcampos

Citação de: s4suk3 online 20 de Março de 2007, 13:03
Cria um aplicativo qualquer coisa.sh, colocando os comandos de inicialização, dê permissão de execução:
Citarchmod +x aplicativo.sh
E depois copie o arquivo para /etc/init.d:
Citarsudo cp aplicativo.sh /etc/init.d/aplicativo.sh
Voalá :P

Não sei se apenas criar um aplicativo.sh e copiá-lo para o diretório /etc/init.d resolveria seu problema, e para ser franco acho que ainda não resolve. Para tanto acho que você deverá criar um link do shell no diretŕorio /etc/rc2.d conforme abaixo, o que executaria seu shell durante o boot:

ln -s /diretorio/aplicativo.sh  /etc/rc2.d/S99aplicativo.sh

Lembre-se de alterar o comando acima substituindo o diretório e o nome do aplicativo para os corretos. Lembre-se também que o nome S99aplicativo.sh é uma composição com o nome do shell que você irá criar (ou já criou), sendo que ficará S99 + <Nome correto do seu shell>
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

s4suk3

Eu ia recomendar isso também, mas não sabia em qual runlevel o Ubuntu dá start. :P
Bom, de qualquer maneira, só testando mesmo =]
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Psycopata

Mas o ubuntu não inicia no rc5?

Lamego

Existe um script que é executado pelo arranque do sistema para facilitar:
sudo vi /etc/rc.local
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

L.Zurk

Sistema>Preferências>Sessões
Vai em programas iniciais, depois adiciona. Se não souber o nome do programa é só ir na pasta dele e clicar!

clcampos

CitarSistema>Preferências>Sessões
Vai em programas iniciais, depois adiciona. Se não souber o nome do programa é só ir na pasta dele e clicar!

Mais ai não start o programa apenas quando fizer login na máquina? Acho que da outra forma só de ligar o serviço (ou aplicativo) já é carregado.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

L.Zurk

Citação de: clcampos online 21 de Março de 2007, 18:09

Mais ai não start o programa apenas quando fizer login na máquina? Acho que da outra forma só de ligar o serviço (ou aplicativo) já é carregado.

Mas o quê se pode fazer numa máquina sem fazer o login?  ???

ginho

CitarMas o quê se pode fazer numa máquina sem fazer o login? 
Pode ser um terrível engano, mas acredito que seja carregar o sistema.

clcampos

Citação de: L.Zurk online 21 de Março de 2007, 21:07
Citação de: clcampos online 21 de Março de 2007, 18:09

Mas o quê se pode fazer numa máquina sem fazer o login?  ???

- Firewall pra rede
- Distribuir internet
- Servidor de arquivos (NIS + NFS + SAMBA..... etc.... etc.... etc)

Acho que estão bons os exemplos....
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!