Eclipse só funciona como root

Iniciado por Khoala, 13 de Março de 2007, 20:17

tópico anterior - próximo tópico

Khoala

Eu instalei o Java 1.6 e o eclipse no computador mas quando eu fui tentar rodar o eclipse aparece essa mensagem 

A Java Runtime Environment (JRE) or Java Development Kit (JDK)
must be available in order to run Eclipse. No Java virtual machine
was found after searching the following locations:
/usr/lib/j2sdk1.4-sun/bin/java

Eu tentei rodar o eclipse como root e ele funcionou ?
Qual poderá ser o problema? Uso Ubuntu 6.10

andrecs2

vc ja setou as variaveis de ambiente?

maul

vc precisa setar as variaveis de ambiente.

See yah.
Maul
www.ubuntuforums.org

Darcamo

Realmente tá parecendo coisa do java (como se ele estivesse instalado só para o root) e não do eclipse. Você consegue rodar algum outro programa em java, tipo azureus, frostware, etc., como usuário comum?

maul

Vc consegue, vc só precisa setar as variaveis de ambiente que são: PATH e CLASSPATH, apontando para os diretórios de instalação do java e para o diretório lib dentro do java.

Asta la vista.
Maul
www.ubuntuforums.org

dookie

Na verdade, eu acho que você não esta com o seu jdk como java default.
De um java --version no console para verificar a versao, se é a que você instalou.
Caso não seja, você tera que instalar o pacote java commons, e dar um update -alternatives java (o comando eh algo parecido com isso, nao bem isso) para dizer ao linux qual tua jvm padrao.
Tem varios tutoriais que ensinam como instalar o java no ubuntu.. da uma googleada que vc resolve isso rapidao

Khoala

Eu instalei ele pelo automatix , eu acho que ele seta as variaveis sim por que quando eu instalei anteriormente  o java 1.5 o eclipse rodou sem problema ,
O jdk 1.6 esta como default

Existem 2 alternativas que provêem`java'.

Escolha de alternativa
-----------------------------------------------
          1    /usr/bin/gij-wrapper-4.1
*+        2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Eu consigo rodar outros programas em java

dookie

Qual a versao do Eclipse que vc esta tentando usar?
Aqui eu uso a 3.3 e jdk 1.5, mas pelo o que sei apenas a 3.3 é compativel com o jdk 1.6, posso estar errado afirmando isso.. mas me lembro de ter lido algo a respeito.