Autor Tópico: servidores concorrentes no ubuntu?  (Lida 4662 vezes)

Offline ELcomandanteCHE

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
servidores concorrentes no ubuntu?
« Online: 09 de MAR?O de 2007, 12:52 »
Olá!
Tenho o ubuntu instalado mas um professor meu disse-me que o ubuntu não suporta servidores concorrentes, e preciso disso para uma disciplinas de redes de computadores. Confirmam o que o meu professor disse?

Offline Lamego

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: servidores concorrentes no ubuntu?
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2007, 13:22 »
Se explicares a vossa definição de servidor concorrente...
Desconheço qualquer funcionalidade de rede que não exista em Linux e mais em particular no Ubuntu.
Salvo funcionalidades estabelecidas por protocolos fechados (MS).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

arlei

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2007, 13:28 »
3.3 Servidores concorrentes versus servidores iterativos.
O termo servidor iterativo é usado para descrever implementações que processam um único
pedido de cada vez, e o termo servidor concorrente para descrever implementações que manipulam
múltiplos pedidos ao mesmo tempo. Neste contexto, o termo servidor concorrente está relacionado à
capacidade do servidor de manipular várias requisições concorrentemente e não à sua implementação
usar vários processos ou linhas de execução (threads). O importante é que, sob a perspectiva do
cliente, o servidor parece se comunicar com vários clientes de forma concorrente.
Em geral, servidores concorrentes são mais difíceis de projetar e construir, e o código resultante
é mais complexo e mais difícil de modificar. Entretanto, a maioria dos projetistas escolhe
implementar servidores concorrentes, porque servidores iterativos introduzem atrasos desnecessários
em aplicações distribuídas e podem gerar gargalos de desempenho que afetam a muitas aplicações
clientes.

Achei isso ai em cima no Google, mais confesso que este termo é, ou melhor era novo para mim, e não sei lhe informar se o Ubuntu ou qual outra distro se enquadraria neste conceito.

T+
Arlei

Offline ELcomandanteCHE

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2007, 14:59 »
Sim a defenição de servidor concorrente é mm essa. Na minha disciplina temos que fazer um projecto em que entre outras coisas temos que fazer uma comunicação cliente/servidor em que esse servidor tem que ser concorrente, ou seja, suportar pedidos de vários clientes ao mesmo tempo. O meu prof. disse que o ubuntu não suporta esse sistema, que é implementamos pelo "fork" e aconselhou o fedora. Alguém confirma? Ou ele está enganado e ubuntu também dá?

Offline Lamego

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2007, 17:11 »
ELcomandanteCHE,
das duas uma, ou o seu professor é péssimo e não sabe do que fala, ou você percebeu mal.
O Ubuntu é um sistema Linux como qualquer outro, ou seja, com as mesmas capacidades de desenvolvimento do Fedora, Debian, etc, etc.
Qualquer sistema Unix/Linux permite desenvolver servidores concorrentes.
Alias, tem centenas de "servidores concorrentes" disponíveis nos repositórios, apache, mysql, postfix, etc, etc,
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu