Não estou conseguindo acessar os arquivos de outro HD [Resolvido]

Iniciado por arabe, 07 de Março de 2007, 18:18

tópico anterior - próximo tópico

arabe

Olá, faz pouco tempo que que instalei o Ubuntu, e gostaria de acessar meus arquivos (música, por exemplo) que estão em outro HD e nesse mesmo local está o windows.
Entrei naquela opção de ajuda, e pelo que vi mais ou menos de partições, eu teria q entrar em Sistemas/Administração/"Disks"(porque lá ta escrito em inglês) só que não tem nada no sub-menu Administração a respeito de "disks" ou discos pelo que eu vi

tem outro modo, ou o lugar onde esta esse "disks" ?
Obrigado

Diego_Rocha

Fica geralmente em local, na barra principal, agora se ele não estiver montado e setado no fstab, é capaz que não apareça nos locais, voce pode ver tbm em /media as pastas que estão la são as dos hds, se por acaso não estiver montado posta ai que te ensinamos a montar ok t++

arabe

em /media  estão apenas: cdrom, cdrom0, floppy e floppy0
em locais: pasta pessoal, área de trabalho e computador

Diego_Rocha

Então voce vai ter que montar as partiçoes, por exemplo se seu windows esta en hda1 voce monta ele assim isso é so um exemplo voce tem que usar a partição que esta seu windows ok

sudo mkdir /media/windows
mount /dev/hda1 /media/windows

com isso voce pode montar ele, e acessar ele na pasta /media/windows, depois voce tem que editar o fstab, e colocar la o ponto demontagem,

sudo gedti /etc/fstab

e acrescentar a seguinte linha

/dev/hda6       /media/hda6     ntfs    auto,users,exec,umask=022    0    0

**isso é so um exemplo, ok espero ter ajudado t++

arabe

então, fiz isso, mas acho q eu escrevi alguma coisa de errado
quando eu coloquei:

mount /dev/hda2 /media/windows

apareceu isso:

mount: operação exclusiva de root
--------

e antes eu tinha colocado: sudo mkdir /media/windows
e agora parece q todo o espaço livre q estava nesse hd esta nesta pasta

Diego_Rocha

perdão escrevi errado, antes do mount tbm tem sudo, a marioria dos comandos que voce ver aqui são executados como root, ok e quando aparece isso

mount: operação exclusiva de root

é porque ele quer o sudo ok, e o mkdir so criou uma pasta com o nome windows para /media ok tenta ai denovo que agora com certeza vai t +++

arabe

Aee, agora foi certinho!
Obrigado Diego_Rocha pela ajuda!

Diego_Rocha