Como criar um pequeno repositório para instalação com boot via rede?

Iniciado por sassa_mutema2002, 07 de Março de 2007, 15:14

tópico anterior - próximo tópico

sassa_mutema2002

Oi,

Minha esposa tem um notebook toshiba satellite p25 que está me dando um grande trabalho.

Primeiro, o gravador de DVD parou de funcionar. Como o original era muito caro, optamos por comprar um externo (USB). Há alguns dias foi a vez do HD pifar. Compramos um novo. Foi aí que a "vaca foi pro brejo".

Ao tentarmos instalar o winxp, descobrimos que não era possível dar um boot pelo DVD. Ao dar uma olhada nas opções da BIOS, verifiquei que não existe a opção de boot via USB, somente é possível via disquete (o notebook não tem), HD ou rede.

Como há males que vêm pra bem, consegui convencê-la a usar o Ubuntu e achei na internet o que era necessário para dar um boot pela rede e, usando o meu micro como servidor de boot,  fazer a instalação.
Como não prestei muita atenção no arquivo que instalei no servidor de boot, depois de umas 10 horas e quando dei o primeiro boot no notebook, descobri que havia instalado o Dapper. Nada contra ele, mas na verdade queria ter instalado o Edgy.

Estou querendo fazer uma atualização para o Edgy, mas, como a minha banda não é muito larga, pensei em usar o mesmo esquema que uso no meu micro.
Como no trabalho uso o Edgy, quando são feitas atualizações eu as copio do /var/cache/apt/archives/ em um pen drive e coloco lá em casa. Dessa forma, não preciso baixar nada em casa. É só dar o update, upgrade e tudo funciona direitinho.

Gostaria de saber se é possível copiar os arquivos do /var/cache/apt/archives/ do Edgy para o Dapper, alterar o source.list e dar um update e um dist-upgrade.
O medo que tenho, caso isso não funcione corretamente, é ter que instalar tudo novamente via rede, perdendo novamente umas 10 horas.

Outra coisa que sei que funciona, mas não sei como fazer, é criar um repositório no meu micro e indicar o seu endereço na hora da instalação. Neste caso, faria uma instalação do zero, e não um upgrade. Já procurei na internet e aqui no forum.
Em alguns artigos, era dito que seriam necessários uns 25 Giga. Será verdade? Acho que deve ser possível criar um repositório que contenha apenas o conteúdo do CD de instalação, só não sei como fazer, pois não sei os pacotes necessários para a instalação.
Na verdade, somente preciso do sistema básico, sem Gnome, já que posso instalar o resto usando o esquema que uso no meu micro ou o APTonCD.

Aqui no forum achei um tópico (http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2627.0) que mostrava como criar um repositório pessoal, mas que fica localizado no próprio micro. No meu caso não sei se isso funcionaria. É possível dar o endereço do próprio micro durante a instalação? Como descobrir o endereço do micro durante a instalação (uso DHCP)?

Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Um abraço,
Sassa.

Diego_Rocha

Cara posso estar falando uma grande bobagem pq faz tem po que to sem ubuntu, mais se nao me engano no source.list tem uma opção de ele buscar pacotes em um cd ai tu desativa todos os mirros e so deixa o do cd habilitado, e tenta normalmente fazer o apt, volto a disser posso estar viajando nisso mais se nao me engano ja ouvi algo a respeito tenta ai t++

arlei

Sim Diego, vc esta certo.
Isso é perfeitamente possivel, ou seja, inclua uma midia qualquer que tenha os devidos repositórios e edite seu sources.list de modo a comentar todos os demais repositórios remotos, depois basta um apt-get update e então instalar os pacotes pelo Synaptic a partir do CD.

T+
Arlei

sassa_mutema2002

Oi,
Isso que vocês falaram é pra dar um update e depois um dist-upgrade?

Diego_Rocha

sassa_mutema2002

Ok. Vou fazer backup de tudo (não quero dormir no sofá) e tentar no final de semana.
Valeu.

brunovegan

sudo apt-cdrom ident

sudo apt-cdrom add /dev/cdrom

pronto !

o cd está na sources.list
O Mundo é dos Debs !