Instalação, Sugestões

Iniciado por Billabong, 05 de Março de 2007, 20:01

tópico anterior - próximo tópico

Billabong

Bem, vi vários videos de linux com fedacore + beryl, XGL etc.
Ai pesquisei e escolhi o ubuntu, peguei, gravei a imagem rodei com o Live-CD, etc.
Mas sou totalmente leigo, e não sei como instalar ele, li o começo do tutorial aqui do forum.
Mas queria algumas sugestões como drives, que tipo de partição devo fazer, etc:

Relatório do meu pc com Everest: http://rapidshare.com/files/19599679/Report.rar.html

Espero que alguém ajude, porque queria mesmo usar linux. Obrigado :)

lpds25

Olá
Antes de mais  certifique-se de que fez um backup de todos os documentos antes de executar o live cd e de instalar o ubuntu.
Primeiro ha que pôr o pc a arrancar plo cd. Quando executa o live cd, aparece a área de trabalho do ubuntu com um único icone (install). Basta clicar nesse icone e seguir os passos do assistente. Quando chegar á parte de definir as partições, caso queira fazer dual boot n sei como deverá proceder visto eu ser ainda relativamente recente nestas andanças, mas se quiser o ubuntu como único sistema operativo a rodar na máquina quando lhe for pedido seleccione apagar disco inteiro. depois é só deixar instalar.
No que toca aos drivers só posso dizer que o meu sistema só n detectou uma multifuncional HP 1510 com a qual tive uma carga de trabalhos a configurar mas graças aki ao fórum consegui e hoje ta a funcionar.
Espero k tenha ajudado
Luís
Utilizador Ubuntu nº 29843

Billabong

Sim, eu quero ter 2 sistemas, pois não sou o unico que usa o computador.
Ai isso que eu queria saber, como particionar.

k7br

Salve!
Seja bem vindo ! ;D
Me desculpe ser chato  ::), mas... você leu esse tópico  ?
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0
Se leu , mas ainda restou-lhe dúvidas .pode perguntar que a comunidade tenta responder :D

Edit:para não ser só chato, aqui vai uma parte do tópico :
O tipo de partição usada no Windows (NTFS/FAT32) é diferente da usada pelo Linux, geralmente EXT3/ReiserFS.
É recomendável, fazer o particionamento antes da instalação do Ubuntu.
Existe no Windows um programa chamado Partition Magic, cuja função é redimensionar seu HD.
Ele divide,cria, formata em vários tipos incluindo a criação de partição swap.
Caso você não possua este programa, pode usar o particionador do Ubuntu (Gparted).
Se você pretende criar uma nova partição a partir de uma em que esteja utilizando o  Windows ou  seus arquivos, rode antes o desfragmentador de disco deste para que todo o contéudo vá para os primeiros setores, evitando assim perda de dados numa divisão.
Este programa mostra um gráfico de ocupação e aí pode-se ter uma ideia aproximada de quanto a ser tirado para a formação da nova partição.
Azul= espaço ocupado
Branco= Espaço livre
No caso de mudança na formatação de uma das partes, escolha a segunda  (branco) que  seria o local onde não teria dados guardados.

Boa sorte!

Billabong

Citação de: Billabong online 05 de Março de 2007, 20:01
li o começo do tutorial aqui do forum.

-.-

Mas eu queria saber na divisão, qual o melhor pra eu usar sem perder dado no disco e sem risco o Partition Magic, ou o Gparted?

k7br

Sem correr risco , é difícil  ::).
Eu acho o Partition Magic  mais adequado para quem vai começar .

Boa sorte! ;)

Lamego

CitarEu acho o Partition Magic  mais adequado para quem vai começar .
Eu acho o gparted tão fácil de usar como o Part Magic.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

arlei

Citação de: Lamego online 06 de Março de 2007, 09:06
CitarEu acho o Partition Magic  mais adequado para quem vai começar .
Eu acho o gparted tão fácil de usar como o Part Magic.

Concordo com o Lamego, e até tenho minhas dúvidas se o GParted não é ainda mais fácil que o PM.
Eu sempre uso o GParted a partir de seu próprio liveCD que roda com Gnome (ops, agora a nova versão vem com Fluxbox) e algumas outras ferramentas interessantes para administração do sistema, inclusive o Partimage que gera imagens de suas partições estilo Ghost.

T+
Arlei

Billabong

Só mais 1 duvida Eu tenho os Drives E e F, como imagem de disco virtuais que fiz com o daemon tools(pra rodar o DreamCast e NFSMW), isso interfere em algo?

Vou ler o tutorial e usar o Gparted, e que Deus me ajude. :)

k7br

Não interfere em nada , eu acho  :P

Boa sorte!