Autor Tópico: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?  (Lida 7516 vezes)

Offline luis3d

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Online: 05 de MAR?O de 2007, 07:13 »

eu tenho instalado aqui na minha máquina o ubuntu edgy, e tava querendo instalar o opensuse pra testar.
E eu queria saber se eu posso usar a mesma /home e assim compartilhar o downloads e créditos do amule e os downloads do azureus.


Se puder eu queria saber se os temas (ícones, GTK, windows border) ficam os mesmos? Já que isso fica guardado na /home??   

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2007, 07:42 »
Vc consegue compartilhar a mesma partição home mas não o mesmo login, na instalação do Suse escolha a mesma partição /home porém com outro nome (login).

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2007, 08:53 »
Pode utilizar o mesmo /home, quando aos logins é so ter o cuidado de criar com o mesmo nome e garantir que estão tambem com o mesmo UID (id numerico).
Só pode ter problemas se algum dos programas tiver versões muito diferentes entre distros que possa tornar incompatível algum dos ficheiros de dados ou configuração que exista no /home/user .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #3 Online: 05 de MAR?O de 2007, 09:37 »
Sempre uso o mesmo /home para as distribuições linux instaladas no meu micro.
Você pode até usar o mesmo login, mas é recomendável cada distro ter seu user em arquivos distintos para evitar prováveis incompatibilidades como disse o Lamego.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #4 Online: 05 de MAR?O de 2007, 11:19 »
O login deve ser criado com os mesmos nomes ? Mas não se recomenda criar nomes diferentes para não embolar as configurações ?  ???
Já tentei instalar o Ubuntu com Open Suse e a instalação não deu erro e o grub apareceu com as opções corretas, win+ubuntu+open suse.
Dei o boot mas na hora do login deu um erro mais ou menos assim: usuário foi desconectado em menos de x minutos o que provavelmente indica erro....(não me lembro o resto da msg).
Agora reinstalei o Open Suse que está ok e vou novamente tentar o Ubuntu.
Onde foi que eu errei ?
Na hora de criar o login, fiz um nome para cada sistema.

Minhas partições:

hda1     16.1 GB      NTFS            /media/hda1      WinXp
hda5       1.0 GB      SWAP           /swap
hda6     15.0 GB      FAT32           /media/hda6
hda7     10.0 GB      REISERFS       /                     Ubuntu 6.10
hda8     10.0 GB      aqui eu não tinha formatado pensando em instalar o OpenSuse, mas não deu certo
hda9     27.9 GB       REISERFS      /HOME

Eu gostaria de instalar o Ubuntu no hda8 e compartilhar o swap e a \home. Já li vários tutoriais e aparentemente fiz tudo certo, portanto tem alguma bobeira que estou fazendo...
Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Abraços e muita sorte para nós!

Pode utilizar o mesmo /home, quando aos logins é so ter o cuidado de criar com o mesmo nome e garantir que estão tambem com o mesmo UID (id numerico).
Só pode ter problemas se algum dos programas tiver versões muito diferentes entre distros que possa tornar incompatível algum dos ficheiros de dados ou configuração que exista no /home/user .
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #5 Online: 05 de MAR?O de 2007, 11:40 »
Eu não aconselho compatilhar a mesma home para distros, vc pode ter problemas com arquivos de configuração do gerenciador de janelas, é melhor ter uma partição para os arquivos comuns, mais não compartilhar o /home

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #6 Online: 05 de MAR?O de 2007, 11:57 »
Mas como fazer então ?  ???
Poderia me dar um exemplo considerando as informações de minhas partições conforme tópico acima ? É que estou desde ontem apanhando nessa encrenca e não consegui. Agora antes de partir para instalar novamente o Ubuntu (que perdi ao instalar o suse, por bobeira minha) agradeceria muito qualquer ajuda. Só lembro que o Suse está perfeito (estou nele agora) e não queria fazer outra besteira e perder tudo ao instalar o Ubuntu (6.10 alternate).  :-[

Valeu a todos !

Eu não aconselho compatilhar a mesma home para distros, vc pode ter problemas com arquivos de configuração do gerenciador de janelas, é melhor ter uma partição para os arquivos comuns, mais não compartilhar o /home
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

arlei

  • Visitante
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2007, 17:21 »
coyoterj,

eu acho que vc deve fazer como disseram os membros Lamego e RC2006, ou seja, use a mesma partição que vc ja tem o seu /home do SUSE para monstar o /home do Ubuntu mais sem o mesmo usuário.
Na hora do particionamento na instalação do Ubuntu escolha para montar o /home na partição hda9, mais não esqueça que vc não deve formatar a partição, e na hora de criar o usuário crie um diferente daquele que vc usou para o SUSE.
Sendo assim suas configurações pessoais de um SO não ira interferir no outro, pois estarão em diretórios diferentes.

Nota: Mesmo tendo o cuidado de não formatar a partição hda9 quando instalar o Ubuntu sempre é bom ter um backup (em outra partição ou mesmo CD/DVD) do seu $HOME para caso de algum eventual problema vc poderá então recuperar as configurações do seu SUSE, ou seja, recuperar seu /home.

T+
Arlei




Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #8 Online: 05 de MAR?O de 2007, 18:46 »
Vou tentar agora e depois eu posto aqui se consegui...  ;) Mas antes, backup no home...rsrs

Valeu !

coyoterj,

eu acho que vc deve fazer como disseram os membros Lamego e RC2006, ou seja, use a mesma partição que vc ja tem o seu /home do SUSE para monstar o /home do Ubuntu mais sem o mesmo usuário.
Na hora do particionamento na instalação do Ubuntu escolha para montar o /home na partição hda9, mais não esqueça que vc não deve formatar a partição, e na hora de criar o usuário crie um diferente daquele que vc usou para o SUSE.
Sendo assim suas configurações pessoais de um SO não ira interferir no outro, pois estarão em diretórios diferentes.

Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #9 Online: 05 de MAR?O de 2007, 20:07 »
Abortei a instalação e voltei para tirar uma dúvida:

Uso o alternate, criei só uma partição para o sistema e não mexi no resto, mas ai ele diz que vai formatar o swap. Posso aceitar e continuar com a instalação ? Isso não vai atrapalhar a outra distribuição linux ?  ???

Obrigado
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #10 Online: 05 de MAR?O de 2007, 20:17 »
Coyote, o swap pode ser formatado, afinal só serve para fazer papel de memória RAM. Mas por que perder tempo formatando? :)

Agora, nunca crie uma partição só para /home. Crie, ao invés, uma partição para seus arquivos pessoais que deverá ser montada dentro de algum lugar de seu /home. Assim confusões são evitadas e ganha-se um pouco no quesito segurança e manutenção.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #11 Online: 05 de MAR?O de 2007, 20:48 »
Olá celsofaf !

Coyote, o swap pode ser formatado, afinal só serve para fazer papel de memória RAM. Mas por que perder tempo formatando? :)

Coloquei para não formatar o swap e o instalador dá a msg que não há swap, que poderei ter problemas com falta de memória, e blá blá blá...  ??? Por isso abortei e voltei. Já li em outro tópico que não há problema, mas depois de quebrar a cara outras vezes, é normal ficar com um pé atrás...  :(

Citar
Agora, nunca crie uma partição só para /home. Crie, ao invés, uma partição para seus arquivos pessoais que deverá ser montada dentro de algum lugar de seu /home. Assim confusões são evitadas e ganha-se um pouco no quesito segurança e manutenção.

Agora eu não entendi nada... ??? Poderia me explicar melhor ? O /home não deve ficar numa partição ? E meus arquivos não devem ficar na /home que fica numa partição ? Vixê !  ;D

Abraços
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #12 Online: 05 de MAR?O de 2007, 23:20 »
Agora eu não entendi nada... ??? Poderia me explicar melhor ? O /home não deve ficar numa partição ? E meus arquivos não devem ficar na /home que fica numa partição ? Vixê !  ;D

Deixa eu tentar explicar. Suponhemos que você instale sua distro em hda1 e que você queira manter seus arquivos pessoais em hda8 (um exemplo). Então, você instala sua distro, monta a / em hda1 e tem lá seu diretório /home/coyote. Daí, você cria um diretório /home/coyote/arquivos e monta /dev/hda8 em /home/coyote/arquivos. Seu /home fica junto com o sistema, na mesma partição, mas seus arquivos ficam salvos em outra partição. :)

Daí, depois você quer instalar uma nova distro para testar, e instala em hda6. Monta a / da nova distro em hda6 (a /home inclusive), cria /home/coyote/arquivos (em hda6!!) e monta /dev/hda8 em /home/coyote/arquivos.

Esse esquema é até melhor, pois você pode querer instalar mais de uma distro depois, e com as novas distros novas configurações, preferências etc (tudo salvo em cada /home/coyote), mas seus arquivos pessoais não ficam afetados por isso e não há problemas de conflito. Certo?

Ah, só uma coisa. É importante que você, como raíz, certifique-se de dar permissão a seu usuário para todos os arquivos e pastas de seu hda8, senão de nada adiantaria, certo? :D
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2007, 23:30 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #13 Online: 06 de MAR?O de 2007, 10:00 »
Bom dia Celsofaf,

Háaaa sim. Entendido.
É uma boa estrátegia sim. Mas é bom lembrar que a home em outra partição facilita na hora de apagar/formatar/reinstalar o SO, ok ?

Agora é partir para a instalação.

Abraços,
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: é possível usar a mesma partição /home pra duas distros?
« Resposta #14 Online: 06 de MAR?O de 2007, 11:27 »
Bom dia Celsofaf,

Háaaa sim. Entendido.
É uma boa estrátegia sim. Mas é bom lembrar que a home em outra partição facilita na hora de apagar/formatar/reinstalar o SO, ok ?

Agora é partir para a instalação.

Abraços,
Sim, claro. Tudo tem seus prós e contras, apenas que pessoalmente prefiro os prós do meu esquema e acho que os contras são triviais. :)

Boa sorte!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil