Autor Tópico: Ajuda - permissões Ntfs-3g  (Lida 2764 vezes)

Offline Xkper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ajuda - permissões Ntfs-3g
« Online: 04 de MAR?O de 2007, 08:44 »
Boas...
Preciso de ajuda, tenho uma drive com sistema de ficheiros NTFS tenho o NTFS-3g (versão: v20070920-BETA) para poder ler e escrever na mesma drive.
Eu queria que só eu é que tivesse acesso à drive já tentei nas propriedades->permissões e em "Outros" colocar "Nenhum" e não funciona pois volta ao default...

Estive a pesquisar e encontrei num forum onde se editava o fstab e ficava desta forma:
Código: [Selecionar]
/dev/sdb5 /media/Storage ntfs-3g uid=1000,gid=1000,umask=0022,locale=pt_PT.utf8 0 0Em que o uid e gid é do meu id.

Queria que, mesmo que houvesse mais que uma sessão aberta no ubuntu a minha e do convidado, só eu é que tivesse acesso à drive.
É possivel? Podem-me ajudar?

Cumps

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Ajuda - permissões Ntfs-3g
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2007, 18:23 »
Da uma leitura aqui, fala sobre permissoes do umask escolhe a que mais se encaixa no voce quiser e utiliza ela no fstab, é isso espero ter ajudado t++

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2060#

Offline Xkper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda - permissões Ntfs-3g
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2007, 12:01 »
Código: [Selecionar]
/dev/sdb5 /media/Storage ntfs-3g uid=1000,gid=1000,umask=0027,locale=pt_PT.utf8 0 0
Por esse site troquei a minha umask para 0027, e editei o ficheiro bashrc e coloquei a mesma umask 027...
e mesmo assim não resultou :\

em propriedades -> permissões já está correcto mas o "convidado" continua a poder ver e executar os meus ficheiros :\

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: Ajuda - permissões Ntfs-3g
« Resposta #3 Online: 05 de MAR?O de 2007, 12:44 »
Voce pode tentar usar o chmod, liberando somente o dono com acesso a pasta, por exemplo eu quero que so o dono da pasta /diego possa ler, escrever e executar ela, faria isso,

chmod 700 /diego

com isso nem o grupo nem os outros poderiam fazer nada nela, mas cuidado com permissoes ok, isso pode danificar o sistema, te aconselho a pesquisar sobre o chmod, isso de outras pessoas estarem vendo seus arquivos pode ser que elas sejam do grupo e no umask voce so não deixa acessar a pasta os outros,porem o grupo tem acesso a ela com leitura e execução, então voce poderia modificar o umask para umask 0077, tenta isso e me fala t++