Acho que o título do tópico é auto-explicativo.
No momento tenho instalados aqui o Kubuntu 6.10, Arch Linux 0.8 e Sabayon 3.26. Estou baixando o Resulinux 2.3 e o SIDUX 2007-1.
Bem, o Kubuntu é Kubuntu.
Adoro, ficou mais rápido depois que passei a compilar o kernel com cada vez menos serviços desnecessários (para mim) habilitados, é bastante estável. Não preciso falar muito sobre ele porque a maioria aqui já o conhece.
Eu não gostei do Sabayon. Vem com uma
porrada de coisa e tem um desempenho meio baixo na minha máquina, mesmo usando XFCE. É baseado no Gentoo, o que é muito bom. Ele é excelente para quem é viciado em jogos e aplicações multimídia: vem COM TUDO e detecta automaticamente minha placa de vídeo. E é a distro oficial do Beryl.
Mas, não, não é uma distro para mim. Será em breve substituída.
O Arch... Ele está sendo minha distro principal, que uso para trabalhar e para fazer minhas coisas do dia-a-dia. Deixo o maravilhoso Kubuntu de molho por enquanto, pois ele está sendo muito bem substituído. Para quem não sabe, o Arch é todo otimizado para processadores i686 (a maioria dos processadores atuais), o que significa (e percebi isso, sim) que a maioria das aplicações vai rodar mais rapidamente. O arranque dele é muito rápido, uso KDE e está mais rápido que meu Kubuntu. Mas não é uma distro para usuários que querem tudo pronto na mão: tem que ler muito, tem que fuçar, tem que gastar um tempo, mas a wiki e os fórums são excelentes. Quem quer, consegue.
Além disso, o fato do Arch ter atualização contínua é muito bom. Traduzindo: a única diferença entre as versões é a mídia de instalação, e só. A atualização dele se dá pacote-a-pacote (gerenciados pelo excelente pacman, que achei muito melhor que o apt-get ou o aptitude), e com um único comando você atualiza sua distro inteira: pacman -Syu. Habilitei sem problemas suporte a 3D aqui também, multimídia, auto-montagem, gravação de DVDs, etc. Só tenho elogios. Apenas que os repositórios não são tão recheados, mas a comunidade (através do chamado AUR) provê quase todas as necessidades. Ah, o programa Y não tá nem nos repositórios nem no AUR? Baixe você mesmo, uai...
Bom, é isso. Quais são suas experiências atuais?