Autor Tópico: dicas para iniciantes  (Lida 680591 vezes)

Offline as1534852

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #120 Online: 28 de Abril de 2008, 16:59 »
Serve a presente, para vos solicitar uma maior facilidade na instalação de programas, codecs e periféricos, bem como se solicita a compatibilidade dos jogos para PC, que correm nas versões Windows 98, XP e Vista. Deveria de ser mais fácil instalar programas, aplicações ou codecs, pois para quem começa no Linux, pode ser o caminho do não retorno.
Confesso-vos que no príncipio tive inúmeras dificuldades, que fui superando a pouco e pouco e as fui vencendo graças à minha persistência.
Descobri que há muitas vantagens na utilização do Ubuntu. Tem que se conhecer os programas.
Tenho os dois sistemas o XP e o Ubuntu.
Agora ir ao XP transformou-se num pesadelo, lento, lento.
Corre anti virus, corre firewall, corre anti trojan, erros e mais erros e bugs uns atrás dos outros.

Serve this, you ask for a greater ease in the installation of programs, codecs and peripherals, and asks if the compatibility of PC games, which run on Windows 98 versions, XP and Vista. It should be easier to install programs, applications or codecs, as to who gets into Linux, may be the point of no return.
I confess to you that in principle had many difficulties, I was overcome little by little and I was winning thanks to my persistence.

I discovered that there are many advantages in the use of Ubuntu. You should know the programs.
I have both the XP systems and the Ubuntu.
Now go to XP became a nightmare, slow, slow.
Run anti virus, firewall runs, runs anti trojan, mistakes and more mistakes and bugs us behind the others.

Offline Danilo M.C. Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Qual o Significado de "MP"
« Resposta #121 Online: 17 de Maio de 2008, 16:14 »
Qual o Significado de "MP"

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #122 Online: 17 de Maio de 2008, 16:17 »
Mensagem Pessoal?

Offline Caetano D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #123 Online: 20 de Maio de 2008, 20:02 »
otimos os links!!!


o do guia introdutorio eh mais basico mesmo ...

assusta menos quem nao manja mt de computer..


mas o foca também eh mt bom...explica com mais detalhes e tal.. eh bom pra ser usado como consulta qnd o guia introdutorio for mt superficial sobre algo...


copiei todas as pag e links relacionados de la ... vo bota tudo num cd e fazer uma apostila

talvez eu coloque em algum blog meu também =)


vamo mostra q a gente ta usando o ubuntu galera!!!


vlw!!!

Offline tucann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #124 Online: 23 de Maio de 2008, 22:01 »
Sou um iniciante no Ubuntu Linux. Estive lendo no site da comunidade alguns tópicos para iniciantes, contudo achei muito superficial. Gostaria de ler um tutorial um tanto mais prolixo ( não no sentido de leitura tediosa ou exaustiva ) porem mais detalhado e farto em exposições, mostrando desde a instalação até o mais incisivo do software.
Alguém pode sugerir um site de onde posso baixar  um e - book  tutorial ou algo por estilo?   
O ideal seria em português; mas se não há em português pode ser em inglês ou espanhol.
Muito Obrigado.

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
« Última modificação: 24 de Maio de 2008, 19:13 por KubLin »

Offline rodsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #126 Online: 04 de Junho de 2008, 18:05 »
Boa tarde pessoal,

Sou iniciante no linux, deixei de lado o windows e vou entrar no mundo linux, mas gostaria de algumas ajudas..
Estou iniciando com o Ubuntu, pois ouvi falar bem desse sistema operacional.
Instalei ele em meu pc porém precisei fazer a instalação das placas, de vídeo por exemplo.
Baixei na internet o arquivo de instalação, mas quando fui instalar não deu certo pois faltou o linux-restricted-modules.
Agora as perguntas,
Tudo que vou instalar no linux vou precisar da internet?
Existe um linux completo para não dar esses probleminhas, tipo algum que ja venha com o linux-restricted.... ja no instalador ou com qualquer outro modulo que o Linux vá precisar na instalção?
Se não existir essas possíbilidades será que tem como eu fazer as configurações e instalações do linux, como placa de rede, placa de video etc, sem precisar estar conectado na internet, por exemplo onde trabalho posso fazer o donwload dos componentes linux-restricted.., entre outros para instalar quando chegar em casa?
Já pesquisei na internet e muitos lugares existem tutoriais mas todos explicam a instalação estando conectado a internet, tipo: apt-get bla bla bla, ai o linux vai e busca o componente requisitado.

Aguem pode me responder essas perguntas...

grato, qualquer duvida eu explico..
Ajudem mais um seguidor da Microsoft se converter a irmandade Linux!





Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #127 Online: 04 de Junho de 2008, 18:31 »
Acho que pode ser util, dica dada em outro tópico pelo amigo clcampos

Citar
Baixe todos os pacotes necessários onde tem internet, chegando em casa copie eles para o

Código: [Selecionar]
diretório /var/cache/apt/archives
 e ai execute o tutorial normalmente.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline rodsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Pacotes necessários para Ubuntu
« Resposta #128 Online: 04 de Junho de 2008, 20:38 »
Citação de: rodsm
Boa tarde pessoal,

Sou iniciante no linux, deixei de lado o windows e vou entrar no mundo linux, mas gostaria de algumas ajudas..
Estou iniciando com o Ubuntu, pois ouvi falar bem desse sistema operacional.
Instalei ele em meu pc porém precisei fazer a instalação das placas, de vídeo por exemplo.
Baixei na internet o arquivo de instalação, mas quando fui instalar não deu certo pois faltou o linux-restricted-modules.
Agora as perguntas,
Tudo que vou instalar no linux vou precisar da internet?
Existe um linux completo para não dar esses probleminhas, tipo algum que ja venha com o linux-restricted.... ja no instalador ou com qualquer outro modulo que o Linux vá precisar na instalção?
Se não existir essas possíbilidades será que tem como eu fazer as configurações e instalações do linux, como placa de rede, placa de video etc, sem precisar estar conectado na internet, por exemplo onde trabalho posso fazer o donwload dos componentes linux-restricted.., entre outros para instalar quando chegar em casa?
Já pesquisei na internet e muitos lugares existem tutoriais mas todos explicam a instalação estando conectado a internet, tipo: apt-get bla bla bla, ai o linux vai e busca o componente requisitado.

Aguem pode me responder essas perguntas...

grato, qualquer duvida eu explico..
Ajudem mais um seguidor da Microsoft se converter a irmandade Linux!
Acho que pode ser util, dica dada em outro tópico pelo amigo clcampos

Citar
Baixe todos os pacotes necessários onde tem internet, chegando em casa copie eles para o

Código: [Selecionar]
diretório /var/cache/apt/archives
 e ai execute o tutorial normalmente.

Eis uma questão boa, quais pacotes eu devo baixar?
Não existe um Ubuntu que ja venha todos os pacotes?

valws

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #129 Online: 04 de Junho de 2008, 21:10 »
A estrutura do Linux para mim é perfeita.

A separação em pacotes permite que você tenha instalações mais facilitadas, pois caso o pacote já tenha sido instalado o sistema simplesmente evita que seja baixado, bem diferente de outros sistemas em que o arquivo de instalação (.exe por exemplo) sejam grandes, pois contem tudo que é necessário, mesmo que seu sistema não vá precisar daquilo.

As dependências são também controladas com facilidade, então na instalação o próprio sistema já define o que mais deve ser instalado, ajudando você, e avisa caso alguma dependência não possa ser baixada (por falta de um repositório ou outra coisa).

Porém para aqueles que não tem internet a facilidade virá um grande problema, pois devemos então baixar não só o pacote que queremos como suas dependências. E ai, o que fazer?

Bem, aqui no fórum já existe um tópico que ajuda, que é o Como instalar programas sem internet?, assim você encontra tudo que deverá usar numa instalação.

Tendo os pacotes o que fazer? Você pode instalar eles com um dpkg, ou copiá-los para o diretório /var/cache/apt/archives e ai usar o apt (ou mesmo o Gerenciador de Pacotes Synaptic) e fazer a instalação normalmente.

E por fim, onde achar os pacotes? Bem, até isto não é grande problema, basta (estando em um PC com internet) ir ao site Ubuntu Packages Search, e baixar de lá seus pacotes, apenas escolhendo a versão do ubuntu antes.

[]'s a todos!

Cristiano


Editando


A sim, acho que existe um DVD do ubuntu (não sei onde baixar) bem completo, porém lembre-se que assim você não desfrutará das atualizações da distro, que levam mais segurança e facilidades.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rodsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #130 Online: 05 de Junho de 2008, 09:59 »
Simplesmente sensacional essa resposta!

Abri os links que mostrava na mensagem e encontrei EXATAMENTE o que queria encontrar

Muito obrigado,

qualquer duvida volto a postar

Offline edson-dantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #131 Online: 06 de Junho de 2008, 11:53 »
   ola eu estou com o mesmo problema de nosso amigo eu instalei o ubuntu 8.04 pelo cd que recebi da canonical, eu ja tenho o xp instalei para dar dual boot .
  A instalação aconteceu normalmente tenho 2 hds sata um de 400gb onde armazeno dados e um de 80 gb para sistema particionei esse de 80 com o proprio cd do ubuntu deixei 15gb para o ubuntu e 65 para o xp, ma quando ele terminou de instalar pediu para reiniciar reiniciei mas ele ñ dá opção de dual boot ele ja inicia no xp ne da opção.
  Fui no gerenciador do xp e de fato o hd esta particionado aparece 3 partições uma do xp escrito: integro sistema  - outra do ubuntu escrito: 14,54 gb integro "partição desconhecida" e outra tbm escrito : "partição desconhecida" de 698 mb mas o xp só dá a opção de deletar creio eu pq ñ é ntfs ele diz que pode fazer parte de outro so.
  Então creio eu que instalado o ubuntu está de fato, o problema é ele ñ aparecer no dual boot.
  Consegui agora enquanto escrevo nomear e acessar as partiçoes do linux com um programinha porem ainda nada de inicializar em dual.


  Quero muito ter o ubuntu no meu pc faz 6 dias que tento sou ignorante no assunto de linux quero muito aprender e ensinar tbm, é a 1º vez que escrevo, quero agradecer antecipadamente a todos, muito obrigado e um abraço
.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #132 Online: 06 de Junho de 2008, 12:01 »
Usando o LiveCD entre no terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite os comandos abaixo para podermos começar a te ajudar:

Código: [Selecionar]
blkid
Código: [Selecionar]
sudo  fdisk   -l
Cole aqui a resposta deles.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline edson-dantas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #133 Online: 06 de Junho de 2008, 14:46 »
não aparece essa opção no cd eu consigo acessar o menu.lst pelo windows, posso resolver por lá?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #134 Online: 06 de Junho de 2008, 14:54 »
não aparece essa opção no cd eu consigo acessar o menu.lst pelo windows, posso resolver por lá?

Deve estar consola no lugar de terminal.

E é exatamente o arquivo menu.lst que eu quero, junto com as informações, mas tem que achar ele no diretório /boot/grub/menu.lst. Talvez pelo windows seja mais fácil pegar o conteúdo do arquivo, mas precisamos do resultado do comando de qualquer forma.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!