instalação ubuntu 6.06-um hd rundows e outro linux-como fazer opção de boot?

Iniciado por regisbailux, 28 de Fevereiro de 2007, 16:51

tópico anterior - próximo tópico

regisbailux

Pessoal,
sou newbie no linux e preciso instalar o ubuntu em uma maquina com dois hds,um vai ficar o ruindows e o outro o linux,minha duvida fica com o boot,como faço para criar esta opção de escolha entre os dois sistemas?
obrigado por qualquer ajuda,
Regis

samuelbh

Se você deixar o Windows no primeiro HD, basta instalar normalmente o Ubuntu deixando a opção de gravar o GRUB na MBR automática. Logo no primeiro boot após instalar você terá opção para escolher entre os dois sistemas.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

regisbailux

samuelbh,
valeu o retorno,então temos que escolher master para o ruindows e slave para o ubuntu.
para isto entramos na bios.ok?
obrigado,
Regis

solanoalves

Isso regis, pois geralmente, se eu não estiver enganado, o ubuntu instala o grub na MBR do hd do windows.

Diego_Rocha

Vc tem que instalar no mbr grub no hd0, que é o hd q suponho q esta o windows,

regisbailux

valeu pessoal,vamos colocar em pratica e reportamos a lista.
obrigado,
Regis
cat /boot/grub/device.map

regisbailux

pessoal,
achei este tutorial do edubuntu,posso fazer este passo a passo sem mudar nada para a minha maquina com os dois hds.
http://www.edubuntu.org/gettingstarted
vamos estar instalando no sabado as 15 horas.
alguem no msn?
[ ]s e valeu,
Regis

solanoalves

regis, você não está sabendo como proceder com a instalação?

Faz o seguinte

Modo 1 (Formatando os 2 HDS):

1. Instala o windows xp no hd principal ( o que está como master no setup )
2. Feito isso, poe no setup para inicializar do CDROM
3. coloca o cd do ubuntu que você quer e inicializa até abrir o desktop, então clica em instalar
4. siga os passos e escolha editar manualmente as partições e crie uma partição de uns 512 megabytes no formato swap, e para a outra escolha ext3.
5. na escolha do hd para a instalação da raiz escolha o hd destinado ao ubuntu(ext3).
se tiver um /home , tire o home e deixe só a barra
6. em swap escolha a partição q vc criou

e instale

se vc ja sabia disso ou se falei algo errado, desconsidere a mensagem ;D

regisbailux

opa!!
achei que era só escolher o hd para o ubuntu e mandar bala,não estava preparado para criação de swap.
vamos instalar aqui e retornamos.
obrigado pela disponibilidade,
Regis

Versuri

Para instalar o Linux

Particionar hd que vai receber o linux em:

• / => Arquivo onde será instalado o sistema

• /home => Para que vc tenha uma partição separada para seus documentos, não é necessário, mas ajuda em caso de reinstalação.

• swap => Área de troca de memória (dica: o ideal é ter o swap com o dobro da Ram ex.: 256Mb de Ram = 512 Mb de swap até o limite de 1 Gb)

Formate as partições "/" e "/home" em EXT3, é mais estável.

Ajuda sobre partionamento -> http://www.guiadohardware.net/guias/03/index5.php

solanoalves

Minha memória é de 512MB e uso Swap de 512MB e recomendo, pois nunca notei nada diferente

regisbailux

pesoal do forum,
nossa imagem iso do ubuntu deu erro no gravar,estamos pedindo o cd pelo correio e então faremos a instalação,vamos documentar aqui.
obrigado por tudo.
abs,
Regis