Autor Tópico: Ubuntu + Vista - Dual Boot  (Lida 13248 vezes)

Offline Lucas_Rafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Online: 26 de Fevereiro de 2007, 18:41 »
Olá
Recentemente adquiri um PC que veio com Windows Vista Home Premium, já tenho em mãos o cd Do kUbuntu 6,6 e gostaria de instá-lá-lo no mesmo HD, em Dual Boot com o Vista. Não tentei fazê-lo por ouvir que o Vista encripta o HD de modo a não instalar o Linux, tenho medo do Lilo não funcionar.
Podem me ajudar? Obrigado.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 22:06 »
Um pouco antes do lançamento realmente foi especulado sobre encriptação do HD, mas aqui ninguém reclamou, se esse troço existe ele não vem habilitado. Só vi poucos relatos no fórum em inglês, mas é bem mais provável que você não tenha problemas.

Offline vaudeko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
  • Hardy Heron 8.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 02:03 »
Ok, não parece ser tão complicado assim, mas eu tenho uma pergunta.
Eu já tenho o Windows XP e o Edgy instalados no meu pc, me falaram que o Vista eu não preciso formatar minha máquina, parece que ele se instala por cima do XP, e neste caso, será que também irá comer o grub de inicialização?
Aguardo resposta.
I'not a perfect person, but I'm traying.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 04:47 »
Um pouco antes do lançamento realmente foi especulado sobre encriptação do HD, mas aqui ninguém reclamou, se esse troço existe ele não vem habilitado. Só vi poucos relatos no fórum em inglês, mas é bem mais provável que você não tenha problemas.

Eu participo do fórum do Guia do Hardware e até agora aconteceram muitas reclamações. O vista REALMENTE "protege" o MBR para não deixar vírus mal-intencionados se apoderarem do MBR. Ou seja, ele não deixa NADA nem NINGUÉM gravar na MBR. Nem lilo nem grub. Deixar o linux instalar ele deixa, mas ele não deixa você bootar depois :P

Ok, não parece ser tão complicado assim, mas eu tenho uma pergunta.
Eu já tenho o Windows XP e o Edgy instalados no meu pc, me falaram que o Vista eu não preciso formatar minha máquina, parece que ele se instala por cima do XP, e neste caso, será que também irá comer o grub de inicialização?
Aguardo resposta.

Sim, vai "comer" o grub. O vista é #$!!$A#!#)(%


O que vocês podem fazer é o que muitos que utilizam o Vista e o Linux estão fazendo. Usar um DISQUETE de boot. É a opção mais Fácil e viável para usuários "leigos" e "comuns". Agora, se vocês são avançados, tentem artigos em inglês no google que ai da um jeito de fazer.

Instalar o Grub no disquete realmente é uma derma. Imagina toda vez que você quiser entrar no Linux ter q dar boot pelo Disquete...chato né ?

Mas tem jeito. Só que é difícil, acredito eu.

http://www.totalsecurity.com.br/article.php?sid=2553&order=0   <<< Confira esse link

http://www.istf.com.br/vb/showthread.php?t=8900 <<< Esse também

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 08:36 »
Citar
Eu participo do fórum do Guia do Hardware e até agora aconteceram muitas reclamações. O vista REALMENTE "protege" o MBR para não deixar vírus mal-intencionados se apoderarem do MBR. Ou seja, ele não deixa NADA nem NINGUÉM gravar na MBR. Nem lilo nem grub. Deixar o linux instalar ele deixa, mas ele não deixa você bootar depois Lingua
Isso são reclamações ignorantes, não é tecnicamente possível o Vista ou qualquer outro sistema operativo bloquear uma escrita no MBR uma vez que quando se arranca de um CD esses sistemas não estão a correr.
O único componente que pode bloquear a escrita da MBR arrancando a partir de outro sistema operativo, é a BIOS, e sim muitas BIOS têm uma opção de protecção do MBR contra virús (esta opção já existe há varios anos).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:06 »
Citar
Eu participo do fórum do Guia do Hardware e até agora aconteceram muitas reclamações. O vista REALMENTE "protege" o MBR para não deixar vírus mal-intencionados se apoderarem do MBR. Ou seja, ele não deixa NADA nem NINGUÉM gravar na MBR. Nem lilo nem grub. Deixar o linux instalar ele deixa, mas ele não deixa você bootar depois Lingua
Isso são reclamações ignorantes, não é tecnicamente possível o Vista ou qualquer outro sistema operativo bloquear uma escrita no MBR uma vez que quando se arranca de um CD esses sistemas não estão a correr.
O único componente que pode bloquear a escrita da MBR arrancando a partir de outro sistema operativo, é a BIOS, e sim muitas BIOS têm uma opção de protecção do MBR contra virús (esta opção já existe há varios anos).


Então somos todos ignorantes...e você é o espertão :) Faça ai então um dual boot com windows Vista + Linux com Lilo ou grub...

Leia também um pouco de Sócrates na filosofia. "Só sei que nada sei". O grande sábio é aquele que admite que mesmo sabendo MUITAS coisas, ele não sabe TUDO. Eu, quando admito minha ignorancia, sou capaz de aprender muitas coisas. Quando alguem inexperiente vem me ensinar algo...eu não falo "eu já sei". Eu fico calado e escuto, não fico dando uma de "superior". Pré potencia, no sentido literal da palavra. Desculpe-me se eu falei, falei e falei e você não entendeu nada :) a proxima vez que eu falar com você prometo usar meu "nível baixo" para você entender.

vlw.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:14 »
Citar
Então somos todos ignorantes...e você é o espertão Sorridente Faça ai então um dual boot com windows Vista + Linux com Lilo ou grub...
Qual é o formato que você quer ? Uma fotografia digital do meu PC com o menu do GRUB e depois com a imagem dos 2 sistemas serve ? Se você não acredita nas minhas palavras, acha mesmo que eu ia perder mais tempo com você ?
Eu não sou espertalhão, limitei-me a eu próprio investigar o assunto antes de dizer asneiras, para alem de ser possível você colocar manualmente a entrada para o Vista no menu.lst o próprio instalador do Edgy tratou disso.
Lamento que você se tenha sentido ofendido, é o que acontece quem decide ser comentador pelas palavras dos outros. Para alem de ter ficado ofendido espero que tenha aprendido algo com a descrição técnica que eu fiz sobre o porquê do Vista não poder interferir com a capacidade de outro OS escrever o MBR !
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 10:08 »
em vez de perder tempo comigo então, escreva um tutorial ensinando a instalar. sem +.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 10:24 »
Tenho o Edgy, o XP e o Vista instalados no mesmo HD em partições diferentes funcionando bem.
Tanto o XP como o Vista se instalados após o Linux, vão limpar a MBR. No entanto, se vc tiver gravado o boot do Ubuntu também em disquete, a sua recuperação fica fácil e a retomada da MBR também. Estou usando esta opção pela MBR sem nenhum problema.
O conteúdo dos links citados acima são de 04-05-2006, numa época em que o Vista era versão beta. Talvez a MS tenha mudado o bitlocker, ou estas notícias  foram precipitadas.
Ainda não tive ocasião de testar um dual boot Vista-Linux, mas usando o XP-Vista-Ubuntu, posso garantir que funciona sem problemas.
Acredito que neste tutorial já tenha algo sobre o assunto
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0
Logo que possível, e tivermos mais experiência, iremos atualizar.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 11:25 »
windows pra quê ?  :P

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:24 »
O meu tutorial:
1 - Instalar o Windows Vista
2 - Instalar o Ubuntu (só testei com o Fesisty, mas não vejo porque não funcione com as versões anteriores)

No caso de o instalador do Ubuntu não colocar a entrada correcta para o Vista pode colocar manualmente, veja em :
http://wiki.gtwy.net/index.php/Dual_Boot_Vista_and_Linux

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 13:57 »

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2007, 15:46 »
O meu tutorial:
1 - Instalar o Windows Vista
2 - Instalar o Ubuntu (só testei com o Fesisty, mas não vejo porque não funcione com as versões anteriores)

No caso de o instalador do Ubuntu não colocar a entrada correcta para o Vista pode colocar manualmente, veja em :
http://wiki.gtwy.net/index.php/Dual_Boot_Vista_and_Linux



o Gutsy 7.10 põe automaticamente a entrada do Vista no Grub?
 ???
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

isdiru

  • Visitante
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2007, 16:39 »
Boas,tenho o vista ultimate e ubuntu 7.04 instalados em dual boot sem nenhum problema,pode instalar,primeiro instale o vista e depois o ubuntu sem susto.

isdiru

  • Visitante
Re: Ubuntu + Vista - Dual Boot
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2007, 16:42 »
Boas,não se esqueça de particionar o HD.