Grafica ATI - dificuldades dum super novato

Iniciado por Noobie, 25 de Fevereiro de 2007, 00:48

tópico anterior - próximo tópico

Noobie

olá, sou um utilizador que está a ponderar a migração para linux. Só instalei o Kubuntu há dois dias e encontrei uma dificuldade muito chata... Não consigo alterar a resolução da minha placa gráfica ati 9600 pro.

Já fiz umas leituras por aqui e até tentei umas incursões pelo terminal para alterar uns ficheiros conforme sugerido num tópico, mas deu uma série de erros e acabei por desistir, já que não sabendo bem donde v~em os ditos erros acaba por desmotivar pois pode ser falta de alguns porgramas no sistema ou até mesmo algumas configurações mal definidas.

Assim, gostaria de pedir a ajuda para definir ou instalar o que for necessário para que a minha placa gráfica ati 9600 pro me deixe alterar a resolução e para que fique a funcionar de acordo com as suas reais capacidades.

o que me sucede é que ao tentar configurar a resolução nas propriedades do sistema, não surge aparentemente nenhuma alteração. No entanto, quando reinicio, constato que a resolução mudou para um valor extremamente baixo 640x480 e não consigo mais alterar de maneira nenhuma, nem mesmo depois de reiniciar.

Já reinstalei o sistema operativo tres vezes e o problema persiste. Logo após a instalação a resolução do ecran fica no valor mais alto permitido pela minha gráfica, mas assim que eu tento alterar sucede o que descrevi acima - nada acontece aparentemente quando mexo nos valores mas assim que o sistema é reinicializado a resolução baixa para os valores mais baixos e não consigo alterar de maneira nenhuma, a não ser que reinstale o sistema operativo :P sou noob eu sei

Se alguem puder dar uma ajudinha seria óptimo

k7br

Salve!
Seja bem vindo ! ;D
O drivers da placa de video está instalado ?
Caso a resposta seja não , da uma olhada aqui https://help.ubuntu.com/ubuntu/desktopguide/pt/hardware.html e aqui http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15359.0 
Caso a resposta seja sim , aí eu já não sei  ::) 

Boa sorte! ;)

Lamego

Convém esclarecer que a resolução suportada não tem apenas a ver com a placa gráfica mas sim também com o CRT/LCD, tem que ter atenção na configuração de ambos.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu