Autor Tópico: Scanner em porta paralela - Como instalar (Tutorial)  (Lida 10856 vezes)

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Scanner em porta paralela - Como instalar (Tutorial)
« Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:44 »
Scanner Plustek porta paralela - Como instalar! (também serve, com modificações, para outras marcas e modelos)

Leia atentamente todo o tópico antes de efetuar qualquer modificação em seu sistema!


Este breve tutorial só funciona com os modelos suportados pelo projeto SANE www.sane-project.org

Com as alterações feitas este tutorial passa a funcionar no Ubuntu 7.04 e no 7.10, creio que deva funcionar no 8.04

Modificações efetuadas em 20/03/2008:

01 - Alteração do conteúdo do arquivo /etc/sane.d/plustek_pp.conf (leiam dentro do "código" inserido);
02 - Alteração do grupo lp (não mais existente) por lpadmin;
03 - Exclusão do 2º passo, por ser desnecessário;
04 - Retificação da informação sobre gerenciamento de grupos


Caras, essa é mais uma vitória que consegui. Agora abandono o XP.

Esse scanner era o último empecilho que eu tinha para abandonar o Windows. Agora dá.
Já faz muitos meses que venho tentando habilitar esse scanner no Ubuntu 6.06 (Dapper), finalmente, após vários meses, consegui. Vou descrever o passo-a-passo para que outros usuários consigam também.

O scanner que instalei é um Plustek OpticPro P12 (desses que se acham por R$60,00). Os passos a seguir devem funcionar para qualquer scanner plustek que utilize o backend pĺustek_pp. No site SANE o status desse modelo é "complete".

1º passo - o setup do micro deve ficar corretamente configurado de acordo com as especificações indicadas no SANE http://www.sane-project.org/sane-backends.html
   
   Na mesma tabela onde indicam o backend necessário, também indicam o modo da porta paralela: no windows ela ficava marcada como "EPP", mas no SANE indicam "SPP,EPP" - no meu setup configurei para "ECP+EPP", a opção mais parecida que achei;

2º passo - desinstalei completamente o "xsane" através do Synaptic e depois instalei novamente. Não sei se esse passo é realmente necessário, mas nada custa.
2º passo excluído, não é necessário.

3º passo - alterei o arquivo "dll.conf" - para alterá-lo é só digitar no terminal "sudo gedit /etc/sane.d/dll.conf" (sem as aspas). Nesse arquivo é só incluir o símbolo # na frente de todas as linhas exceto a linha que contém a expressão plustek_pp;

4º passo - editei o arquivo plustek_pp.conf - para isso basta digitar no terminal "sudo gedit /etc/sane.d/plustek_pp.conf" (novamente sem as aspas) e inserir o símbolo # na frente de todas as linhas exceto as seguintes:

[direct]
device parport0

e também as seguintes:

option warmup    -1
option lOffOnEnd -1
option lampOff   -1

Vejam como ficou o arquivo:

Leia com MUITA atenção. Há informações importantes que inseri nesse arquivo.
Código: [Selecionar]
# Plustek-PP SANE Backend configuration file
# For use with Plustek parallel-port scanners
#

#
# user either [direct] or [kernel] to access the scanner
# when using [kernel], device specifies the device-node, which is created
# by the kernel-module loader (applies only to Linux)
# when using [direct], device is used to set the parallel-port base address
# or a device-name suitable for libieee1284, i.e. parport0
#
#[direct]
#device 0x378
#device 0378-037a

#
# example for accessing the scanner via libieee1284
#
[direct]
device parport0

#
# leave the default values as specified in /etc/modules.conf
#
option warmup    -1
option lOffOnEnd -1
option lampOff   -1

# model override switch, mostly for cosmetic changes, if the autodetection
# does not work or could not work correctly (TRADUÇÃO LIVRE: Se a auto-detecção não funcionar ou funcionar
# incorretamente) # ATENÇÃO!  ISSO QUER DIZER QUE EM ALGUNS CASOS É NECESSÁRIO DESMARCAR A LINHA ABAIXO.
#option mov 7

# FICA ASSIM:

option mov 7

# COMO PODEM VER, SEM O SÍMBOLO #

#
# example for accessing the scanner via the kernel module
#
#[kernel]
#device /dev/pt_drv
#
#option warmup    -1
#option lOffOnEnd -1
#option lampOff   -1

Feito isso é só clicar em Aplicações>Gráficos>XSane e ser feliz.

Caso não funcione digite no terminal "sudo xsane" que funciona, isso faz que você utilize o Xsane como root (administrador); para não ter que usar sempre o Xsane como root é preciso fazer a alteração abaixo:

Clique em Sistema>Administração>Usuários e Grupos

Feito isso clique em "mostrar todos os grupos" Alterado: clique em "Administrar Grupos". Clique no grupo "lp" e depois em "Propriedades". Feito isso, clique no seu nome de usuário e depois em "Adicionar". Isso dará permissão para acessar o Xsane sem ser como root.

Alterado: Não existe mais o grupo lp (no Ubuntu 7.04 e posteriores). Selecione o Grupo lpadmin


Tudo isso que informo aqui, foi o que consegui ao longo de algumas pesquisas (meses). Não sou nenhum perito em Ubuntu, mas se puder ajudar alguém com dúvidas para instalar scanner na porta paralela, estou à disposição.

Obs: Testei o scanner na resolução 600 e ele travou. Usei até a resolução 300 e funcionou sem problemas, apenas um pouco lento, mas isso é típico do meu modelo.
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2008, 00:59 por D.Moore »
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Scanner Plustek porta paralela - Como instalar.
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2007, 21:48 »
Eu tenho um Plustek P8.
Estou tentando instlar.
Segui todos os passos mas ainda não funcionou...
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
OpticPro P8
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2007, 16:08 »
Esses são os dados que obtive no site do projeto SANE:
Modelo             Porta                                   Status
OpticPro P8      Parport                         Untested    

OpticPro P12    Parport (SPP, EPP)         Complete    

Como vc pode ver, o seu modelo não foi testado. Na linha inferior está o meu modelo de Scanner, que como pode ver é "completo", ou seja, compatível com o Sane. Creio que não dê certo o seu modelo, mas não custa tentar.

Caso resolva comprar outro scanner, verifique antes no site do Sane a compatibilidade. Há scanners usados muito baratos e compatíveis disponíveis por aí.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline DLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Scanner Plustek porta paralela - Como instalar.
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 21:01 »
Estou quase largando do Ruindows, o meu scaner é um CanoScan FB330P no site do Sane informa o status de "GOOD", fiz todos os passos recomendados, mas quando peço para escanear o scaner começa a trabalhar, o XSANE trava e o scaner não responde mais.

PS No windows ele funciona direitinho, sou novo no uso do Ubuntu, e se possível me informarem onde estou errando, agradeço.

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Scanner CanoScan FB330P
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 11:52 »
DLima, em qual resolução você está escaneando? No meu caso, mesmo no site do SANE indicando que é "Complete" que, teoricamente é melhor que "Good", o meu scanner trava na resolução 600. Até 300 vai bem. Mas vou precisar comprar um novo scanner pois o meu já tá com falhas (mesmo no win). Dessa vez vou num HP USB que não tem erro.
Qualquer outro resultado posta aí pra gente.
Abraços.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline claucampbell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Scanner em porta paralela - Como instalar (Tutorial)
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 20:47 »
Olá Amigos,

Tenho um scanner Genius ColorPage -Vivid3X conectado pela porta paralela.
Não sei como fazê-lo funcionar. Modificando o dll.conf e o plustek_pp.conf o XSane passou a reconhecê-lo mas só faz barulho, a lampada não se move. mudei o option mov para 0 .. 1 .. 2 .. até 7 mas em nenhum destes funcionou...


Se alguém puder ajudar, fico muito grato.

Cláudio

lcnrj

  • Visitante
Re: Scanner em porta paralela - Como instalar (Tutorial)
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 15:02 »
 Estava no gimp escaneando, apertei cancelar e bum fechou e nunca mais reconheceu o scanner plustek p12 paralelo. Uso ubuntu 8,04 e segui este tutorial daqui para faze-lo funcional. Já tentei como root. Preciso de ajuda galera!

Offline diogo25luiz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Scanner em porta paralela - Como instalar (Tutorial)
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2009, 09:11 »
Consegui fazer o CanoScan FB330P funcionar no SlackWare Linux 12.1, pelo menos escaneando em escala de cinza. Obrigado.