Autor Tópico: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?[RESOLVIDO]  (Lida 6032 vezes)

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?[RESOLVIDO]
« Online: 21 de Fevereiro de 2007, 17:20 »
No win eu usava muito as hot-keys do Winamp. Tem como habilitar esse recurso no Xmms ou em outro tocador? No Winamp os atalhos funcionam mesmo quando o aplicativo não está em primeiro plano, gostaria de usar esse recurso no Ubuntu.
« Última modificação: 02 de Maio de 2007, 22:20 por D.Moore »
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 23:21 »
ele já vem habilitado (se não me engano).


Z= voltar uma faixa
X= play
C= pause
V= stop
B= avançar uma faixa

vai testando ae, pq eu não lembro se tem mais hehehhe

arlei

  • Visitante
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 23:56 »
Amigos,

cliquem com o botão direito sobre o XMMS que na opção de menu "Reprodução" terá as teclas de atalho existentes com os respectivos comandos.

T+
Arlei

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Hot-keys no XMMS, quando minimizado, é possível?
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 01:39 »
Certo amigos, esses atalhos eu já havia visto. A questão é que só funcionam com o Xmms em primeiro plano. O que eu queria saber é se tem como usar atalhos quando o Xmms está minimizado (2.o plano) assim como no Winamp. É apenas uma praticidade que eu usava no win, quando estou estudando, por exemplo, gostaria de não ter que clicar no Xmms na barra de tarefas ou usar alt+tab antes dos atalhos. Era só usar o atalho (no estilo ctrl+alt+tecla) que o comando sensibilizava o winamp. Isso é possível?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2007, 13:22 por D.Moore »
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

arlei

  • Visitante
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 10:55 »
Verdade D.Moore,

estes atalhos de teclado só funcionam com o XMMS em primeiro plano. Com toda certeza isso deve ser possível, pois estamos falando de Linux e Software Livre, mais eu pessoalmente não sei como fazer, mais de qualquer forma deixo aqui registrado mais uma dica que aprendi estes dias com o XMMS.
Com o XMMS em primeiro plano e o cursor sobre a tela principal do mesmo, vc pode aumentar e diminuir o volume do som girando a rodinha (scroll button) do mouse.

T+
Arlei

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 13:30 »
Achei um tópico que já resolve parte da questão:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11860.msg62731#msg62731

Pelo que entendi, alguns dos comandos do xmms pelo terminal são:
xmms -t para Reproduzir/Pausar
xmms -f para Proxima

Agora só falta aprender a configurar os atalhos de teclado para executar esse comandos.

Hoje em dia se acha por R$25,00 teclados com atalhos multimidia, vou pesquisar um pouco mais e depois posto os resultados. Sabendo configurar esses atalhos poderei configurar essas teclas especiais para executarem os comandos do xmms. (obs: esses teclados são aqueles que já vem com teclas de "play", "pause", "stop", abrir navegador de internet, volume, abrir programa de e-mail, entre outros)

Se alguém souber como configurar esse atalhos para comandos do terminal, agradeço.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 01:06 »
Procura por xmms-status-plugin no Synaptic.

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 02:34 »
instalei o gxmms-xmms vou tentar esse outro pacote também.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline marildo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 06:31 »
Dos tocadores que já usei no Ubuntu, o único que vi realizando tarefas usando "hotkeys" (não sabia a que esse termo se aplicava) é o Amarok... Ele vem habilitado para fazer isso com  a tecla windows + outra tecla. Por exemplo, avançar uma música -> tecla windows + b...

Espero ter ajudado

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Passo-a-passo para habilitar hot-keys. Deu certo!
« Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 01:14 »
Vamos compartilhar:

Sim é possível definir teclas de atalho ao Xmms, como no Wimamp.

Segui as dicas dos posts do usuário vlad, no tópico que já citei( http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11860.msg62731#msg62731) que reproduzo aqui, acrescentando algumas screenshots:



Como eu já estava familiarizado com as teclas de atalho do Wimamp, procurei deixar as mesmas teclas para o Xmms.

Comando            Winamp/Xmms      
Tocar/pausar         CTRL+Alt+Home
Parar               CTRL+Alt+End
Avança faixa         CTRL+Alt+Page_Down
Volta faixa           CTRL+Alt+Page_Up
Pula para faixa       CTRL+Alt+j

O comando para pular para um nome de faixa (CTRL+Alt+j) abre a janela na mesma área de trabalho onde está o Xmms, deixando a janela do Xmms em primeiro plano. Para minimizá-la é só usar Alt+F9 (esse atalho minimiza qualquer janela).

Vamos ao passo-a-passo:

01-Abra o editor de configurações. Há duas maneiras para isso: Aplicações>Ferramentas do Sistema>Editor de Configurações ou digitando no terminal: gconf-editor

02-Acesse o menu apps>metacity>keybinding_commands e altere as opções conforme a figura abaixo:




03-Acesse o menu apps>global_keybindings e altere as opções conforme a figura abaixo:


Pronto!

Veja as outras opções do Xmms, na versão que tenho instalado não é possível alterar o volume, ainda.


« Última modificação: 07 de MAR?O de 2007, 02:33 por D.Moore »
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline marildo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 06:04 »
D.Moore,

tá faltando os screenshots e as figuras explicativas dos comandos.

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:23 »
D.Moore,

tá faltando os screenshots e as figuras explicativas dos comandos.


Meu hospedeiro de imagens é o Yahoo Fotos. Estou no serviço, quando chegar em casa altero o post. Mas não se preocupe, é coisa fácil de fazer.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #12 Online: 07 de MAR?O de 2007, 02:34 »
Corrigi o post. Agora as imagens aparecem.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #13 Online: 09 de MAR?O de 2007, 14:59 »
alguem me pode dizer como se chama a tecla com o simbolo do windows?

arlei

  • Visitante
Re: Como habilitar hot-keys no XMMS (atalhos de teclado)?
« Resposta #14 Online: 09 de MAR?O de 2007, 15:05 »
alguem me pode dizer como se chama a tecla com o simbolo do windows?

Acho que isso responde sua dúvida.

http://weblog.jcraveiro.com/artigos/tecla-windows-em-gnome/

T+
Arlei