RESOLVIDO - Partições NTFS... como trabalhar com esses arquivos?

Iniciado por salsa, 21 de Fevereiro de 2007, 10:16

tópico anterior - próximo tópico

salsa

Falae pessoal....

A um tempo atras tinha instalado o Windows Vista na minha maquina, e isso me deixou profundamente irritado...
Tão irritado ao ponto de apagar toda partição de windows e instalar só o ubuntu.

Porem tenho umas duvidas aqui.....
Tenho 3 partições que estão meus arquivos pessoais....

hd5, hd6, hd7

ambas estão formatadas como NTFS, pois são os arquivos que eu tinha do windows....
como documentos do word, fotos, filmes, musicas, etc....
Noitei que não consigo salvar arquivos e nem criar pastas nessas partições...
E agora não sei o que fazer. :(

as perguntas são:

1. Tem algum jeito de trabalhar com elas normalmente?
2. Tem como salvar e criar pastas e arquivos dentro dela sem problemas? Como fazer isso? O que é recomentado?

rcarreiro

Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

gk2

caso vc esteja no edgy é só dar um sudo apt-get install ntfs-3g
montar: sudo ntfs-3g /dev/hdX /mnt/hdX
* ntfs-3g é beta, mas nunca tive problemas com ele.
':P

salsa

esse lance de montar q vc disse eh referente ao q?

pq ex...
as minhas hds ntfs aparecem aqui...
soh nao consigo trabalhar com os arquivos pra escrever...

soh nao entendi pra q eh esse montar?

gk2

Se já aparecem, acho que vc tem que "desmontar" sudo umount /dev/hdx e depois faz o que te falei...
"Montar" é pra você poder trabalhar com a partição...

Diego_Rocha

Salsa é o seguinte, não sei o seu grau de conhecimento mas vou dar um exemplo bem facil de entender ok, esses comandos que te falaram "mount" e "umount" deve ser digitado no seu terminal, esse terminal seria como o prompt do windows porem muito mais poderoso ok, então vc abre o terminal e digitas os comandos q lhe foram ditos, onde hdX é o seu hd ok,

salsa

sakei ... tipo... a pergunta eh...
no fstab .. tem la as informaçoes das hds q eu monto ou nao.. pelo oq descobri certo?

no caso eu tenho q substituir algo nesse arquivo... pra ele sempre montar direitinho.. sem q eu tenha q dar umount e mount denovo?

valeu :)

salsa

ninguem sabe ae?

meu fstab tah assim a parte das hd ntfs...

# /dev/hda5
UUID=4270BD3070BD2C13 /media/hda5     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/hda6
UUID=6EF8FCD8F8FC9F8F /media/hda6     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/hda7
UUID=06D01125D0111C8D /media/hda7     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

queria montar elas usando isso q vcs me falaram ao iniciar o ubuntu :)

Diego_Rocha

Ai cara vou te dar um exemplo, aqui vai meu fstab blza, eu tinha o programa ntfs-3g instado entaum vc vai ver como fica com o ntfs-3g

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                 /proc              proc                defaults        0       0
/dev/hda1       /                       ext2               defaults,errors=remount-ro       0       1
/dev/hda5       /media/hda5     ntfs-3g           silent,umask=0,locale=utf8       0        0
/dev/hda6       /media/hda6     vfat                auto,users,exec,umask=000,uid=diego,gid=diego     0   0       
/dev/hda7       none                swap    sw              0       0
/dev/hdb        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0

ve se isso te ajuda ok t++

Diego_Rocha

salsa

Diego_Rocha