Autor Tópico: Dúvidas sobre o Ubuntu 5.10  (Lida 4314 vezes)

dsl500g

  • Visitante
Dúvidas sobre o Ubuntu 5.10
« Online: 11 de Novembro de 2005, 20:37 »
Eu pretendo me aventurar pelas terras do Ubuntu e abandonar o Mandriva por razões politicas (Palhaçada esse esquema de liberar as imagems .iso da versão free mais de 1 mês depois do lançamento pro club, e as caixinhas custam a partir de 80 mangus, porque não tem uma versão econômica? (se paga cerca de 50 via boleto, nada de cartão de crédito internacional, recebe uma senha temporaria e faz download das imagems))

Agora dexa a burocracia pra la e vamos as dúvidas.

1-Eu li por ai que tem um comando que instala todos os pacotes que o kubuntu tem no ubuntu, qual seria esse comando???

2-Da pra usar os pacotes do Debian no Ubuntu?

2a-Se sim como eu configuro o apt pra receber pacotes do Debian (de preferêcia o SID)

2b-Se não, aonde tem um seridor que contém milhares de pacotes extras pro ubuntu?

3-Existem algum centro de administração tipo Mandrake Control Center, ou Yast, ou aqueles montes de programinhas que a Red Hat faz pro Fedora?

4-Como eu instalo o OpenOffice 2.0BR (os pacotes ja vem em .deb) nos Debian-like

5-Qual é a compatibilidade do Ubuntu com scanners?

6-O Nautilus nos GNOME atuais (2.8 ou 2.10) ta um saco porque ele abre uma janela a cada pasta que você abre, ai eu sei que tem um comando que abre um programa que faz algumas configurações "secretas" no GNOME, e nele eu posso fazer o nautilus se como o konqueror (se navega nas pastas sem ficar abrindo novas janelas), qual é esse comando que eu ja esqueci (acho que esse comando é gconf ou algo assim)

7-Quais são os comandos pra eu configurar minha net PPPoE no Ubuntu?

por enquanto é só pessoal

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dúvidas sobre o Ubuntu 5.10
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2005, 21:22 »
1 - sudo apt-get install kubuntu-desktop

2 - pode sim, mas alguns raros podem não ficar perfeitos, o recomendado é usar pacotes do ubuntu ;)

3 - gnome-control-center (pode abrir usando o Alt+F2 e executando isso)

4 - não entendi, mas se você quer apenas traduzir o openoffice, tem um tópico sobre isso na seção Dicas e Truques.

5 - só sei te dizer da minha multifuncional HP, funciona perfeito :)

6 - essa do nautilus já foi ajustada no 5.10 para ficar do modo que você quer, mas mesmo assim aí vai a dica:
http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/viewtopic.php?p=7483#7483

7 - já tentaste sudo dhconfig :?:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Dúvidas sobre o Ubuntu 5.10
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2005, 21:34 »
Só um detalhe. Se tu colocar repositórios do Debian SID no seu ubuntu, toma cuidado! Se vc mandar seu sistema atualizar (ele vai ficar te aporrinhando toda hora pra vc fazer isso) pode ter sérios problemas heim. Melhor tu usar os do Ubuntu mesmo. Tem muita coisa nos repositórios. Olha la nas Dicas do Dia o sources.list completo pro Ubuntu.

[]s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dúvidas sobre o Ubuntu 5.10
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2005, 21:39 »
Ah é! É possível instalar os pacotes do debian (programas e tal) só não vai começar a trocar as libs e tal do seu Ubuntu pelas do debian, daqui a pouco você corrompe todo seu sistema assim como acontece no Kurumin =/
Se você quer instalar pelos repositórios, faz que nem o Led disse, coloca o repositório na sources.list e já tira fora depois pra evitar que o Ubuntu fique pedindo pra atualizar.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

dsl500g

  • Visitante
Dúvidas sobre o Ubuntu 5.10
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2005, 22:15 »
LaSSarD, fico muito satisfeito em saber que a sua multifuncional funciona perfeitamente no Ubuntu, porque eu também tenho uma multifuncional HP e uma das principais razões de eu usar mandriva é porque ela é a unica distro que detecta o scanner, em relação a pergunta 4 eu me refiro ao pacote da versão final liberado pela galera do OpenOffice.org.br.

LedStyle eu li aquele seu tópico e sendo que o ubuntu tem 17.000 pacotes, ta ótimo, eu to usando o ubuntu 5.10(o mais atual) no vmware, e digo que naquele synaptic facilitado que vem, tem muitos pacotes a mais do que na versão 5.04.

Agora só flata resolver o esquema do Control Center, eu perguntei de um que faça alterações no sistema, não no GNOME ou no KDE

Assim que eu chegar da viagem do feriado do 15 de novembro eu vo instalar o ubuntu e seja o q deus quiser

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Dúvidas sobre o Ubuntu 5.10
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2005, 01:07 »
Citação de: "dsl500g"
LaSSarD, fico muito satisfeito em saber que a sua multifuncional funciona perfeitamente no Ubuntu, porque eu também tenho uma multifuncional HP e uma das principais razões de eu usar mandriva é porque ela é a unica distro que detecta o scanner, em relação a pergunta 4 eu me refiro ao pacote da versão final liberado pela galera do OpenOffice.org.br.

LedStyle eu li aquele seu tópico e sendo que o ubuntu tem 17.000 pacotes, ta ótimo, eu to usando o ubuntu 5.10(o mais atual) no vmware, e digo que naquele synaptic facilitado que vem, tem muitos pacotes a mais do que na versão 5.04.

Agora só flata resolver o esquema do Control Center, eu perguntei de um que faça alterações no sistema, não no GNOME ou no KDE

Assim que eu chegar da viagem do feriado do 15 de novembro eu vo instalar o ubuntu e seja o q deus quiser


No Synaptic facilitado não chega a 17000 claro. Passa longe, tem só o principal que qualquer usuário procura. Já no Synaptic completo sim... o meu por exemplo agora está com... 17788 pacotes listados.

[]s