Autor Tópico: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?  (Lida 13216 vezes)

Offline Moa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Online: 12 de Fevereiro de 2007, 11:26 »
Oi gente tudo bem?!
Queria saber quanto de espaço esse upgrades do ubuntu ocupa em média?

E um hd de 30GB é suficiente para linux?

Valeu pelas respostas!!! ;)

ginho

  • Visitante
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 11:52 »
Olá, eu tenho um HD de 80 só o Ubuntu instalado e com músicas fotos e vídeos, entre tudo o que
está na máquina ocupa 13 GB.

Offline D_0ne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Ubuntu 8.10 x64
    • Ver perfil
    • ..::: Paradoxo :::..
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 00:03 »
Meu HD é de 40GB, e apenas 8 estão particionados para o Ubuntu. Como todas minhas músicas estão na partição do Windows, sobram uns 4,4GB de arquivos e espaço livre (sem contar o espaço ocupado pelos programas instalados)...

Não me lembro bem onde vi isso, mas se não me engano apenas para a instalação do sistema operacional Ubuntu recomendam que haja 2GB de espaço livre (ao contrário dos 15GB do Vista...).
HP DV6636 (AMD Turion 64 X2 1,9GHz / 2GB DDR2 / HD 160GB / Geforce 7150 128MB)
Ubuntu 8.10 x64 Hardy Heron / Windows Vista x64 / Vector Linux 5.9 x64

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 01:09 »
E um hd de 30GB é suficiente para linux?

30GB é o suficiente para instalar váááááárias distros. :) Mas, assumindo que você queira instalar o Ubuntu e usá-lo "fortemente", ou seja, sempre baixando e instalando nele novos programas, 10GB seriam mais que suficientes. Deixe o espaço restante para seus arquivos pessoais, numa partição separada.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 07:46 »
30GB tá mais do que suficiente pro sistema. Aqui com todos os softwares que uso, incluindo o suporte multimídia completo e todas atualizações, está ocupando 3GB pro sistema. Ainda mais que ele compartilha muito bem as bibliotecas, ele aproveita muito bem o espaço em disco. Agora sim entendo uma das coisas boas das dependências de pacotes no Ubuntu hehe
O que exige mais de espaço é só seus arquivos pessoais mesmo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 00:36 »
Aqui eu tenho o Ubuntu num HD de 40gb, mas eu particionei apenas 6gb pra instalação e deixei o Home  nua msegunda partiça~ocom oq restou do HD ( fora a partição swap também), ja isntlei tudo q eu poderia instlar aqui no , sistema, todos os desktops (kubuntu-desktop e kubuntu-desktop) com todos os seus festrures, simpelsmente nau msei mais oq instlar e ainda tenho livre quase 1gb!

O legal é q se fosse no Rwindows ele ja estaria reclamando por espaço insuficiente em disco, mas no linux como o swap é feito nuam partição independente e meus arquivos pessoaes e configuraçoes também ficam numa partição indepente isses 1gb ae e espaço q na umacaba mais!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 02:22 »
   Tenho um HD de aprox. 40GB, deixei perto de 7GB pra partição raiz (o sistema em sí,), 512MB pra swap (espaço do HD que o sistema usa quando acaba a RAM) e o resto pra home (arquivos pessoais). Não que 7GB seja pouco espaço, mas de uns dias pra cá comecei a instalar uns jogos mais pesados tipo Torcs, Flight Gear, Nexuiz e Open Arena, percebi que eles ocuparam um naco razoável da partição, no momento me restam 1,7GB. O Flight Gear, por exemplo, ocupa quase 300MB, acho que é um dos maiores programas que tenho instalado. Fora os jogos também tenho alguns programas extras que não vêm na instalação original, não chega a ser muita coisa mas também não é pouca. Sem falar que os meus backups também estão nessa partição, em função disso faço backup apenas do indispensável pra não ocupar muito espaço (no momento eles ocupam pouco menos de 1GB).

   Bom, com tudo isso, o que posso te dizer é que  pra uma instalação padrão acho que 7GB na partição raiz até sobram, pode instalar o sistema e vários programas que ainda vai restar um bom espaço. Mas se tu for um heavy gamer e/ou mantém backups muito grandes nessa partição, te sugiro deixar pelo menos uns 10GB nela pra trabalhar com alguma folga! E o resto do HD pros arquivos pessoais mesmo, como todo mundo aí acho que comentou... que no final provavelmente é o que mais vai ocupar espaço.  ;D

P.S.: Claro que pode optar por fazer uma instalação em partição única, usando teus 30GB pra tudo, tanto arquivos pessoais quanto do sistema, sem criar partições específicas pra um ou outro.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 08:57 »
Glauvber, você pode também escolher pra instalar os jogos no seu home. Aí resolve o problema de espaço. Por exemplo, cria um link simbólico dentro de /opt/games para uma pasta games dentro do seu home. Aí toda instalação que você optar para /opt/games vai para a games do seu home.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 11:15 »
Glauvber, você pode também escolher pra instalar os jogos no seu home. Aí resolve o problema de espaço. Por exemplo, cria um link simbólico dentro de /opt/games para uma pasta games dentro do seu home. Aí toda instalação que você optar para /opt/games vai para a games do seu home.

   Interessante a idéia JeffersonX. Eu até já tinha pensado nisso, mas não sabia exatamente como fazer e se ia dar certo. Os jogos dos emuladores eu já guardo na minha home justamente pra não roubar espaço da partição raiz. Se a coisa começar a ficar russa aqui em função do espaço vou colocar isso em prática, outra coisa que penso em fazer caso o espaço fique curto demais é passar os meus backups pra home também, embora o que eu realmente queria nesse caso era conseguir um HDzinho pequeno, de uns 4GB, só pra gravá-los... Obrigado pela tua dica! :D

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Quanto de espaço ocupa? E quanto é necessário?
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 15:31 »
hehe Tranquilo fii hehe
Uma dica então no seu caso é fazer o mesmo que eu. Eu juntei uma grana e peguei um HD, monstro em tamanho hehe, mas pode pegar um menor (peguei de 320GB huhuhu) e vou tacar o meu de 160GB pra backup. Foi só pegar um case externo pra ligar via USB. É bem útil. Você pode, por exemplo, pegar um de 120GB e um case USB e passar o de 40GB pra ele. São alguns "guaranis" que você irá desembolsar hehe, mas vale a pena.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com