Autor Tópico: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE  (Lida 5093 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Hoje existem vários dados que dizem que as pessoas que compram o computador para todos em sua grande maioria instala o Windows. Será que a implementação de uma bios diferenciada, como a Linux BIOS, que usa o OpenBIOS startup code não seria uma boa medida, pois o Windows seria incapaz de reconhecer uma bios diferente, mais o Linux não teria essa limitação.

A indústria de computadores não teria dificuldades em trocar a bios das placas mães, pois seria uma solução lógica e não de hardware.

Dessa maneira, esses carniceiros de plantão, esses “pseudo técnicos” que instalam uma copia pirata do Windows apagando do PC o Linux, seriam impotentes ao se deparar com uma mensagem de erro, na famosa tela azul da instalação do XP.

O computador tem a isenção de imposto para rodar o Linux e não o Windows. Dessa maneira, 100% desses computadores estariam rodando Linux. E essa palhaçada ia acabar. O usuário, de qualquer forma, teria que se adaptar.

Outra coisa que eu acho que seria interessante, é uma padronização das distribuições dos computadores de programa. Deveria ter 2 no máximo 3 distros, isso facilitaria muito, pois em diferentes distribuições temos diferentes soluções para se resolver o mesmo problema, a falta de padronização atrapalha muito a disseminação do Linux, frente aos seus concorrentes. Uma sugestão lógica seria o Ubuntu é claro, customizado por brasileiros, incluído todo suporte multimídia possível, e os demais softwares proprietários como, java, flash, suporte a DVD e Mp3. Isso se a lei Brasileira permitir, pois a da Europa e Americana é mais rígida, onde isso não é possível. O kuruimin por exemplo lê tudo, DVD, MP3 etc, e nunca teve problemas legais. O Ubuntu evolui rapidamente, por que tem uma grande base de usuários, com essas implementações no programa do Governo Federal sendo feita teríamos uma base de usuários infinitamente maior, beneficiando todo o projeto, e disseminando o Software Livre em todo Brasil definitivamente.

O que vocês acham dessa idéia? Ela seria viável, isso poderia ser colocado em pratica? Vamos debater!

The Linux BIOS Project
http://www.linuxdevices.com/links/LK8294110575.html



Quem quiser rodar o Windows que pague mais caro por isso. E o povão que não tem muita intimidade com o computador, que dirá com o Windows, criaria essa intimidade com o Linux pois seu primeiro contato será com um sistema operacional livre.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 23:01 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 02:17 »

Meu deus, que idéia absurda.

Simplesmente DRM pra linux!

E toda aquela conversa sobre liberdade é jogada no lixo.... 

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 05:45 »
acho uma boa,obrigando o pessoal a usar linux...

eu iria adorar isso  ;D


Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 07:03 »
Essa do Linux BIOS, se ele é Free Software, porque não?? já que esses PCs são destinados ao uso do Linux de raiz.. mas, se mais tarde alguém quiser usar nele o Windows ou outra coisa qualquer, que adapte esses produtos ao Linux BIOS, já que informação sobre ele existe :-)

Por outro lado, eu respeito o Windows e as várias versões de Linux.. é preciso que haja toda essa diversidade e ela existe mesmo porque existem tantas pessoas que pensam de maneira diferente.. - é a liberdade :-)
Nos sistemas naturais, a diversidade é o que possibilita a vida.. quando começam a haver limitações, certas espécies a desaparecer, todo o sistema sofre..

Agora sim, se houvesse uma estandardização, seria bom.. mas, acredita que Ubuntus e outras grandes distros irão trabalhar nessa questão, e até já deve estar em agenda deles há muito tempo.
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 10:55 »
apenas se 3 condições forem satisfeitas:

1 - os computadores acompanharem um linux descente, bem customizado, com todo o hw bem instalado, tudo muito bunitinho, e um CD com um stage 4 desta instalação para caso o usuario queira voltar o PC como estava quando comprou...

2 - Esta BIOS apresentasse alguma vantajem, usar algo diferente apenas para gerar imcompatibilidade = DRM

3 - Exista algum metodo não muito complicado para instalar uma BIOS compativel com o windows para caso o usuario adquirisse um windows original pudesse usa-lo...  ele compra um windows original e leva o PC na loja onde comprou, onde troca-se a bios e instala-se o novo windows (usuario não é obrigado a saber fazer essas coisas).
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 10:56 por ares »
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 13:33 »
E toda aquela conversa sobre liberdade é jogada no lixo.... 

A liberdade o cidadão tem na hora da compra. Basta comprar um computador que não pertence ao programa. A isenção fiscal é para o linux e não para o Windows. Se o camarada é Designer Gráfico que vai trabalhar com Photoshop ou Engenheiro que vai trabalhar com Autocad não vai comprar um computador de R$ 800,00 na prateleira do super mercado. A grande massa de brasileiros, mais de 85% da população nunca teve um contato com computador. Essa gente não tem vícios, nem sabe o que é Linux, não conhece o Windows. Dificilmente vai comprar algo que seja alem de uma impressora. O que essas pessoas fazem é usar o suíte office, bater papo na internet, mandar e receber e-mail e navegar para fazer pesquisa. O Linux na minha opinião faz tudo isso de forma brilhante.

Discordo de você, e a única coisa absurda que eu vejo nisso tudo, é o mercado da pirataria crescer, coisa que Bill Gates adora, pois o cara já chega nas empresas conhecendo as ferramentas da Microsoft, pois sempre usou o piratão em casa. O Linux se não fosse isso já estaria em mais de 1 milhão e meio de lares. O Brasil teve com esse programa um estouro de vendas, os analistas dizem que teremos mais computadores vendidos que televisão em muito pouco tempo.

Quer usar Windows, pague mais caro por isso.

http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 13:59 »
Seria uma grande forma de boicote ao Windows, mais sinceramente eu acho que o ser humano é dotado de inteligência (uns num grau maior que outros mais isso não vem ao caso) e deve se valer dessa inteligência para decidir o que quer para si mesmo, imposição nunca é bom veja o caso recente da Dona Cicarelli não quero viver num mundo impositivo e sim em um que eu possa decidir qual OS vou usar hoje e se quiser mudar amanhã.
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:06 »

Meu deus, que idéia absurda.

Simplesmente DRM pra linux!

E toda aquela conversa sobre liberdade é jogada no lixo.... 

faço as palavras do gabriel0085 as minhas !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

cadiles

  • Visitante
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:22 »
Isso é um radicalismo absurdo. A pessoa tem que usar Linux porque gosta e não porque é obrigada. Nem o Bill Gates teve uma idéia absurda dessas. Se o cidadão quiser usar o Windows pior pra ele. O meu PC é 100% Linux, mas não é por isso deveria obrigar a todos serem assim, ainda mais nós que somos adeptos da liberdade de escolha. Muita gente não gosta de Linux, apenas pelo fato que alguns usuários de Linux o tomam como se fosse uma religião, dizendo, o Linux  é o certo e tudo mais é errado. As coisas não são bem assim. Eu tenho  meus motivos para usar Linux, mas alguns tem seus motivos para preferirem o Windows. Nós temos que convencê-lo a usar o Linux pela sua qualidade, pela ideologia, e não obrigando a usá-lo.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:26 »
Reflexão:
Qual é a liberdade mais importante a ser preservada?
1-A do consumidor?
2-A dos fabricantes?

referente a ítem 2:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15726.0

Paz!

Offline juliocesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • www.tecnocracia.eti.br
    • Ver perfil
    • http://tecnocracia.eti.br
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:31 »
Saudações a todos!

O sentimento e a filosofia de liberdade que providenciou o Linux é uma liberdade geral, como exemplo o GNU onde temos programas tanto para Linux quanto Windows, totalmente livres e abertos. O projeto computador para todos carece é de acompanhamento, melhor definição física de apoio ao pós venda.

Enquanto a microsoft encher os olhos das pessoas com doce e formar opinião com convites tentadores como o MIcrosoft Direction ela vai continuar ganhando do Linux. Um computador com este sistema BIOS pode acabar resultando a baixas vendas após um período de estouro o que sepultaria de vez o projeto que é mais voltado a inclusão do que a escolha do sistema operacional ideal.

Negócios e filosofia GNU é uma questão difícil e implica em conhecimentos reais de mercado e rotatividade de investimentos. O usuário domestico é totalmente leigo e deseja usar algo que ele possa colocar jogos e coisas mais " pop" com zero de dificuldade. E nos sabemos que ainda não existe o linux com zero de dificuldades, comparado ao windows, ou com tudo que o usuário pode desejar em um conjunto de cd.

Eu vi um dos computadores pessoais e o linux instalado não identificava o modem e o usuário já havia arrancado o menu iniciar do painel e bagunçado tudo na " tentativa" de ele mesmo achar uma solução.

Um suporte linux coerente e eficiência (vou chamar de SL/PC para todos) seria a solução imediata para os problemas, além de fazer uma grande diferença para os usuários. Aliado a isto, precisamos de escolas de informática oferecendo cursos tão baratos quando para windows para que o sistema torne-se realmente acessível.

Apesar de todos os sistemas sóciais serem ruins, e a Democracia o menos pior. Cabe ao linux a mesma questão. E acima de tudo a melhor frase é: comprei, usei com o linux e gostei. Esta propaganda é insuperável.
Júlio César
Gestão e Governança de TI
www.tecnocracia.eti.br

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:08 »
isso vai totalmente contra o fundamento de liberdade....deixe eles instalarem o windows....se eles sao felizes convivendo com virus deixem eles...nos ja descobrimos o caminho da falicidade...um dia eles tambem descobriram....
Temos que fixar o bug #1.

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 13:09 »
Eu vi um dos computadores pessoais e o Linux instalado não identificava o modem e o usuário já havia arrancado o menu iniciar do painel e bagunçado tudo na " tentativa" de ele mesmo achar uma solução.
Não seria caso de ir ao Procon denunciar isso? O computador deve ser entregue com tudo funcionando em perfeita harmonia. Se o modem é incompatível e não funciona com Linux, a empresa deve ser punida porque não está fornecendo um material que funcione adequadamente. É como vender uma TV e o adaptador da antena ser incompatível com todas as antenas, exceto uma (e que não é fornecida).

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 18:46 »
Concordo plenamente com a idéia de que antes de usar de medidas mais extremas como essa, fiscalizar melhor os computadores comercializados pelo programa e como disseram o acompanhamento do pós compra.

Não sou nem um pouco partidário de medidas impositivas, mas confesso que nesse caso eu fico na dúvida. Tanto no conceito de imposição quanto na "moralidade" da medida. É interessante como uma atitude simples pode suscitar dúvidas filosóficas.

O usuário não tem liberdade no momento da compra? Alguém diz que a Apple obriga alguém a optar pelo sistema dela? Não pela possibilidade de mudar o sistema, mas de poder comprar PC no lugar de um Mac.

Fora o motivo da isenção fiscal, tem a pirataria. Quem compra um computador do PC para todos ou qualquer um de programa para inclusão digital não tem condições de pagar o preço do computador em um outro sistema operacional, em jogos, programas office, edição gráfica, editoração etc. Deixar essa situação do PC para todos continuar não é incentivo à pirataria? Assim como eu acho que lecionar computação através de sistemas pagos e proprietários também o seja. Os programas pagos que rodarão no computador serão piratas.

O software livre estaria ofendendo sua moral? Obviamente não, o programa é governamental e só tem o software livre como ferramenta para alcançar seu propósito. Este propósito com certeza não é somente colocar um computador na casa de cada brasileiro. Entre outros o governo pretende oferecer oportunidades de inclusão digital, diminuir o número de "analfabetos eletrônicos", acesso ao conhecimento.  O software livre por si só não garante isso, mas é uma ferramenta que possibilita a diminuição dos desvios de finalidade do programa. Muitas medidas podem ser tomadas para diminuir esses desvios, mas, precisando lançar mão de recursos como o da BIOS e não o faz, isso seria mais ofensivo à moralidade do programa do que a imposição de um sistema capaz de coibir os desvios do programa.

Idealmente não é a melhor opção, mas precisamos ser mais realistas e menos demagógicos. Repito, antes que achem que eu sou um ditador, outras medidas devem ser tomadas antes dessa, mas metidas impositivas parecem legítimas na hipótese de nem a melhora na qualidade e suporte do pós compra darem certo, o que é muito provável, já que ninguém quer aprender computação duas vezes nem abrir mão das "facilidades", entretenimento e fogos de artifício disponíveis para sistemas proprietários.

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2007, 18:56 por inc3rt c0in »

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Linux BIOS poderia salvar a instalação Linux no PC para todos? DEBATE
« Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 21:45 »
Concordo...
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2007, 13:41 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.