Autor Tópico: Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?  (Lida 5766 vezes)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?
« Online: 03 de Fevereiro de 2007, 02:02 »
Bom, numca me dei bem postando topicos mas vou tentar pq num conssigo achar a solução pra meu problema em lugar nehum, ja tentei no google e ate outros search engines e nada que solucionasse.

É o seguinte, tenho a placa de video S3 Graphics ProSavageDDR integrada ao chipset VIA Km266 em um Duron K7 1600, usando Linux Ubuntu 6.06 kernel 2.27-K7 e to querendo ativar o OpenGL nela... num sei como faze-lo se é pelo X ou atraves de algum driver.
O sistema ta com suporte a 3d ... vi pelo comando que me eskeci agora algu como grep | rendering .. num lembro, enfim to querendo openGl pra poder rodar war3 no ubuntu, em 3d não passa de 2fps, mesmo que fosse uma placa boa ( pelo menos era o que tinha no tutorial que li pra rodar wc3 no ubuntu + battle.net ) nesse tuto diz que so roda legal em openGL

To meio sem esperança pq acho que essa placa realmente não da suporte a openGL ( nem mesmo no win =O ), então caso alguem saiba se ha algum modo por favor diz ae... fico grato desde ja a qualquer um que leia este topico

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 01:51 »
Salve !
OpenGL acho muito difícil ativar nesse chipset mas....
Boa sorte!
off:
Citar
Bom, numca me dei bem postando topicos mas vou tentar pq num conssigo achar a solução pra meu problema em lugar nehum, .
não se esqueça que aqui é uma comunidade ;) ,é como diz aquele velho ditado:
2Ghz processa melhor (mais rápido) que 1Ghz
Tá na duvida ?
Sem miséria , estamos aqui pra isso  ;D 

Boa sorte! :)
 


   

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 03:25 »
É acho que você tem razão, acho não tenho certeza agora!! Oh plaquinha ruin essa Savage viu ja me deu muito problema.

Obrigado por ter dado uma força.

... e também, ouvi boatos acho que aqui mesmo nesse fórum que as placas nvidia são melhores no linux ( levando em conssideração que a Ati está iqualada no mundo do windows ), isto é verdade? prentendo comprar uma nova VGA dentro de alguns meses e vou precisar estudar uma boa escolha ( Custo | Beneficio ) para uso do Ubuntu, já que estou me despedindo do windows.

Não sei ainda mas uma GeForce 6800 estária bem pra rodar o berryl e outros dektop 3d? placas alem dela ta um pouco acima do meu orçamento!

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 05:01 »
De nada ! :D
Citar
e também, ouvi boatos acho que aqui mesmo nesse fórum que as placas nvidia são melhores no linux ( levando em conssideração que a Ati está iqualada no mundo do windows ), isto é verdade? prentendo comprar uma nova VGA dentro de alguns meses e vou precisar estudar uma boa escolha ( Custo | Beneficio ) para uso do Ubuntu, já que estou me despedindo do windows.
Atualmente eu não sei, mas... 3 anos atrás  o driver da Nvidia (Linux ou Windows) era melhor do que o da  ATI ,
obs: eu uso uma Gforce 6600GT Ubuntu + Beryl

Boa sorte na escolha  :)
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 23:54 por k7br »

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 08:14 »
Na verdade não é que o hardware seja melhor (depende do modelo é claro) mais sim os drivers, a nVidia está mostrando um reispeito maior com os usuários de Linux pois sempre está lançando drivers novos e incluindo suporte as novas tecnologias mais sem abrir o codigo. Já a ATI sempre focou mais nos usuários de Windows, mais acho que com a aquisição da ATI pela AMD esse quadro mude pois a AMD sempre se deu muito bem com os usuários de Linux, pelo menos é o que todos nos esperamos ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 10:48 »
Citar
rentendo comprar uma nova VGA dentro de alguns meses e vou precisar estudar uma boa escolha ( Custo | Beneficio ) para uso do Ubuntu, já que estou me despedindo do windows.
Antes de comprar deve consultar se o modelo que pretende é suportado pelo respectivo driver.
Se não for um modelo MUITO recente é mais que provável que seja suportado pelo driver 3d, seja da ATI ou da NVIDIA.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Como ativar OpenGl na placa S3 graphics ProSavageDDR?
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 04:21 »
Sim vou pesquisar bastante antes de efetuar a compra, coisas como
>> se vai funcionar na minha mobo | chipset atual e no que pretendo montar futuramente
>> bom desempenho em dois jogos ( war3 e WoW ) rodando no wine, e rodando desktops 3d como o berryl
>> Estabilidade e compatibilidade com ubuntu.. como o companheiro falou acima ( drivers )

É isso obrigado a todos pela ajuda  ;)