Problema pra instalar drivers nvidia.

Iniciado por Clarion, 30 de Janeiro de 2007, 11:15

tópico anterior - próximo tópico

Clarion

Olá... será que alguém pode me ajudar com a instalação dos drivers nvidia?
Estou usando o Ubuntu 6.10 e minha placa é uma Geforce 4 MX 4000.

Baixei o nvidia-glx pelo synaptic e usei o comando que o próprio pacote manda executar... mas recebi o seguinte erro:

clarion@Ubuntu:~$ sudo nvidia-glx-config enable
Error: unable to load nvidia kernel driver! Be sure to have installed
the nvidia driver for your running kernel.

O que eu faço?

RC2006

HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Clarion

Não ajudou.... tentei todos os métodos listados ali e em outros tutoriais... e nenhum deles funciona...

Quando termino a instalação e vou voltar para o X, a tela fica preta e não sai disso... :(

leandrovargas

Clarion, tenho a mesma placa de video que a sua e tive o mesmo problema...tentei instalar de tudo quanto é jeito e não consegui, daí instalei o Automatix , e instalei por lá e funcionou certinho...No Dapper eu consegui instalar tranquilo mas no Edgy me deu todo esse trabalho...Então instale o Automatix,  e instale o driver por ele...Adicione os repositórios na sources.list assim:

echo "deb http://www.getautomatix.com/apt edgy main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list

Depois digite :
wget http://www.getautomatix.com/apt/key.gpg.asc
gpg --import key.gpg.asc
gpg --export --armor 521A9C7C | sudo apt-key add -

sudo apt-get update
sudo apt-get install automatix2

E pronto...Qualquer dúvida retorne aqui...

Vlw
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Clarion

Obrigado pela dica leandro.... mas também não funcionou.

Pelo menos desta vez a tela não ficou simplesmente preta... o sistema retornou uma mensagem de erro, disse que não conseguia iniciar o servidor gráfico e me jogou para o login em texto.

Anyways.... continuo sem conseguir usar minha placa de video =/

ppfb

já tentou: dpkg-reconfigure xserver-xorg?

Clarion

Opa... obrigado amigo, tentei também, mas não funcionou... na hora de reiniciar o sistema pára. Pelo menos dessa vez deu uma mensagem de erro :p

Não pude copiar pq estava fora do ambiente gráfico, mas disse +/- algo assim:

Failed to load module "nvidia" (Unknown Module Type, 6) No drivers available

Juntando com a outra mensagem que colei acima (Error: unable to load nvidia kernel driver! Be sure to have installed) dá pra suspeitar fortemente de um problema no driver né hehehe.

Alguém tem alguma idéia do que mais eu poderia fazer?  Sou leigo, mas esforçado =p
Já baixei o nvidia-glx pelo synaptic, já mandei reinstalar o mesmo, e nada.
Tentei baixar manualmente no site da nvidia seguindo um guia que achei, e tamém não deu.
Usei o automatix e falhou também...

Não sei mais o que fazer  :-\ ??? >:(

leandrovargas

Clarion, comigo aconteceram os mesmos erros, menos de não entrar no X, e foi instalando via Automatix que consegui instalar o driver...Minha placa é exatamente igual a sua...tente remover os drivers instalados e tente instalar via o automatix de novo...

Vlw

Clarion

ginho

Adicione a seguinte linha no seu /etc/apt/sources.list

deb http://nvidia.limitless.lupine.me.uk/ubuntu edgy stable

Abra o terminal e digite:

sudo ls

após isto digite cuidando para ficar tudo numa única linha

sudo echo && wget http://nvidia.limitless.lupine.me.uk/ubuntu/root@lupine.me.uk.gpg -O- | sudo apt-key add -

se der OK, então digite:

sudo apt-get update
e ai digite:
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) nvidia-glx

antes de reiniciar o computador, digite:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf-bkp
e ai digite:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
procure por esta sessão:

Section "Device"
        Identifier      [...]
        Driver          "nvidia"           # Edite somente esta linha
        BusID           [...]
EndSection

ai por esta:

Section "Screen"
     [...sua configuração...]
     Option "AddARGBGLXVisuals" "True"    # Edite somente esta linha.
EndSection

Salve e feche o arquivo.

Cuidado com o copiar / colar, as aspas duplas devem ser deletadas e reinseridas pelo seu teclado.
Reinicie seu computador, se tudo correu bem você deverá ver o logo da NVIDIA antes da tela de login.
Se não der certo,  na tela preta que vai aparecer digite:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf-bkp /etc/X11/xorg.conf
e volte a reiniciar o computador.

Fonte:
http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Edgy_with_nVidia#Submethod_2_.28xorg.conf.29

Clarion

Também não funcionou....

Curiosamente, testei com o Kurumin 7 RC4 e a instalação do nvidia também não funcionou. Testei com o Kalango 3.2, que já vem com o driver nvidia pré-instalado, e fiquei na tela preta também.

Não suspeitei ainda de problema de hardware porque no Windows XP que mantenho em dual boot o video tem funcionado corretamente, inclusive em jogos 3D. De toda forma, alguém me sugere algo que eu possa fazer para investigar um  eventual problema na placa?

(::edit:: lembrando agora, já aconteceu vez ou outra de o sistema "congelar" sem nenhuma mensagem de erro, simplesmente ficar a tela congelada. Também aconteceu de ligar o power e não acontecer nada, apenas acender a luz do HD. Não são coisas frequentes, mas aconteceram.)

leandrovargas

Clarion, estou suspeitando que o problema não seja da instalação dos drivers, mas sim do seu hardware...Mas como você disse que no Windows você usa a aceleração 3D numa boa, aí...Mas no Linux é outra coisa...Quando se tem um hardware com problemas, o sistema trava e tudo mais...E vi que isso acontece quando você instala (Habilita) a aceleração 3D da sua placa..E como você disse que seu PC andou travando durante a inicialização, ficando com a tela preta e tudo, pode ser hardware com problemas...Passe o memtest+(Precisa deixar ele ficar rodando por umas 10 horas) , para ver se sua RAM esta OK, pois tambem tive um problema de travamente e inicialização sem vídeo, descobri que era minha RAM...Tente isso...E tente rodar o Ubuntu sem a aceleração 3D da placa, só para você não ficar sem usar...

Vlw