trabalhando com partições depois de instalar o Ubuntu

Iniciado por mdea, 30 de Janeiro de 2007, 02:20

tópico anterior - próximo tópico

mdea

Bom, antes quero dizer que está é a segunda instação do Ubuntu, pois tive que reinstalar por abusar da liberdade oferecida pelo mesmo, isso depois de ter me frustado para particionar(antes da instalação), para me conectar na net e para instalar alguns programas, mas desafios resolvidos quero um pouco mais;
As minhas partições estão assim:
hda1 - ntfs - 16.95GB  - Windows XP
hda2 - reiserfs - 9.12GB - Ubuntu
hda3 - linux-swap - 258MB - Ainda não sei pra que serve, mas chego la >>>
hda4 - ntfs - 11.95GB - é este o meu problema

Quero usar esta partição hda4 para ler e escrever arquivos(Linux e Windows)<uma espécie de area de trabalho compartilhada>não sei se isso é possivel.
Consigo acessar hda1 somente para r-x mas não consigo nem mesmo acessar hda4 para leitura e execução;
Acesso a pasta computador e só tenho acesso ao disquete, cd-rom, sistemas de arquivos e hda1, eu tinha acesso a hda4,mas tive alguns problemas e acabei desmontando o volume e agora naõ sei como montar um volume para poder almenos acessar este para leitura(não sei se estou dizendo besteira). Não gostaria de reinstalar o Ubuntun novamente pois ja baixei alguns softwares e atualizei mais da metade do sistema(uso net discada).

Obs. Consigo com gparted, excluir esta partição e montar outra ou formatar para um outro tipo de sistema de arquivo - ja fiz isso - não sei se fiz bem ou mau. mas não consigo acessar esta partição, a no windows ela esta como Disco(F) e uso normalmente. Epero obter ajuda - valeu.

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

gk2

Não sei se eu entendi bem, mas tenta isso:
sudo apt-get install ntfs-3g
mkdir /mnt/ntfs_f
e pra montar: ntfs-3g /dev/hda4 /mnt/ntfs_f
todos os arquivos do hda4 vão estar na pasta /mnt/ntfs_f, para leitura e escrita!
abraço

mdea

valeu gk2 - eu ja tinha baixado o ntfs-3g mas não tinha conseguido usar , mas valeu mesmo ... abraços!!!
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

gk2

nada.. não esqueça de por "sudo" nos comandos que precisarem de autorização de root, as vezes esqueço  ;D
t+