Computadores Dell e Linux

Iniciado por RC2006, 09 de Novembro de 2005, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

RC2006

Sempre vejo anuncio de computadores Dell e estou com vontade de comprar um quando for trocar o meu.
Mas pretendo  instalar o linux nele. A minha pergunta é a seguinte:
Esses computadores são faceis de instalar o linux? Alguem tem um computador desta marca? Esta satisfeito? O modem que vem é compativel? E o Ubuntu, reconhece todo hardware?
Qualquer informação sobre o assunto é benvinda.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

galactus

Andei dando uma olhada no site da Dell do Brasil e na Dell dos EUA. A política da empresa, em relação ao Linux, aqui no Brasil e nos EUA é como da água para o vinho.

Na página Brasileira, que diz que pode mandar um PC Dell com o FreeDos, sai com uma pérola como essa:

A Dell não fornece garantia nem suporte técnico para FreeDOS™ nem qualquer outro sistema operacional ou aplicativo que não tenha sido instalado pela própria Dell nos computadores n Series. A Dell não garante a compatibilidade entre qualquer sistema operacional e os sistemas n Series.

Já na página Americana você pode perceber a diferença de tratamento em relação ao Linux:

http://www1.us.dell.com/content/topics/global.aspx/alliances/en/linux?c=us&cs=555&l=en&s=biz

http://www1.us.dell.com/content/products/compare.aspx/precn_n?c=us&cs=04&l=en&s=bsd

http://www1.us.dell.com/content/topics/global.aspx/alliances/en/novell_sles?c=us&cs=555&l=en&s=biz

http://www1.us.dell.com/content/topics/global.aspx/alliances/en/red_hat?c=us&cs=555&l=en&s=biz

Como você vai ver, o Red Hat e o SUSE Linux para servidores Dell, possuem suporte oficial da Empresa.

Eu acredito que não haverá maiores problemas. Liguei lá na Dell (também estou interessado num micro deles), amolei a moça do 0800 e consegui que ela me fala-se qual placa e o Chipset do DELL Dimension 3000n. É uma placa Intel com Chipset 865GV.  :)

Abraços.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

malakl

acho q nao tera nenhum problema, tenho o linux instalado em minha maquina e tbm em meu notebook hp, amigos meus jah instalaram tbm outras versoes em alguns IBMs e tbm em alguns Hp. Atualmente o linux tem um bom suporte para hardware :)

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill

RC2006

Galactus, obrigado. Sua resposta foi bem detalhada . Acho uma conduta válida para todos nós que usamos Linux é , antes de comprar qualquer hardware para computador ou mesmo um micro por inteiro, verificar sua compatibilidade com o nosso sistema operacional. Desta forma estamos valorizando aqueles que prestigiam o soft livre, bem como, alertando os vendedores da nossa preferencia.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

RC2006

Citação de: "malakl"acho q nao tera nenhum problema, tenho o linux instalado em minha maquina e tbm em meu notebook hp, amigos meus jah instalaram tbm outras versoes em alguns IBMs e tbm em alguns Hp. Atualmente o linux tem um bom suporte para hardware :)
Obrigado também pela informação.

dealer

É mais se vai ver, pra Windows o suporte deles é uma maravilha hehhe (Brasil). Acho isso totalmente errado,  eles deveriam botar algumas poucas pessoas do suporte pra fazer esse serviço, com relação ao GNU/Linux. Mais pelo menos a americana dá um suporte legal.. A HP.. o hardware deles é ótimo, assim como a compatibilidade, o All-in-One daqui de casa deu um certo trampo mais funcionou, no Slackware e no Ubuntu Brezzy, agora a parte de notebooks deles é soda, cobram 1000 dólares num notebook, onde se vai ver, uma facada de licença do Windows XP Professional que vai instalado, e usuário de GNU/Linux, onde que fica? Se eu comprar um notebook da HP (acho eles muito soda), nem vou chegar a bootar o Windows XP dele... Nesse caso deveria haver um desconto, já que não vou querer aquele sistema que vem instalado.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Jesus

Comprei um Dell E520 pra minha mulher. Já acostumada a não se incomodar com vírus e o maldito firewall perguntando a toda hora se deixa o programa x, y, z acessar a internet (gosto de ver esses firewalls que transferem toda a responsabilidade do tráfego para o usuário comum...), pediu-me para instalar o Ubuntu no computador dela. Enquanto baixo o kubuntu 6.06, tentei rodar o xubuntu e o live do 5.10 - o primeiro não configura o x e o segundo começa a rodar o instalador (do cdrom) mas não consegue localizar o drive do cdrom. Tentei rodar um kurumim 4 mas ele não acha o arquivo Knoppix e lista na busca todos os dispositivos possíveis de cdrom em /dev/...

Alguém já instalou Ubuntu num Dell Dimension E520?

Transferi questão para http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15533.0

adm-roan

Eu respondi lá, mas respondo aqui também!

Os computadores Dell, funcionam com Linux sim, pode não ser todas as distros, mas a família Ubuntu, com certeza, funciona! Eu uso Kubuntu, tenho o Ubuntu e tals! Funciona que é uma beleza!

Já o Mandriva 2006, Dream Linux e outros, mais antigos, são rejeitados pela máquina. Mas a outra aqui do lado, não é diferente... Plataforma 64 bits! Mas o outro já roda o Mandriva, SuSE, Dream Linux, Slackware...

Mas de todas as distros, acho que o Slackware impera, por ser totalmente versatil, mas o Ubuntu, empata! O Mandriva é bom sim, mas é meio limitado, pelo menos a versão caseira... Dream Linux, só tem um visual diferente, mas não é funcional. Kurumin, é bom p/ iniciantes, mas logo, vc sente necessidade e mudar dele! ^^

Se vc não quer perder tempo, testando mil distros no seu PC Dell, instale o Ubuntu e seja feliz! Nota: Ele reconheçe a rede com Windows, sem problemas!

Jesus

O pc é para a minha mulher. Eu ja usei kurumim e gosto muito dele. Minha mulher também se acostumou com o kurumim. Mas, já faz muito tempo que só usamos o Ubuntu (que aqui ainda é a 5.10 - porque fiz uma instalação improvisada e como quero reformatar todos os meus discos, particionando decentemente, foi ficando, porque ainda não tive tempo de lidar com bkp e fazer isto...). Vou tentar baixar o Ubuntu 6.10... Grato.

Este tópico é antigo e foi "ressucitado". Foi aberto um novo tópico em
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15533.0