Problemas com o modo texto [Resolvido]

Iniciado por Diepartus, 18 de Janeiro de 2007, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

Diepartus

Estou usando o Edgy e quando tento entrar no modo texto (ctrl+alt+f1 - f6) a tela fica preta e não aparece nada, mas é possível voltar ao modo gráfico com o ctrl+alt+f7. Se eu parar o modo gráfico também com:
# /etc/init.d/gdm stop
ele fica com a tela preta também.
Alguém sabe o que pode ser isso?  :-\
:)

arlei

Como assim não aparece nada, ou seja, não aparece algo tipo "Login as:" para que vc possa se logar no shell?

T+
Arlei

Lamego

Podes tentar utilização a opção vga=modo na configuração do kernel, provávelmente o grub está a arrancar num modo que nao é suportado nesse monitor/lcd ...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Diepartus

Não aparece nada, nem prompt, a tela fica preta. Então fiz o seguinte teste, eu baixei o Edgy Alternate e reinstalei em minha máquina, pois estava dando alguns problemas com o DVD como coloquei neste tópico. A primeira coisa que testei foi o modo texto com o ctrl+alt+f1-f6 e funcionou normalmente, mas  quando eu instalei o driver da nvídia 1.0-9746 o modo texto não funcionou mais, quando eu dou o ctrl+alt+f1 a tela fica preta, não aparece o prompt. Enfim, relacionei o problema ao driver da nvídia. Alguém teve esse problema? seria a versão do Driver?

Lamego

Eu já tive esse problema com um driver não me lembro se da ATI ou NVidia, na altura não resolvi porque raramente utilizava a consola...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Akuhn

Eu tive uns problemas assim também, mas a tela ficava embaralhada.
Tem que testar outros modos de vídeo no console, talvez o framebuffer e a sua placa não sejam muito compatíveis.
Qual o modelo da sua placa?

Veja este post sobre como configurar os modos de video no console:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14491.msg77343#msg77343

Espero que ajude, [ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Diepartus

Deu Certo!!!  :D

Olhei o post que o Akuhn indicou e configurei o modo de vídeo no arquivo /boot/grub/menu.lst

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

aonde estava:

## ## End Default Options ##

title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-386
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-386 root=/dev/sda1 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-386
quiet
savedefault
boot

coloquei

title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-386
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-386 root=/dev/sda1 ro quiet splash vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-386
quiet
savedefault
boot

E deu certo...   :D

Agradeço à todos.
[]'s

Diepartus

Bom...
Vou deixar uma dica:
Para quem não tem medo de texto, e quer ativá-lo no carregamento do sistema na hora do boot como tinha no Ubuntu Dapper é só retirar a palavra "quiet" no mesmo arquivo que eu editei acima, na linha kernel:

Citação de: Diepartus online 19 de Janeiro de 2007, 21:55

title      Ubuntu, kernel 2.6.17-10-386
root      (hd0,0)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.17-10-386 root=/dev/sda1 ro quiet splash vga=791
initrd      /boot/initrd.img-2.6.17-10-386
quiet
savedefault
boot

Ah... não se preocupe com a palavra "ok", pois ele não aparece em todas as partes do carregamento, pelo menos aqui no meu não apareceu.