DNS na placa de rede - Preciso reconfigurar a cada inicialização

Iniciado por Floyd, 15 de Janeiro de 2007, 21:19

tópico anterior - próximo tópico

Floyd

Olá pessoal.

Utilizo Ubuntu 6.06 e acesso internet via NAT através de um modem ADSL configurado como roteador.
Acontece que para acessar a internet eu preciso configurar o endereço do servidor DNS (que é o endereço IP do modem ADSL que compartilha a internet na rede) na minha interface de rede toda vez que inicio o sistema.
Teria como essa configuração ficar fixada? Existe algum arquivo de configuração que guardasse essa informação de forma que eu não precise configurar cada vez que ligo o computador?

Obrigado.

Sentir-se bem é o que basta.

arlei

Amigo,

edite o arquivo /etc/resolv.conf incluindo o seu servidor de DNS, no caso seu roteador da forma abaixo exemplificada.

nameserver 192.168.1.1

substituindo o IP acima pelo do seu roteador. Vc pode tbem incluir neste arquivo outros DNS server adicionando cada um em uma nova linha respeitando a sintaxe do exemplo.

T+
Arlei

ogreoggy

Olá Arlei,

Eu estou com o mesmo problema, toda vez que reinicio a maquina o numero do DNS volta ao default, então fiz o que você sugeriu e digitei:

sudo gedit /etc/resolv.conf

no arquivo coloquei
domain x
nameserver 192.168.1.1
nameserver 201.10.120.2

dai salvo, mas quando reinicio a maquina, estão lá denovo os numeros antigos, como pode, mesmo depois de salvar o arquivo?
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

AlexBR

O seu micro deve estar configurado como um cliente DHCP. Daí.. Toda vez que o sistema inicia, ele pega um DNS novo com o servidor DHCP e atualiza o arquivo resolv.conf.

ogreoggy

Olá Alex.

Sou novo neste mundo ubuntu, sou usário de MAC OS X, e vivo em modo gráfico, mas quero expandir meus horizontes...

To querendo instalar um servidor http, e ftp aqui em casa pra ir testando, e aprendendo

depois de sua dica, fui olhar a configuração do modem (um usrobotics) e esse dns que muda sempre, está lá. Como faz 4 anos que ele foi configurado, pelo pessoal do meu provedor daquela época, nem me liguei nisso.

pra complicar mais ainda, troquei a instalação, antes eu tinha o ubuntu desktop 6.06, agora coloquei o ubuntu server 6.10

um novo desafio. :D

aproveitando, o topico, você sabe como descupro o ip da maquina pelo terminal?

obrigado.
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

AlexBR

Para descobrir o IP...

ifconfig eth0

Para configurar servidor WWW...

apt-get install apache2

Os arquivos devem ficar em /var/www

Para servidor ftp...

Esse é mais complicado. Existem vários servidores ftp. Eu gosto mais do vsftp (vsftpd.beasts.org/).

Bem-vindo ao mundo Linux. ;)