Ubuntu trava toda hora, o q fazer?

Iniciado por mahalanobis, 12 de Janeiro de 2007, 19:53

tópico anterior - próximo tópico

mahalanobis

Bom dia a todos! Estou aqui para ver se consigo uma solucao para o meu problema. Pesquisei bastante, porem ainda nao consegui fazer o ubuntu funcionar.  :'( Primeiramente irei comecar por onde percebi o problema que foi utilizando o firefox. Ele trava constantemente, na maioria das vezes em sites pesados, porem as vezes em sites normais também. Depois percebi que mesmo em aplicativos de ajuda, aMSN e no Synaptic ele trava do nd, para voltar ao normal so reiniciando o PC... Ele trava mais qndo faco movimentos bruscos com o mouse na tela ou exijo um processamento maior (nem posso pensar em utilizar mtos programas ao msm tempo). Esse problema ocorreu no Ubuntu 6.06 LTS, Ubuntu 6.10 e no LiveCD também. A configuracao do PC eh Atlhon XP 2000+, 384mb RAM, 2 HDs, Swap de 400 mb, particao linux de 20 gb, gravador de cd e geforce 2 MX. A unica coisa q fiz ate agora foi instalar uma versao  do flash e do java mais novos e com essas modificacoes algumas paginas deixaram de travar todo o sistema. Agradeço a atenção.

[]s a todos!

k7br

Salve ! :)
Bem... vamos as opções :
Executar o Memtest, pelo menos tres ou quatro horas  :(
Verificar no Monitor de Sistemas , os processos que está matando de trabalhar o seu processador
Verificar se não tem nenhum over clock de fábrica  :(
Infelizmente por enquanto, só isso me veio a cabeça ( desculpe-me, estou com muito sono ! ) qualquer coisa estamos ai  :)

Boa sorte ! :)

rodox12

toda vez que travar aperte ctrl+alt+f1...se abrir uma secao pedindo seu usuario o problema pode estar no seu video...se for este o problema mesmo digite
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Temos que fixar o bug #1.

mahalanobis

Ola... segui as sugestoes de vcs. Primeiro executei o Memtest, so q ele ficou rodando 9 horas e meia e cumpriu 23 passos completos sem erros, dai eu cancelei pq parecia interminavel ja... ??? depois tentei executar as teclas de atalho sugeridas porem o teclado trava também, so o mouse fica solto, porem nao obtem resposta do sistema. Depois eu monitorei processamento e memoria ram, e nenhum processo nem o processamento ficou mto alto ate o momento do travamento... ja nao sei mais o q fazer, aceito sugestoes para botar esse SO pra rodar...

Agradeco a todos!

Editado: Acredito que a instabilidade pode estar sendo causada devido a algum problema relacionado a parte gráfica, pois percebo que o travamento eh instantaneo quando abro a janela de alteracao de screensaver. Procurei alguma dica nos Logs do sistema mas nd aparece, pq acho q nao da tempo do sistema escrever la...

k7br

Citação de: mahalanobis online 14 de Janeiro de 2007, 00:16
Editado: Acredito que a instabilidade pode estar sendo causada devido a algum problema relacionado a parte gráfica, pois percebo que o travamento eh instantaneo quando abro a janela de alteracao de screensaver. Procurei alguma dica nos Logs do sistema mas nd aparece, pq acho q nao da tempo do sistema escrever la...
Se for video , voce pode tentar instalar o driver da nvidia :
Procurar no Synaptic  por nvidia-glx-legacy  ou...
sudo aptitude install nvidia-glx-legacy
depois quando acabar a instalação...
sudo nvidia-glx-config enable
Boa sorte ! :)

Edit : voce teve sorte mesmo ! :D porque eu vi em outro topico , que com esse comando sudo nvidia-glx-config enable  não ativou o driver , então vai o outro modo de ativar :
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Dentro do arquivo, perto do início comente (ou apague) as linhas Load "GLcore" e Load "dri" e verifique se a linha "Load "glx" está descomentada.

As opções "GLcore" e "dri" ativam o sistema de suporte a gráficos 3D incluído no X. Precisamos desabilitar ambas as linhas justamente para desabilitar este recurso e utilizar diretamente os recursos do driver.

Mais abaixo, procure pela linha que começa com "Driver", ela pode estar como Driver "nv", Driver "fbdev" ou Driver "vesa" de acordo com a sua configuração. Geralmente estará logo abaixo da linha "Section Device":

Section "Device"
Identifier "Card0"
Driver "nv"

Para ativar o driver da nVidia você deve alterar o valor para Driver "nvidia", indicando que o X deve usar o novo driver.
Fonte : http://www.guiadohardware.net/guias/07/index2.php

mahalanobis

Ola! Cara, aparentemente o travamento parou... vou continuar testando aqui, mas essa ultima dica realmente melhorou bastante!!! Vlw msm!!! Qualquer coisa volto a postar.

T+!

Lucas_Panurge

sudo apt-get install xubuntu-desktop

evite usar programas qt, isso se vc não estiver usando o kubuntu, caso contrário, esqueça o kde, ou se vc gostou mais do kde, usa o kurumin pq o kde é bem mais leve e customizável, se nao me engano, pode ter o mesmo desempenho de um slackware com o mesmo kde cortando alguns serviços
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

Piras

Eu tinha problemas semelhantes, que depois, percebi eram causados por minha placa ATI (também conhecida como Ai de TI!). Os travamentos só ocorriam no Ubuntu e só deixavam de acontecer quando eu reduzia a resolução de cores de 24 para 16 bits.