Emacs com dicionário em português

Iniciado por pasousa, 11 de Janeiro de 2007, 22:19

tópico anterior - próximo tópico

pasousa

Viva pessoal,

Embora programe em Emacs, tenho pouca experiência no que toca à produção de textos em português, utilizando o modo flyspell do emacs.
Tenho de escrever um pequeno relatório em Latex. Para tal pretendo utilizar o AucTex - que já cheguei a utilizar - com correcção automática do texto.

O meu problema está na definição do dicionário. O emacs poderá utilizar como dicionário o aspell se tivermos a sequinte linha de código

(setq-default ispell-program-name "aspell")

No entanto quando peço para alterar o dicionário, com o comando ispell-change-dictionary, obtenho as seguintes opções

Possible completions are:
american british
canadian default
english

No entanto, tendo aspell-pt instalado,  deveria ter a opção de português.

Como posso colocar a opção de dicionário em português no emacs?

Vandrei

Já tentou utilizar a versão default, já que o sistema está em português?

pasousa

Em primeiro lugar obrigado pela resposta rápida.

No entanto o sistema não está em Português! Apenas coloquei o teclado e a localização para português.

tfmoraes

Vandrei

já tentou baixar os pacotes de internacionalização do Brasil, quem sabe depois a entrada para o português do Brasil entre na lista do ispell.

pasousa

Viva,

Desculpem a demora a responder ao tópico, mas queria exprimentar em dois computadores (um com o drapper instalado e outro com o edgy)

Sobre a instalação dos dicionário, vocês têm razão. Para aparecer a opção desejada tem de se instalar os dicionários do ispell, o que acho estranho, pois estou realmente a utilizar o aspell para proceder à correção.

Quanto aos sistemas, no computador em que tenho o edgy, não existe nenhum problema a corrigir as palavras, mas utilizando o computador em que tenho o drapper instalado, tenho erros:

The file "/usr/lib/aspell/portugues" can not be open for reading.

Parece assim que estamos em frente de um bug da versão drapper que aparece corrigida na nova versão. Por isso não faz mal, pois apenas teremos de proceder ao upgrade do sistema para que tenhamos o pretendido.

Desde já agradeço a disponibilidade de todos.