Autor Tópico: Desactivar serviços de no arranque mas são inuteis! [resolvido]  (Lida 3812 vezes)

Offline Tommy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Desactivar serviços de no arranque mas são inuteis! [resolvido]
« Online: 06 de Janeiro de 2007, 02:26 »
Boas pessoal,

gostaria de saber como desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!

è que o sistema carrega-os mas eu nem os sequer uso, e so me ocupa memoria e recursos do sistema!


« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 08:39 por Tommy »
Sistema Operativo:

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2007, 06:40 »
Tem o BUM (BootUp-Manager) no Synaptic. Mas cuidado! Eu desativei algumas coisas aki e meu pc não "desligava" mais (já consertei isso). Tenha bastante atenção no que desabilita, para não comprometer seu sistema.

arlei

  • Visitante
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2007, 09:29 »
Se vc prefere em modo texto tem o rcconf que é um dialog shell-script e pode ser baixado pelo APT/Synaptic dos repositórios oficiais do Ubuntu.
Agora, como muito bem disse o membro Kamei Hyoga, muito cuidado com que serviço ira desabilitar e habilitar.

T+
Arlei

Offline Tommy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2007, 11:18 »
Oi pessoal obrigado desde já...

Entao arlei como vai isso, a muito que não ouvia falar de vc...

Bem a questao que queria saber era se ele desabilita os servicos so no momento ou se tem a possibilidade de no proximo restart ele deixar desligados na mesma!?

obrigado desde já

Tommy
Sistema Operativo:

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2007, 11:43 »
Nos bons tempos do Webmim se podia fazer isto com ele, infelizmente alguém na Canonical achou que não deveria mais continuar dando suporte a ele na distribuição. No meu caso continuei usando o Webmin.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2007, 09:57 por Intruder_A6 »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2007, 06:53 »
(...)Bem a questao que queria saber era se ele desabilita os servicos so no momento ou se tem a possibilidade de no proximo restart ele deixar desligados na mesma!?(...)

No BUM vc escolhe se quer que as alterações aconteçam imediatamente ou no próximo boot.

arlei

  • Visitante
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2007, 09:47 »
Oi pessoal obrigado desde já...

Entao arlei como vai isso, a muito que não ouvia falar de vc...

Bem a questao que queria saber era se ele desabilita os servicos so no momento ou se tem a possibilidade de no proximo restart ele deixar desligados na mesma!?

obrigado desde já

Tommy

Dae Tommy blz, eu to quase sempre por aqui amigão. Mais sobre sua dúvida é o seguinte.

Com o rcconf vc desabilita/habilita os serviços para o próximo boot, ou seja, neste teu boot o serviço ainda ira ficar rodando. Esse rcconf edita diretamente os links que startam e "matam" (kill) os serviços conforme teu runlevel. Portanto isso que vc quer pode ser facilmente feito via linha de comando editando o nome desses links simbólicos nos diretórios /etc/rcX.d. Para maiores detalhes aconselho ler o Guia Foca Linux.

T+
Arlei

Offline Vandrei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2007, 03:57 »
Neste caso do ubuntu, vamos supor que ele inicie um servico em runlevel de terminal e gráfico, eu teria que desabilitar os dois ou somente um dos runlevels?

Offline Tommy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2007, 17:35 »


Arlei tudo com voce?

Me desculpa mas a solução que voce me deu não funciona pois o gnopernicus entra depois do gdm ou seja nao o posso evitar desse modo que ele arranque...

obrigado na mesma arlei!

abraço a todos!
Sistema Operativo:

arlei

  • Visitante
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2007, 18:13 »
Tommy,

da forma como colocou seu tópico nos fez entender que era isso que vc necessitava. Mais então tenta desabilitar este programa pela opção do menu Sistema > Preferências > Seções > Programas Iniciais.

T+
Arlei


Offline Tommy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:49 »

Pois mas isso já eu fiz e nada... sempre k arranco o sistema ele arranca tambem, mesmo nao estando no "sessões"


mais soluções...

brigado

Tommy
Sistema Operativo:

Offline telmotr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Abaixo a pirataria -- Use software livre
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2007, 01:47 »
Se eu entendi bem (e acho que nao pois já é 1 da manha e do dormindo em cima do teclado rsrsrsrs) voce quer desativar um programa desses que rodam depois do gdm, ou seja só iniciam junto com a sessão.
Bom se for, até onde eu sei os programas inicializados na inicializaçao (que coisa horrivel que eu escrevi) são chamados dentro do diretório
/home/<nomedousuario>/./config/autostart/

se for isso mesmo fica fácil:

~$ cd .config/autostart
$ ls -la
$ rm <nomedoprogramaaremover>


espero ter ajudado.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 01:51 por telmotr »

Offline Tommy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: Desactivar serviços que partem no arranque mas são inuteis!
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2007, 08:38 »
Bom dia,

Obrigado desde já pela ajuda mas essa maneira que voce me indicou é a mesma que ir ao Sistema >> Preferencias >> Sessões

Mas eu já la tinha ido apaguei o gnopernicus e nada, ele continuou arrancar, uma atitude que não gostei pois mais parece atitude de windows que não obedece ao user...

Mas enfim resolvido entrei em console como # e apaguei na mão tudo o que tinha gnopernicus como nome, agora já não arranca mais ate porque já não existe! hehehe

obrigado a todos na mesma pela preciosa ajuda.

Abraço
Tommy
Sistema Operativo: