A hipocrisia na comunidade do software livre

Iniciado por gabriel0085, 04 de Janeiro de 2007, 15:45

tópico anterior - próximo tópico

gabriel0085

Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que não sou desenvolvedor de softwares, e não conheço rasoavelmente a comunidade de software livre. Então, justamente por esses motivos, gostaria de levantar essa discussão, e - como novato nesse ambiente de tantos programadores e profissionais de  TI - entender um pouco dessa realidade.

A questão é a seguinte:

Lendo alguns artigos no viaolinux, me deparei com depoimentos de vários programadores que achavam uma utopia lucrar com software livre sem estar ligado a uma grande empresa. E, o que mais me surpreendeu, foi ver esses mesmos programadores, que dizem usar software livre mas desenvolver proprietário, achicalhando empresas como microsoft e apple, justamente por direcionarem seus trabalhos no caminho do lucro e tirarem a liberdade do  usuário, ou mesmo não permitir um aprimoramento maior que seus softwares teriam se o código fosse aberto.

Resumindo: Desenvolver software proprietário, e defender arduamente a plataforma livre é hipocrisia?       

celsofaf

Não sou uma pessoa adequada para comentar sobre isto, mas eu não acho que seja hipocrisia. Mal comparando, seria mais ou menos o caso do típico cara que torce pelo Palmeiras mas, em dia de jogo do arqui-rival Corinthians (não contra o Palmeiras!), vai perto do estádio e monta sua barraca cheia de camisetas, bandeiras e outras coisas do Corinthians para vender. É o ganha-pão do sujeito, oras.

(sim, a comparação é muito ruim)