Autor Tópico: Sistema trava inesperadamente  (Lida 4139 vezes)

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Sistema trava inesperadamente
« Online: 03 de Janeiro de 2007, 10:37 »
Olá galera, esta é minha primeira mensagem...

Tenho tentado rodar o Ubuntu (aconteceu o mesmo com o Kurumin, BigLinux, Kubuntu, etc) no micro do meu irmão há algum tempo sem sucesso.

A TELA SIMSPLESMENTE FICA TODA BORRADA E NADA MAIS RESPONDE (NUMlOCK, BOTÃO DE DESLIGAR, CTRL+ALT+F1, ETC)

Com o LiveCd não instala por causa deste problema, só consegui instalar com o Altenate Install... mas depois de instalado o problema persiste...

O sistema roda durante algum tempo (totalmente aleatório....) com tudo funcionando (internet, som, rede, etc) e depois a tela fica borrada...

Já testei com diversos monitores...

O micro é um Semprom 2800 com uma placa Mãe K8V-MX (o video é uma UniCrhome Pro IGP)

Por favor, alguém me ajuda....ja procurei muito aqui e em forums gringos e não achei nada parecido...

Daniel

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2007, 11:44 »
Mas tipo, o sistema trava totalmente quando cv aperta as teclas mencionadas, sem aparecer nenhuma mensagem de erro ou coisa do tipo?
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2007, 12:38 »
ele trava sem mexer em nada.........se eu inicializar ele e deixar parado sem fazer nada... uma hora trava... as vezes demora 1 minuto.......2 minutos.... as vezes jah inicializa travado........ muito estranho...


ginho

  • Visitante
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2007, 12:47 »
Vá em Sistema -> Proteção de Tela
Desmarque as duas caixas na parte inferior, talvez seja besteira, mas eu acho que vale a pena tentar.
Foi um palpite, não me crucifique, é só um palpite.

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2007, 14:08 »
não funcionou... valew

Offline Marcos Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2007, 19:18 »
Este tipo de processador exige uma refrigeração adequada. Sugiro, caso tenha a possibilidade, abrir o gabinete e acrescentar pasta térmica entre o cooler e o processador. Outra dia interessante, por incrível que pareça, dê preferência a cooler com o dissipador na cor preta, devido a absorção maior de temperatura. Quando da abertura do gabinete, aproveite para passar uma borracha macia nos contatos das memórias, sem assoprar, usando pincel de cerdas macias para tirar o resto de borracha.

Atenciosamente,
Marcos Henrique

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:21 »
Este tipo de processador exige uma refrigeração adequada. Sugiro, caso tenha a possibilidade, abrir o gabinete e acrescentar pasta térmica entre o cooler e o processador. Outra dia interessante, por incrível que pareça, dê preferência a cooler com o dissipador na cor preta, devido a absorção maior de temperatura. Quando da abertura do gabinete, aproveite para passar uma borracha macia nos contatos das memórias, sem assoprar, usando pincel de cerdas macias para tirar o resto de borracha.

Atenciosamente,

Olá Marcos,

vou tentar... mas por que no windows roda sem travar?

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:57 »
Isto é verdade, caso o problema ocorre-se também com o windows esta poderia ser uma solução, mas como o mesmo não ocorre acredito que dificilmente seria hardware o problema... Com certeza o  problema é software.

Sem ser os travamentos, o sistema naum apresenta alguma mensagem de erro outro comportamento estranho ou diferente do esperado?

Por outro lado, vc só utilizou sistemas baseados no Debian, quem sabe utilizando um diferente ( Fedora, www.fedoraproject.org,por exemplo ) não resolva seu problema? Pode ser uma particularidade dos sistemas Debian/like (é claro que é só uma suposição, mas não adianta nada tentar, não é?) ... Faça um teste.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2007, 23:49 »
Isto é verdade, caso o problema ocorre-se também com o windows esta poderia ser uma solução, mas como o mesmo não ocorre acredito que dificilmente seria hardware o problema... Com certeza o  problema é software.

Sem ser os travamentos, o sistema naum apresenta alguma mensagem de erro outro comportamento estranho ou diferente do esperado?

Por outro lado, vc só utilizou sistemas baseados no Debian, quem sabe utilizando um diferente ( Fedora, www.fedoraproject.org,por exemplo ) não resolva seu problema? Pode ser uma particularidade dos sistemas Debian/like (é claro que é só uma suposição, mas não adianta nada tentar, não é?) ... Faça um teste.

parece tudo normal antes de travar... sai tudo funcionando sem qualquer configuração adicional...

depois eu baixo o fedora...

se alguém tiver mais alguma idéia...

valew galera

Offline Marcos Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2007, 02:38 »
Bem, não quero ser chato ou insistente, mas é que tive uns pequenos "probleminhas" com esse modelo de placa e de processador. Não quero aqui menosprezar de forma alguma seu equipamento, pelo contrário, uso notebook com o mesmo processador rodando Ubuntu 6.10 muito bem por sinal. Mas um fato interessante é que o próprio fabricante orientava para a realização do processo de atualização do firmware da placa-mãe. Realizei diversas vezes o referido procedimento e solucionei as panes. Não custa tentar, porém, CUIDADO, pois qualquer erro no referido processo, com por exemplo, queda de energia na hora ou firmware de versão errada podem lhe causar dores de cabeça ainda maiores.

Atenciosamente,
Marcos Henrique

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2007, 09:54 »
Bem, não quero ser chato ou insistente, mas é que tive uns pequenos "probleminhas" com esse modelo de placa e de processador. Não quero aqui menosprezar de forma alguma seu equipamento, pelo contrário, uso notebook com o mesmo processador rodando Ubuntu 6.10 muito bem por sinal. Mas um fato interessante é que o próprio fabricante orientava para a realização do processo de atualização do firmware da placa-mãe. Realizei diversas vezes o referido procedimento e solucionei as panes. Não custa tentar, porém, CUIDADO, pois qualquer erro no referido processo, com por exemplo, queda de energia na hora ou firmware de versão errada podem lhe causar dores de cabeça ainda maiores.

Atenciosamente,

Eu atualizei o driver da placa-mãe também...

aconteceu o mesmo problema com vc???

Obrigado pela ajuda

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2007, 10:59 »
Alguém tem mais alguma idéia?

Offline Andre Cavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2007, 11:59 »
Cara eu não tenho uma máquina como a tua. Aqui são IBM ThingCentre, mas acontece travamentos aleatórios por causa do sistema salvamento de energia e proteção de tela. Não tem jeito. Com o fedora e windows esse problema não acontece. Não sei se é o caso, mas desligue acpi=no no boot e veja se o erro permanece. Há, como o Ubuntu Egde (6.10) melhorou, mas ainda tenho problemas...

André Cavalcante
Manaus, AM.
--------------
André Cavalcante
Manaus, AM

Offline danielbs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2007, 15:02 »
Cara eu não tenho uma máquina como a tua. Aqui são IBM ThingCentre, mas acontece travamentos aleatórios por causa do sistema salvamento de energia e proteção de tela. Não tem jeito. Com o fedora e windows esse problema não acontece. Não sei se é o caso, mas desligue acpi=no no boot e veja se o erro permanece. Há, como o Ubuntu Egde (6.10) melhorou, mas ainda tenho problemas...

André Cavalcante
Manaus, AM.

Olá André,

acho que vou instalar o Fedora então...

Obrigado,

Daniel.

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Sistema trava inesperadamente
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2007, 16:44 »
Meu sistema tambem estava travando, passei o memtest+ e descobri que minha memória estava danificada..Passei uma borracha nos contatos e meus problemas acabaram...

Vlw
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.